sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Ravioli de Beterraba com Manteiga de Herbes de Provence e Aspargos



Enquanto dirigia de volta para casa ontem a noite, após a aula, tudo quanto eu podia pensar era em fazer um almoço muito gostoso e poder desfrutar da minha primeira refeição nesse horário durante essa semana maluca.
No congelador sabia que os raviolis deveriam ser consumidos logo, foi então que a visão dos aspargos, também aguardando seu destino, me veio a cabeça e não tive dúvidas e, apesar de nunca ter provado tal combinação, sabia que daria certo. Sequer me preocupei antes de dormir...meu almoço tinha se formado em minha mente.

Então hoje logo cedo ao abrir o refrigerador, percebi que lindos brócolis, já higienizados, também estavam a minha espera. Apenas minha...o Amore aqui ainda não se habituou a uma refeição cheia de verdinhos. Então para acompanhar ainda fiz brócolis no vapor com um delicioso e trivial molho de mostarda de framboesa. Simples, porém suficiente para alegrar mais ainda minha refeição. E o que compartilhei ao fim da minha refeição foi uma sensação de realização aproveitando aquele momento, que durante essa semana, foi prorrogado por não ter conseguido, até agora, ter a satisfação de curtir meu horário de almoço com calma e tranquilidade.

Agora sim, me sinto preparada para o fim de semana...e claro uma maratona na cozinha.

Beijo para vocês e bom fim de semana!



Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 8 porções

Ingredientes para a massa

2 beterrabas grandes
1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 ovos
1 gema
1 colher (chá) de sal
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo (se necessário use um pouco mais)

Para o recheio

100g de muzzarela de búfala cortada em fatias
Sal marinho
Pimento do reino

Para a manteiga de ervas e aspargos

3 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (chá) de herbes de provence (ervas de provence)
Aspargos frescos a gosto
Sal e pimenta do reino

Modo de preparo


1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Pincele o azeite nas beterrabas e envolva em papel alumínio. Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 45 minutos a 1 hora, ou até que fiquem bem macias. Retire do forno e descarte o papel alumínio. Descasque as beterrabas.

2. No processador de alimentos, bata as beterrabas até que fique um purê (você deve conseguir 1/2 xícara de purê), acrescente os ovos e a gema e bata bem. Adicione a farinha de trigo e o sal, pulse até a massa unir. Retire do processador e trabalhe a massa por mais ou menos 5 minutos ou até que fique bem lisa e elástica (se necessário acrescente um pouco mais de farinha). Enrole a massa em papel filme e deixe descansar em temperatura ambiente por mais ou menos 1 a 2 horas. 

3. Quando a massa estiver descansado comece a montar o ravioli. Se tiver um cilindro de massas, passe farinha de trigo sobre ele e sobre a superfície onde a massa estará. Vá passando a massa pelo cilindro, começando com uma abertura maior e diminuindo a medida que a massa for esticando mais. Não faça com um pedaço muito grande, senão terá dificuldade de pegar a massa do outro lado. Se for usar um rolo de abrir massa, o processo é o mesmo, passe farinha no rolo e na superfície de trabalho e abra a massa até obter a espessura desejada.

5. Se for usar as forminhas de ravioli, passe farinha sobre a massa que ficará em contato com a forminha e na forminha também, deite a massa sobre a forma e coloque o recheio em cada uma das cavidades. Feche com mais uma camada de massa e pressione bem com um rolinho para fechar os raviolis. Retire-os da forminha e disponha em uma assadeira enfarinhada.
Se não tiver forminhas, quando a massa estiver na espessura desejada, coloque o recheio em pequenas porções deixando um espaço entre elas para que o ravioli seja fechado, passe um pouco de clara de ovo ou água entre o espaço de um recheio e outro e coloque a outra camada de massa. Pressione bem com a ponta dos dedos para que a massa grude e corte no formato desejado. Disponha na assadeira enfarinhada e reserve.

6. Derreta a manteiga com as ervas de provence em uma frigideira e reserve.

7. Coloque uma panela grande com água e sal e leve ao fogo para ferver. Quando estiver fervendo, coloque os raviolis e os aspargos na panela e cozinhe por aproximadamente 4 minutos ou até que esteja al dente. Se estiver congelado, serão aproximadamente 8 minutos, então você deve colocar os aspargos apenas nos 4 minutos finais. Retire da água, escorra bem e coloque-os na frigideira com a manteiga de ervas pronta.

Eu já tinha raviolis prontos, portanto tive o trabalho de apenas cozinhar e fazer a manteiga de ervas. Foi rápido, fácil e muito saboroso!

Espero que gostem!

12 comentários :

  1. Os raviolis estão tentadores, a combinação das cores deixou o prato lindo.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa vim escrever a mesma coisa que a Érica, como combinou as cores hein? Ficou simplesmente perfeito.

    bjoks
    Nanda

    ResponderExcluir
  3. Stefânia,
    As cores são muito agradáveis, o prato tornou-se ainda mais apetitoso.
    Beijo
    Vânia

    ResponderExcluir
  4. Stef, pena que estou só comendo com os olhos. Minha mãe trouxe um cilindro de massas de viagem e ainda não estreiamos, acho que vou fazer essa receita. Todos vão adorar.
    Beijos e bom fds!

    ResponderExcluir
  5. Amei a receita Stefânia! Tem de ter tempo para fazê-la, sem dúvida, mas ficou um ravioli maravilhoso e tudo feito em casa! Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  6. Que beleza de raviolis! O aspargo deve ter combinado muito bem :P
    Esse horário é uma chatisse e uma calúnia para nossos organismos!
    Bom final de semana e um abraço,
    Queila

    ResponderExcluir
  7. OI Érica,
    Tudo bem?

    Obrigada Querida, eu realmente fiquei orgulhosa do ravioli...dá vontade de ficar olhando por conta da cor, né? Super menininha! rsrsr

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. OI Nanda!

    Acho que a cor é o primeiro impacto do prato, né? A sorte é que não fica só por aí...ficou delicioso!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. OI Vânia!

    Além de tudo é super saudável!

    Obrigada pela atenção e pelo carinho!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Sandra!
    Tudo bem?

    Eu ainda não tenho um cilindro, mas se tivesse acho que sempre teria massa recheada por aqui...abrir na mão dá um trabalhão, mas vale muito a pena por conta do resultado.

    Espero que você teste e que aí faça tanto sucesso quanto faz comigo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. OI Paula!

    Pois é, é um pouco demorado para fazer, mas garanto que vale todo os esforço, viu? Fica delicioso!

    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  12. OI Queila!

    E não é que combinou mesmo! Eu estou na minha fase "tudo com aspargos" e nesse prato foi tudo de bom!

    Beijos Querida e bom fim de semana para você também!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...