quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Chocolate Chip Crumb Cupcakes



Escrevo esse post, sentada a frente da janela da sala de jantar e pasmem, são 17:06h e ainda há claridade do lado de fora! Ah sim, isso é motivo para comemorar! Sei que o pior ficou para trás e as noites que antes começavam em torno de 15:30h, agora só dão o ar da graça depois das 17:00h. Lindo demais!

Muita gente me pergunta o que é o pior do inverno. E eu sempre dou a mesma resposta, a redução do dia e o prolongamento da noite. Não que a noite também não seja bem vinda, eu adoro a noite também, mas vamos combinar que ver o sol nascer as 08:00h e vê-lo se pôr perto das 15:30h, não é a melhor experiência que já vivi. Acordar e olhar para fora e ver que está escuro...é um belo motivo para querer dormir mais. Há poucos dias atrás, por exemplo, quando marcava 17:00h no relógio o Amore já estava me perguntando do jantar...ou seja, o relógio biológico entende que está escuro e que está na hora de comer. Realmente queria entender como isso funciona para os Canadenses. Dias curtos durante 4 a 5 meses...dias absurdamente longos durante outros 3 meses... é para deixar qualquer organismo meio maluco, não é mesmo?
Enfim, o fato é que sou uma menina do dia e sempre fui, gosto da luz e da idéia que o dia é suficiente para fazer tudo o que quero...a sorte é que a primavera se aproxima cada vez mais e claro, o verão...com seus dias longos...adoro! Não o calor, mas os dias intermináveis.

Bom, e aproveitando que o forno aqui anda a todo vapor, hoje foi dia de cupcakes. Há tempos não os preparava, e meus pacotes de chocolate na despensa pedindo socorro, era uma boa idéia juntar o útil ao agradável, não acham? E apesar da surpresa de ter olhado para fora e ainda ver um "que" de claridade, a melhor surpresa do dia foi provar esses pedacinhos de nuvens mesclados com a intensidade do chocolate e o crocante do crumb, um conjunto de sensações... Foi realmente um bom momento do dia!




By the way, aproveitando que estamos em época de olimpíadas de inverno e que o Canadá está com tudo, fomos dar apoio aos atletas locais no último fim de semana onde aconteceu a famosa corrida de canoa no rio que atravessa a província de Québec! Além do dia ter colaborado, com o sol brilhando e o céu azul, conseguimos um lugar super especial no meio da multidão e deu para tirar umas fotinhas legais...da jornada no rio quase congelado! Super diferente e super legal!



Espero que gostem!

Beijos para vocês!

Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 15 minutos
Rendimento: 12 Cupcakes grandes

Ingredientes do Crumb

1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar mascavo claro
1/4 xícara de manteiga sem sal gelada, cortada em cubinhos
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Ingredientes para o Cupcake

1 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de farinha para bolos
1 colher (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) de sal
3/4 xícara de mini gotas de chocolate meio amargo
1/2 xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
3/4 xícara de açúcar de confeiteiro
2 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/2 xícara de buttermilk

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 200 graus. Distribua as forminhas de cupcakes na forma. Reserve.

2. Prepare o crumb. Misture a farinha com o açúcar e acrescente os cubinhos de manteiga e a baunilha. Com a ponta dos dedos, incorpore a manteiga fazendo uma espécie de farinha mais úmida. Transfira para a geladeira.

3. Prepare os cupcakes. Misture as duas farinhas com o fermento, bicarbonato de sódio e o sal. Separe duas colheres de sopa desses ingredientes e misture 1/2 xícara das gotas de chocolate. 

4. Bata a manteiga com o açúcar na batedeira (com o acessório raquete) até obter um creme claro e fofo, aproximadamente 5 minutos. Acrescente os ovos, um a um, acrescentando o segundo apenas quando o primeiro estiver completamente incorporado. Acrescente a baunilha e desligue a batedeira. Intercale os ingredientes secos e o buttermilk na massa, começando pelos ingredientes secos e terminando por eles também. 

5. Distribua a massa nas forminhas de cupcake, cubra com o crumb que estava reservado na geladeira e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 15 minutos, ou até que ao fazer o teste do palito o mesmo saia seco. Retire do forno e ainda na forma, distribua o restante do chocolate, deixe descansar por mais ou menos 10 minutos e transfira por uma grade para esfriar completamente.

Delícia!

Um nadinha adaptado daqui.




7 comentários :

  1. Oiê!!!! Ai, Stef...estes bolinhos ficaram divinos! Até a Bebella pulou ao vê-los!!!!!! E a apresentação ficou MARA! Como é que faz este papelzinho? Corta quadrado? Beijão, amore!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por voltar a postar, sem duvidas é o meu blog favorito de receitas.

    ResponderExcluir
  3. Stef, sei bem o que esta coisa dos dias curtos no inverno. Bate 21 de dezembro e ficou feliz pois tudo comeca a se reverter. Adorei as fotos do evento, linda luminosidade. Me senti quase la sentadinha contigo tao boa ficaram as fotos. E ja os cupcakes, lindos. fofinhos... Adorei e vou anotar. Super beijinho e bom finde.x

    ResponderExcluir
  4. Oi, Stef!
    Que bolinhos lindos!!!!!!!
    Aonde você compra essas gotinhas de chocolate?????
    Obrigada, beijo!

    ResponderExcluir
  5. Vixe, agora que vi que você está no Canadá. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Tati! Pois é, estou no meu 6º mês de Canadá...mas acho que você encontra gotas de chocolate com facilidade. Se for em Brasília, sei que no Rei das Embalagens tem.

      Abraços!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...