quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Bolo de Amêndoas e Limão - sem glúten e sem lactose



Ando esquecida. Esqueço dos compromissos, esqueço das minhas tarefas, esqueço algumas datas e ando esquecendo de usar alguns ingredientes que estão em minha despensa e/ou geladeira!
Antes usava uma agenda no celular para me lembrar dos meus compromisso e afazeres...pois é, não funciona muito bem para mim. O alarme até toca e eu me lembro do que tenho que fazer, mas se não faço imediatamente, se não paro o que estou fazendo para atender o chamado do alarme, acabo esquecendo novamente e claro, não faço o que deveria. Então, em pleno 2015, eu voltei a anotar o que tenho que fazer, para quem tenho que ligar, onde tenho que ir e as datas comemorativas importantes em uma agenda de papel. Mas nem adianta me perguntar como funciona da forma antiga que eu não vou saber responder...simplesmente funciona assim e tenho até um certo prazer em ser meio "old fashioned" nesse sentido. Na verdade o que eu gosto mais é colocar um "check!" na frente das tarefas e sentir que estou sendo produtiva...vai me entender, né? Pois é, essa sou eu!

Bom, a volta da agenda de papel resolveu alguns dos meus problemas, mas o fato de jogar comida fora por ter esquecido de consumir o que está na geladeira e despensa, ainda me deixa muito irritada! Odeio jogar comida fora! Odeio comprar algo e simplesmente esquecer dele e depois ver que já passou do prazo de validade! Odeio! É falta de organização...nada mais do que isso! E isso me deixa bem contrariada! Ver que estou jogando um pacote de aveia fora por conta de negligência minha em relação ao estoque de alimentos em casa, me deixa definitivamente possessa! Quer pior? Fiz geléia de morango e ruibarbo dias atrás e acabei jogando um pote fora pois já não estava tão bom para consumo. Motivo? Deixei tão escondido na geladeira, que acabei não vendo (aqui vale a máxima de quem não é visto não é lembrado!) e então não comi minha geléia caseira. E não pára por aí não. Tinha tzatziki  na geladeira e infelizmente, o meu delicioso preparo grego teve o mesmo destino da minha geléia. Humpff! Humpff! Humpff!

Bom, mas como não adianta só pensar no problema, o melhor mesmo é pensar na solução, eu já tenho mais ou menos um plano do que fazer para tentar contornar esse problema. Inclusive já estou planejando uma solução mais automatizada...então enquanto isso, estou aqui fazendo meu inventário  de alimentos disponíveis na despensa e na geladeira em uma planilha excel , com sua respectiva data de vencimento, data de abertura do pacote e quantidade em estoque. Agora o lema aqui vai ser desperdício 0!



E o que esse bolo tem a ver com tudo isso? Bom, era para ser um bolo de aveia e laranja, mas como joguei a aveia fora, virou um bolo de amêndoas e limão. O que na verdade foi uma excelente troca, já que o bolo ficou delicioso, super macio, úmido e com um toque bem delicado de limão! Também não leva muito açúcar, o que é muito bom para época onde a dieta está te deixando de cabelo em pé. Enfim, super aprovado! A outra vantagem da receita é que não leva glúten nem lactose, então para aqueles que precisam ficar de olho na alimentação por conta de alergias, esse bolo é para vocês!

Então é isso mes chers lecteurs, espero que gostem da receita de hoje e que vocês estejam bem!

Beijos e até logo!
Stef



Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 25 minutos
Rendimento: Um bolo de aproximadamente 23cm de diâmetro

Ingredientes

4 ovos, gemas e claras separadas
8 colheres (sopa) de açúcar cristal
Raspas de 2 limões siciliano
150g de farinha de amêndoas
1 pitada de sal

Modo de preparo

  1. Pré aqueça o forno a 190ºC. Unte com óleo de coco (Se não tiver problema com a lactose, você pode usar manteiga) uma forma de mais ou menos 23cm de diâmetro. Forre o fundo com um disco de papel manteiga e unte o novamente o fundo. Reserve.
  2. Bata as gemas com metade do açúcar e as raspas de limão até obter um creme claro e fofo. Acrescente a farinha de amêndoas e bata novamente até incorporar.
  3. Em outra tigela, bata as claras em neve com o restante do açúcar. Misture 1/3 do merengue na mistura de gemas e amêndoas. Incorpore o restante do merengue, em movimentos envolventes, tomando cuidado para não deixar a massa perder muito ar. Como é um bolo que não leva fermento, são os ovos que vão agir para dar volume ao preparo.
  4. Transfira a massa para a assadeira untada e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 25 minutos, ou até que ao fazer o teste do palito, o mesmo saia seco. Não deixe assar demais.
  5. Retire do forno e deixe esfriar uns 10 minutos na forma. Desenforme e deixe esfriar em temperatura ambiente. 

Polvilhe açúcar de confeiteira em cima do bolo e sirva-o acompanhado do chá de sua preferência ou de uma bela xícara de café!

Bon appétit!




3 comentários :

  1. Çok nefis ve leziz görünüyor. Ellerinize sağlık. Hazırladığınız dilimi alıp gidiyorum.

    ResponderExcluir
  2. Ficou com uma textura fenomenal! Adoro a combinação de sabores :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
    -

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...