quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Enfim, Quindim!



Para minha surpresa, e felicidade, decidi fazer um daqueles maravilhosos doces que deixam sua geladeira super abastecida de claras de ovo. Sempre tive receio de sobremesas assim. 1, 2, 3 até 4 claras de ovo que não foram usadas em uma preparação, eu até topo, daí congelo e depois uso em algum prato (Soufle ou algo parecido), mas quando via uma receita que pedia 10 gemas...ahhh, daí a conversa ficava diferente. Nunca me animei.

Foi até que no fim de semana testei algumas receitas para a prova e todas elas tinham uma quantidade boa de claras, ou seja,teria gemas sobrando na geladeira. Portanto, nenhuma desculpa mais seria cabível para que eu pudesse preparar uma das minhas sobremesas favoritas, o quindim.

Acho que a parte mais difícil dessa receita é juntar as gemas mesmo, por que no que diz respeito aos passos necessários, é pé nas costas, super fácil...só misturar. Moleza, né? Mais fácil ainda se você não for pão dura como eu em relação as gemas.

Espero que gostem!

Beijos e bom finzinho de tarde!



Tempo de preparo: 10 Minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 45 Minutos
Rendimento: 6 porções

Ingredientes

10 gemas (se quiser um docinho mais amarelo, use ovos caipiras)
200g de açúcar refinado
200ml de leite de coco
50g de coco ralado

Manteiga e açúcar para untar

Modo de preparo

1.  Pré aqueça o forno a 160 graus. Unte 6 forminhas com capacidade para 90ml (ou outra de sua preferência. O rendimento pode variar de acordo com o tamanho das gemas que você usar).

2.   Peneire as gemas em uma tigela. Com a ajuda de um fouet, misture bem com o açúcar. Acrescente o leite de coco e o coco, misture bem. Se desejar, deixe descansar por 1 hora na geladeira...eu não deixei, mas sei que fica melhor se você puder aguardar esse tempinho. Distribua o creme sobre as forminhas preparadas e leve ao forno pré aquecido em banho-maria por mais ou menos 45 a 50 minutos (tudo vai depender do seu forno e do tamanho da forminha que usar).

3.  Retire do forno e deixe esfriar um pouco. Leve ao refrigerador por algumas horas. Desenforme e sirva.

Sorry pelas fotos sem muito cuidado...tirei na correria antes de ir trabalhar.

Ahhh, em relação as claras, dá uma olhadinha nessas idéias aqui:

4 comentários :

  1. Amo quindim, Stefânia! E essa receita parece fácil. Vou fazer!
    :)

    ResponderExcluir
  2. Quindim é bem menos famoso em Portugal que no Brasil, e acho que sempre ouvi uma tia minha falar desse doce ser muito bom. Nunca tentei fazer nem nunca provei, mas parece que depois dessa sua receita não vou esperar muito mais tempo ;)

    Sofia Marques

    ResponderExcluir
  3. Stefânia seus quindins estão me dando muita água na boca :) Parecem maravilhosos :P
    Guardou o meu? hehehe
    Um beijo,
    Queila

    ResponderExcluir
  4. Ficou lindo! Na verdade eu queria que o meu ficasse cremoso assim, mas naquela receita do vídeo não tinha leite de coco. Vou fazer assim na próxima vez!!! Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...