segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Spaghetti Express



Palavra do dia: Otimização!

Otimizar tempo principalmente. Sim, sempre volto ao mesmo tema, mas é em dias que resolvo olhar a despensa e lembro que não tenho todo o tempo que gostaria, e que nem tudo aguarda o meu tempo...tudo tem o seu próprio  tempo, inclusive um pacote de massa com seu vencimento imediato...alguns enlatados...farinhas...grãos...uma temporada fora da cozinha tem esse resultado.

Bom, e como o tempo é curto e a fome também tem o seu tempo e não espera que a loucura do dia entre nos eixos, uma boa olhada na geladeira e na despensa deixa qualquer decisão complicada mais simples do que parece. Um restinho do pacote de spaghetti esquecido no fundo do armário passa a ser uma bela e oportuna forma de preparar o almoço em 15 minutos e assim conseguir fazer todas as outras 300 atividades do dia. Perfeito, não?

A combinação foi bem interessante....alcaparras fritas...limão...gengibre...pimenta...salsa fresca e um delicioso e aromático azeite de manjericão. Leve o suficiente para o calor e reconfortante o suficiente para um almoço em casa. E após? Correr para a segunda jornada...mas dessa vez com o tempo devidamente bem aproveitado.

Beijos e boa semana para vocês!



Tempo de preparo: 15 Minutos
Rendimento: 2 Porções

Ingredientes

200g de spaghetti (ou outra massa comprida de sua preferência)
1/4 xícara de azeite de manjericão (ou azeite de oliva extra virgem)
2 colheres (sopa) de alcaparras escorridas
1 pimenta dedo de moça em cubinhos (brunoise)
1 colher (sopa) de gengibre ralado
Raspas de 2 limões siciliano
Suco de 2 limões siciliano
1 punhado de salsinha picada
Queijo grana padano ralado a gosto
Sal marinho a gosto

Modo de preparo

1. Leve uma panela grande com 2 litros de água ao fogo e quando começar a levantar fervura, coloque sal a gosto e a massa. Deixe cozinhar de acordo com as especificações do fabricante ou até que fique al dente.

2. Enquanto a massa cozinha, aqueça o azeite em uma frigideira e quando estiver quente acrescente as alcaparras e deixe fritar levemente. Adicione a pimenta e o gengibre e deixe refogar por mais um minuto e desligue o fogo. 

3. Quando a massa estiver cozida, transfira para a frigideira e misture até que o azeite incorpore todo a massa. Corrija o sal e adicione o suco, as raspas de limão e a salsinha. Sirva imediatamente polvilhado com o grana padano.

Enjoy!

3 comentários :

  1. o tempo realmente é valioso, e se não nos dermos conta dele, ficamos pra trás.

    Lindo o seu spagueth, e com certeza muito gostoso também.

    Bjuuu e uma ótima semana pra você

    ResponderExcluir
  2. Esse queijo grana por acaso veio do sul? Espero que tu tenha curtinho nosso tour, será sempre bem vinda! Beijos, Ju

    ResponderExcluir
  3. Nossa Stef, esse prato tá com uma cara ótima, fiquei com vontade de provar!
    Bjooo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...