quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Barrinhas de Lemon Curd e Jasmim



A vida sempre nos reserva descobertas. Algumas simplesmente aparecem sem que você procure...para outras, no entanto, é necessária uma certa busca, ou até persistência para que tudo se torne mais claro e, aparentemente, melhor entendido.

Como já comentei aqui, descoberta é uma das minhas palavras preferidas, poderia até dizer que é um estado de espírito, ou uma constante apreciação por aprender e descobrir o novo. Mas não é sempre que novidades fazem parte da rotina, ou até mesmo do nosso caminho...e muitas vezes, uma descoberta não quer dizer necessariamente uma novidade, concordam? Mas e quando as coisas estão na sua frente e você simplesmente não as descobre? Ou então quando tudo parece fazer todo o sentido do mundo mas você simplesmente não percebeu ainda? Pois é, isso acontece com mais frequência do que poderia contar nesse post.

Mas o que descobri, ou então apenas enxerguei melhor? Inúmeras coisas, mas hoje quero falar da minha paixão pela confeitaria. Não sei explicar, mas sabe quando alguma coisa simplesmente completa a sua necessidade de paz? Quando sua dedicação parece fazer todo o sentido? Mesmo que seja apenas um pedaço de bolo com creme, ou então uma sobremesa mais elaborada? Pois é, sou assim com essa arte. Me impressiono a cada dia que passa como é bom fazer isso! Como é bom dedicar seu tempo, mesmo que não seja o quanto gostaria, com essa delicada e tão satisfatória atividade. Imagino como seria poder fazê-la todos os dias...perfeito? Talvez. Mas, indiscutivelmente, prazeroso.

As barrinhas de lemon curd e jasmim também se assemelham a essa descoberta. Como posso imaginar que tanto tempo demorei para descobrir tão combinação? Mas tudo tem seu tempo...e uma vez descoberta, jamais será esquecida.

Beijos para vocês e boa quinta-feira!



Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 8 porções

Ingredientes para a base de jasmim

3 ovos
80g de mel
80g de açúcar impalpável
175g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1 sachê de chá de jasmim (abrir e retirar o conteúdo)
130g de manteiga sem sal derretida (deixar atingir a temperatura ambiente

Ingredientes para o lemon curd

240g de açúcar refinado
2 ovos
120ml de suco de limão siciliano
Raspas de 2 limões
6 gemas
1/2 colher (sopa) de gelatina em pó sem sabor
25ml de água
240g de manteiga sem sal gelada cortada em cubinhos

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Unte com manteiga uma placa de assar cookies. Forre o fundo com papel manteiga e unte o papel manteiga com mais manteiga. Reserve. Peneire os ingredientes secos da massa e misture-os ao chá de jasmim. Reserve.

2. Na batedeira, bata os ovos com o mel por mais ou menos uns 8 minutos. Incorpore os secos a massa, tomando cuidado para não perder muito ar. Incopore a manteiga derretida (Para ficar bem misturado, retire um pouco da massa e misture muito bem a manteiga derretida, depois devolva ao principal e incorpore novamente). Espalhe a massa sobre a placa preparada e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 7 a 8 minutos, ou até que fique assada.

3. Para o lemon curd. Hidrate a gelatina na água e reserve. Em uma panela de fundo grosso, misture os ovos, as gemas, o suco de limão, as raspas de limão e o açúcar refinado. Leve ao fogo baixo, mexendo constantemente até engrossar. Desligue o fogo e acrescente a gelatina. Misture bem até dissolver. Passe o preparo por uma peneira fina. Acrescente a manteiga gelada (deve estar em cubos) aos poucos, misturando com a ajuda de um fouet. A idéia aqui é fazer uma emulsão, então deve ser incorporada aos poucos (a manteiga). 

4. Com a ajuda de um aro, corte o pedaço da massa que irá usar. Você também pode usar uma forma com fundo falso. Coloque o disco de massa no fundo e cubra com o curd de limão. Leve ao refrigerador para tomar consistência.

Fica divina! 

12 comentários :

  1. Que legal essa estória de misturar o chá de jasmim na massa da base... Não consigo "visualizar" o sabor, mas adoro novidades e coisas diferentes. De fato, a confeitaria é uma arte. Bjs, Ju

    ResponderExcluir
  2. Irresistível.
    Gostei muito da sugestão.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que fantástico!! Você sempre nos surpreende com suas receitas e com a delicadeza com que apresenta... uma delícia!!!

    bjos.

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS!ADORO SEU BLOG SUAS RECEITAS,VOCE E MUITO CAPRICHOSA,TODAS AS RECEITAS SUAS DAO CERTO E SAO MARAVILHOSAS.PARABÉNS TBEM PARA SUA MÃE QUE COM CERTEZA FAZ PARTE DISSO.
    MARCIA-SP

    ResponderExcluir
  5. Stef, nota-se perfeitamente sua paixão pela confeitaria e pastelaria. Nota-se o carinho e o prazer com que você faz as coisas. Adorei seu post e suas barrinhas perfeitas!
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  6. Ai Stefânia! De novo você me comovendo com seu texto e o que ele quer dizer :)
    Eu adorei suas barrinhas :) As fotos estão incríveis :o
    Um abraço flor,
    Queila

    ResponderExcluir
  7. Stefânia, me parece divino, tanto na apresentação, quanto no sabor!
    Apenas não entendi a finalização, vc usou cortadores retângulares ou preparou inteiro e cortou depois? desculpe...
    Bj...Cris

    ResponderExcluir
  8. Que maravilha,fiquei a babar com tamanha delicia!
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  9. A combinação da base com jasmim e creme de limão despertou-me a curiosidade mas a enorme quantidade de manteiga quase me fez desistir de experimentar. No entanto, a curiosidade ganhou. A base é simplesmente divinal! Já qt ao creme confirmaram-se as suspeitas, é pesado, enjoativo e difícil de digerir. Sugiro reduzir drasticamente a qtdd de manteiga.

    ResponderExcluir
  10. OI Meninas e Menino!

    Fico muito feliz com seus comentários, obrigada pelo carinho e pela atenção que vocês dão a mim e ao blog!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  11. Oi Carla,
    Tudo bem?

    Que bom que você gostou da base, eu também achei muito boa! Quanto ao creme, a quantidade de manteiga para um lemon curd é essa mesmo, é realmente grande, mas se bem incorporada fica bem leve.
    Fico triste em saber que você não gostou, mas gosto é algo tão pessoal que nunca dá para agradar a todos, né? Aqui todos gostaram e repetiram...mas tenho certeza que seu comentário foi muito válido.

    Muito obrigada por compartilhar sua experiência conosco.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo blog, adoro suas receitas e as fotos, sempre impecáveis. Já fiz várias de suas receitas e sempre deram certo. Esta me deixou curiosíssima principalmente pela base de jasmim... será a próxima que farei aqui em casa. Obrigada por compartilhar com tanto carinho suas receitas e suas experiências gastronômicas. Um abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...