sábado, 22 de outubro de 2011

Soufflé Glacê de Manga



A única vantagem que vejo em fazer aulas de confeitaria em plena época onde o açúcar é um dos ingredientes que estou querendo ver pelas costas, é o fato de aprender e elucidar algumas dúvidas que tinha antes de conhecer mais sobre a técnica de cada um dos doces.

A sobremesa de hoje, apesar de ser de fruta e ser uma das mais leves que comi nos últimos tempos, leva açúcar...muito açúcar...e para minha total decepção, creme de leite fresco...aquele, sabe? Com pelo menos 35% de gordura...uma maravilha, não acham? Mas apesar disso tudo, é justamente ele que deixa a sobremesa leve e delicada. Um deleite!

O sabor do soufflé fica a seu critério. Eu já fiz um parecido com morangos que ficou delicioso também. Acredito que framboesa, maracujá, amoras...pitanga...humm, deve combinar super bem! Enfim, a fruta que estiver dando sopa por aí pode se transformar em uma bela sobremesa e encantar tanto a você quanto a seus convidados. Recomendo!

Beijos para você e bom sábado!



Tempo de preparo: 30 Minutos 
Tempo de refrigeração: Pelo menos 1 hora
Rendimento: 8 porções

Ingredientes para a base (daquoise de coco e amêndoas)

4 claras
40g de açúcar refinado
120g de açúcar impalpável
60g de farinha de amêndoas (Amêndoas moídas)
60g de coco ralado

Ingredientes para o Soufflé

3 claras de ovo
180g de açúcar refinado
200g de polpa de manga (manga batida no liquidificador e peneirada)
Suco de 1 limão
1/2 colher (Sopa) de gelatina em pó sem sabor
180ml de creme de leite fresco (com pelo menos 35% de gordura)

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 170 graus. Bata as claras em neve com o açúcar refinado até que fiquem firmes e brilhantes (Tome cuidado para não bater demasiadamente pois poderá afetar o resultado final). Peneire o açúcar impalpável e misture com o coco e com a farinha de amêndoas. Quando as claras estiverem no ponto, retire da batedeira e incorpore aos secos com movimentos envolventes. Lembre-se de acrescentar em pelo menos 3 adições, não coloque tudo de uma vez, ok? 

2. Com a ajuda de um saco de confeiteiro, forme discos com a espessura de 1/2 cm sobre uma assadeira (o diâmetro do disco vai depender do tamanho do aro que você for montar a sua sobremesa) de bordas baixas cobertas com papel manteiga ou um silpat. Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 25 minutos. Retire do forno e deixe esfriar antes de usar.

3. Enquanto a daquoise esfria, vamos fazer a mousse. Salpique a gelatina em pó em aproximadamente 2 e 1/2 colheres (sopa) de água. Deixe descansar por 5 minutos. Coloque o açúcar em uma panela e adicione água suficiente para cobrir o açúcar. Com essa mistura, faça uma calda em ponto de bala mole (aproximadamente 110 graus). Quando a calda começar a ferver, comece a bater as claras na batedeira, não coloque as claras para bater antes da calda ferver pois o ponto não dará certo, ok? Quando as claras já estiver levantado e com bastante ar, acrescente em fio a calda (Com a batedeira ligada no máximo). Deixe bater até que forme um merengue (esse é o famoso merengue italiano) liso e brilhante, ou até que atinja a temperatura ambiente.

4. Dissolva a gelatina no microondas por 15 segundos, misture a polpa de manga e ao suco de limão. Adicione essa mistura aos poucos na batedeira ligada em velocidade baixa com o merengue que você acabou de fazer. Bata apenas para incorporar.

5. Bata o creme de leite em ponto de chantilly médio (não deixe ficar muito firme), e incorpore em movimentos envolventes ao meregue de manga. 

6. Para a montagem. Pegue um aro e cubra o fundo com papel filme. Na aula nós fizemos 2 discos grandes, então foi usado um aro grande. Coloque um disco de daquoise no fundo do aro e distribua metade do creme, disponha o outro disco de daquoise no centro e cubra com o restante do creme. Leve ao freezer por pelo menos 1 hora, ou até que fique bem firme.

Desenforme, decore a gosto e sirva.

Obs.: A outra opção é fazer soufflés individuais e usar apenas um disco no fundo. Se você não quiser fazer a daquoise (mas vale a pena por que dá uma textura bem interessante a sobremesa), faça apenas o soufflé e distribua em ramekins como nessa opção que fiz de morango, também fica muito bom!

Nós fizemos na aula com o aro grande, então quando eu cheguei em casa, usei um cortador e fiz tamanhos individuais para facilitar na hora de servir.



8 comentários :

  1. Oi Stef,
    Nossa essa sua sobremesa ficou chic hein??? Adorei, a foto tá perfeita tb...
    Bom sábado pra vcs!
    Bjoooo

    ResponderExcluir
  2. Stefânia,
    As fotos estão deslumbrantes, adorei a aparência.
    Beijo
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. Sobremesa sensacional, sua foto transmite direitinho os sabores que vc descreveu tão bem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Menina... que tudo essa sobremesa... amei!!!vai p/ minha wish list...rsrsrs fiz hoje aquela torta trufada com frutas vermelhas, mas em versão mini, pq não tô "podendo" tanto não....rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. OI Dri!
    Tudo bem?

    Então menina, dá para fazer bonito com ela, não dá? Infelizmente só não dá para eu comer...a dieta ainda me deve 2kg...rsrsr

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  6. OI Vânia!
    Tudo bem?

    Obrigada pelo carinho! O sabor é muito suave, perfeito para dias quentes de verão.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. OI Deborah!

    Obrigada pela visita e pelo comentário! A sobremesa é bem leve mesmo...eu acho que vale a pedida sem dúvida.

    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  8. OI Cíntia!

    Ai que delícia! Adoro quando você reproduz as receitinhas daqui, fico super feliz!

    E a torta, tô louca para ver o seu capricho na versão mini.

    Beijos para você e bom fim de semana!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...