terça-feira, 1 de novembro de 2011

Éclairs



Se tem uma coisa que o Amore gosta, essa coisa é doces. Claro que ele tem os preferidos, e dentre esses posso mencionar a Torta Alemã que minha sogra faz, o sorvete de açaí da sorveteria próxima e nossa casa e claro, éclair de creme com chocolate. Ele come, repete e pergunta se tem mais. Ou seja, não tem erro quando quero agrada-lo.

E sábado a tarde, após ele ter providenciado o almoço (não, ele não cozinhou, mas buscou nossa refeição e trouxe para casa) e ainda de lambuja lavou as louças para mim. Me diz aí se ele não merecia um mimo? Merecia dois, né? Também acho! Então ele ganhou éclair tão que logo voltou do pedal da tarde...ele adorou! 

A conclusão é sempre a mesma. Melhor do que cozinhar é cozinhar para quem amamos.

Beijos para vocês e boa terça-feira!



Tempo de preparo: 20 Minutos
Tempo de forno: 25 a 30 Minutos
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes para o paté a choux (massa)


1/2 xícara de água
1/4 xícara de leite
1 pitada de sal
2 colheres (chá) de açúcar
80g de manteiga sem sal
3/4 xícara de farinha de trigo
3 ovos
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
Leite para pincelar

Ingredientes para o recheio (Crème Patissière)


1 e 1/2 fava de baunilha
30g de amido de milho
80g de açúcar
350ml de leite
4 gemas

Ingredientes para a ganache


1/2 xícara de creme de leite fresco
120g de chocolate meio amargo (pelo menos 55% de cacau) picado

Modo de preparo


1. Pré aqueça o forno a 190 graus. Em uma panela, junte o leite, a água, a manteiga, o açúcar e o sal. Quando começar a ferver, retire do fogo e adicione de uma única vez a farinha de trigo. Misture bem (com uma colher de pau), até que toda a farinha seja incorporada. Retorne ao fogo médio e deixe cozinhar por mais 1 a 2 minutos, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela.
Retire do fogo, acrescente 1 ovo por vez, só acrescentando o seguinte quando o primeiro estiver totalmente incorporado. Transfira a massa para um bico de confeitar e modele as carolinas (pequenas bolinhas:) em uma assadeira. Pincele com o leite.
Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 25 a 30 minutos, ou até que estejam douradas. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

2. Enquanto a massa está no forno, prepare o creme de patissière. Abra as favas de baunilha ao meio e raspe os grãos. Coloque em uma panela 250ml de leite, use os 100ml restante para dissolver o amido de milho, então agregue ao restante do leite na panela, acrescente metade do açúcar e adicione os grãos e a fava de baunilha. Leve ao fogo e deixe ferver por 2 a 3 minutos sempre batendo com um batedor manual. Numa tigela grande, bata as gemas por 3 minutos com o restante do açúcar. Regue com um pouco do leite, sempre batendo. Coloque a mistura novamente na panela e deixe cozinhar sem parar de bater. Quando ferver, retire do fogo. Retire as favas de baunilha e deixe o creme esfriar em uma tigela mergulhada em um recipiente com gelo coberta com papel filme rente a superfície do creme para não criar uma película sobre o creme pronto. Reserve.

3. Para a ganache, coloque o chocolate em uma tigela de vidro. Leve o creme de leite ao fogo, quando ferver despeje sobre o chocolate. Faça movimentos circulares partindo do centro para que o chocolate se incorpore ao creme e derreta.

4. Para a montagem, você pode cortar as éclairs no sentido do comprimento e rechear com o creme e cobrir com a ganache. O que eu fiz foi usar um bico de confeiteiro bem fino para rechear sem precisar cortar as éclair, apenas furei uma das extremidades e enchi as éclair com o creme e depois mergulhei a parte de cima sobre a ganache.






11 comentários :

  1. Nooooossa, que maldade amiga!
    Vou sair correndo daqui...kkk
    Bjooo

    ResponderExcluir
  2. Mereceu e bem esse miminho! Ficaram perfeitos os éclairs. Uma verdadeira tentação.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  3. Stefânia,
    Que lindos, o creme, a cobertura, hummm que delicia os éclairs.
    Beijo
    Vânia

    ResponderExcluir
  4. los hice hace poco, son una pura delicia .)

    ResponderExcluir
  5. Olá Stefânia...acabei de chegar por aqui e já dou de cara com essa delícia...a foto está linda,e com certeza o sabor,ainda melhor...
    Muito legal seu cantinho,já estou seguindo,pois não quero perder as novidades...adorei mesmo!!!

    Beijinhos

    http://viramexeefaz.blogspot.com

    Sharon

    ResponderExcluir
  6. Que deliciaa!!!

    Bom feriado!

    Beijinho Jê

    ResponderExcluir
  7. Isso é perfeito!!!
    Fiz a mesma coisa semana passada e será meu próximo post!!

    bjos.

    ResponderExcluir
  8. Vou levar esta deliciosa receita comigo, ficaram divinais Stefânia

    bjs.

    ResponderExcluir
  9. Assim fica difícil,alguns dias sem aparecer e tantas delícias...qual fazer primeiro??
    Como vc consegue fazer dieta, preparando essas maravilhas??
    bj...

    ResponderExcluir
  10. Sou sua fã de carterinha!!
    Tentei fazer porque meu amor adoraaaa! Mas não deu certo.... O creme ficou uma delícia. Mas a massa não cresceu, ficou tipo uns biscoitos. Não sei o que fiz errado, mas vou tentar novamente!! To meio frustrada! rs

    ResponderExcluir
  11. que delicia amei o visual, parece muitooooo bom eu amo...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...