segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Mousse de Framboesa e Chocolate



Acordei na manhã de sábado com enxaqueca. As vezes ela vem sem avisar...me deixa chateada, frustada...cansada. Nesses dias não tem analgésico que funcione, não tem cházinho milagroso da mamãe e nem meditação que ajude. Então o que fazer? Fácil. Ir para a cozinha. Essa sim é minha meditação, minha terapia...meu remédio.

Então como sabia que precisava de tal "medicação", após o almoço corri para a cozinha e comecei a estudar para as provas de fim de semestre - entendam cozinhar. A receitinha então é parte de um dos preparos que fiz e que ficou tão boa que achei que merecia um post separado...afinal de contas só assim já é uma bela sobremesa, não é mesmo? 
O mousse de framboesa não foi feito exatamente como deveria. Como queria fazer o mínimo de barulho possível (e olha que já tive que ligar a batedeira), amassei as framboesas com um garfo ao invés de processar e peneirar. Bom, tudo tem uma consequência não é mesmo? Diria que nesse caso, minha idéia de mudar a receita, proporcionou esse aspecto mais "rústico", sabe? A boa notícia é que o sabor permaneceu o mesmo, ou seja, perfeito...como qualquer outra sobremesa de framboesas deve ser...

Quer outra boa notícia? A dor de cabeça foi embora e não voltou mais.

Beijos para vocês e boa semana!



Tempo de preparo: 30 Minutos
Rendimento: 8 Porções (Cada mousse rende 8 porções)

Ingredientes para o Mousse de Framboesas

3 claras de ovo
160g de açúcar refinado
50ml de água
250g de polpa de framboesas
20ml de suco de limão
3 1/2 colheres (chá) de gelatina em pó sem sabor
250g de creme de leite fresco

Ingredientes para o Mousse de Chocolate

200g de chocolate meio amargo
50g de manteiga sem sal
200g de creme de leite fresco
3 claras de ovo
100g de açúcar

Modo de preparo

1. Prepare o mousse de framboesas. Faça uma calda com o açúcar e a água em ponto de bala mole (118 graus). Quando a calda começar a ferver, comece a bater as claras em neve. Com a batedeira ligada, acrescente a calda nas claras e continue batendo até que atinja o ponto de merengue (Para ter uma idéia melhor, quando o preparo atingir a temperatura ambiente ele já estará pronto). Não bata muito para não ficar com a textura prejudicada. Esse preparo é se chama merengue italiano.

2. Hidrate a gelatina em 35ml de água fria. Deixe descansar por 5 minutos. Depois desse tempo, dissolva a gelatina no microondas e misture ao purê de framboesas. Adicione o suco de limão e misture. Deixe esfriar. Reserve.

3. Bata o creme de leite fresco a ponto médio (pouco antes de chegar ao ponto chantilly). Incorpore o purê de framboesas (que já estava misturado com a gelatina e com o suco de limão) ao merengue italiano. Depois disso, incorpore o creme de leite batido. Distribua nos recipientes desejados e leve ao refrigerados.

4. Para o mousse de chocolate você deve derreter o chocolate com a manteiga em banho-maria. Reserve até atingir a temperatura ambiente.

5. Misture as clara com o açúcar e leve ao banho-maria, batendo com um fouet, até que o açúcar dissolva completamente. Bata essa mistura na batedeira até que fique com a textura de um merengue (ou até que o preparo atinja a temperatura ambiente). Como o outro merengue, não deixe bater demasiadamente. Esse preparo é o merengue suíço.

6. Bata o creme de leite fresco a ponto médio (pouco antes de chegar ao ponto chantilly). Incorpore o chocolate derretido (que deve estar em temperatura ambiente) ao creme de leite batido. Depois que estiver homogêneo, incorpore ao merengue suíço. Distribua nos recipientes desejados e leve ao refrigerador.

Sirva ambos gelados.


11 comentários :

  1. hummm... uma mousse dessas cura qualquer dor de cabeça... a minha pelo menos, normalmente só tenho quando estou com fome...rsrsrs desculpa de gordo né? rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Essa carinha "rústica" deixou mais linda ainda esta mousse!

    Deve estar deliciosa!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Irresistível!

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. BEM AO MEU GOSTO, FRAMBOESA E CHOCOLATE NÃO DÁ MESMO PARA RESISTIR.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderExcluir
  5. Não dá para resistir a uma mousse assim! Que é capaz de curar enxaqueca, mesmo que seja só de preparar :)
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  6. Stefânia,
    Irresistível, adorei a receita a chocolate meio amargo e framboesa hummm.
    Boa semana
    Vânia

    ResponderExcluir
  7. querida, adoro seu blog!!! sempre que tenho tempo tento reproduzir uma de suas receitas e o resultado é sempre bem agradável, parabéns! :)
    Uma dúvida: Por acaso irá fazer alguma receita natalina? como um panetone ou um tender??

    beijos beijos

    ResponderExcluir
  8. Ai, morri!!não, ainda não, sem antes experimentar essa maravilha!!
    Stefânia, tbm preciso dessa medicação urgente, mas ainda nem fiz as barrinhas ali de baixo!
    Assim não vale!rs...

    ResponderExcluir
  9. A cura está em gestos simples como o de cozinhar! Eu tenho renite alérgica e asma, ataques de asma não tenho nunca, devido a medicação. Mas a renite quando ataca, fico quem nem você quando tem enxaqueca. Meu humor muda e até impaciente fico :s
    Para mim, nem cozinhar adianta :( Tenho mesmo é que reupousar!
    Sua receita é maravilhosa, acho que com um copinho desses, eu ficaria logo boa :))
    Um beijo,
    Queila

    ResponderExcluir
  10. Olá Anônimo,

    Ainda não me programei para as receitinhas de natal...mas estou pensando em geléias e compotas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Meninas Lindas!

    Sabe o que também cura a minha enxaqueca? Ver que vocês estão passando por aqui e deixando comentários tão fofos.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...