sábado, 10 de setembro de 2011

Bolo de Chocolate e Quinoa



Apesar de conhecer muita gente que gosta de cozinhar, não conheço muita gente que gosta de cozinhar com ajuda...ou seja, a maioria prefere cozinhar sozinha a dividir o seu santuário, ou sua cozinha com alguém. Normal! Acho que já fui assim. Teve um tempo que preferia cozinhar sozinha, mesmo tendo um imenso trabalho, a cozinhar com ajuda de amigos. Ainda bem que isso tudo mudou! Por que hoje em dia tenho enorme prazer em dividir a cozinha com amigos e desfrutar de ótimos momentos de bom papo, boa bebida, boa comida e claro...com trabalho a fazer. 

Bom, hoje minha tarde foi assim, regada a excelente companhia, conversa e bolos a fazer. O primeiro da lista não teve muita contribuição minha não...opa, teve sim...eu tirei foto e comi. Muita coisa, não é mesmo?! rsrsrs. A receitinha sugerida pela Lílian foi feita com ajuda dela e a maior parte feita pelo Leocyr...quando eu cheguei o bolinho já estava no forno e o aroma já tinha invadido a casa...coisa boa é cheirinho de bolo de chocolate assando, não é? Eu adoro!

Esse bolo é muito legal para aqueles que tem intolerância a glúten. Apesar de não ter farinha de trigo, ele ficou super macio e com um visual bem legal! A caldinha de morango combinou perfeitamente e deixou o bolo com outro visual e sabor, realmente deliciosa!

Espero que gostem...e que chamem seus amigos para a cozinha! Além de fazer boa comida, tudo vira sempre uma festa!



Beijos e bom fim de semana!



Tempo de preparo: 15 Minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 35 a 40 minutos
Rendimento: 6 a 7 Porções
Custo aproximado por porção: R$ 1,31
Custo total aproximado da preparação: R$ 10,28 (o que mais pesou no valor total foi a farinha de quinoa, que custa bem mais do que a farinha de trigo - mas valeu a tentativa)

Ingredientes

3 ovos
1 e 1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de óleo
1 xícara de chocolate em pó
1 xícara de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
1 xícara de farinha de quinoa*
1 xícara de água quente

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 220 graus. Unte uma forma de bolo inglês com manteiga e farinha de quinoa (para um melhor acabamento, unte com cacau em pó). Reserve.

2. Na batedeira, com o batedor tipo globo (aquele mesmo que bate as claras), bata os ovos inteiros com o açúcar até que fiquem bem cremosos e triplique de volume. Diminua a velocidade e acrescente o óleo em fio, o chocolate, a farinha de quinoa e o amido de milho. Deixe bater até que fiquem muito bem incorporados. Acrescente a água quente aos poucos e, com a ajuda de um fouet, misture até que a massa fique um pouco mais mole. Adicione o fermento em pó e misture delicadamente apenas para  incorporar.

3. Transfira a massa para a assadeira previamente preparada e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 35 a 40 minutos, ou até que ao fazer o teste do palito o mesmo saia seco. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

Você pode servir com uma geléia mais fina de morangos (leve ao fogo um pouco de geléia com água até que fique mais suave).

*A farinha de quinoa pode ser facilmente encontrada em casas de produtos naturais.



Receita adaptada daqui (Vitalin produtos).

14 comentários :

  1. Oi Stef,
    Foi muito legal compartilhar minha cozinha, ou como você diz, o meu santuário com vocês!
    Vocês serão sempre bem-vindas!
    Realmente, foi um vacilo muito grande eu ter untado a forma com farinha de trigo para assar um bolo sem glúten! Sorte a nossa que ninguém é celíaco!

    Bjs

    Leo

    ResponderExcluir
  2. eu tb não deixava ninguem me ajudar na cozinha! mas agora estou abrindo espaço pars as amigas e as ensinando todos os quitutes que sei preparar!!!

    esse bolo parece bem gostoso!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. OI Leo!

    Foi muito legal mesmo, não é? Vamos repetir mais vezes!

    Olha, nem esquenta com a farinha...ficou charmosinho, viu? rsrsrs

    Beijocas e obrigada pelos bolos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Isa!

    Que bom que tá compartilhando com os amigos...é tão gratificante quanto cozinhar para eles, não é?

    Beijocas e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  5. ADOREI ESSE BOLO , FICOU LINDO E ACOMPANHADO COM DOCE DEVE FICARA AINDA MELHOR.
    BOM DOMINGO
    BJS

    ResponderExcluir
  6. OI Diogo!

    A textura é de um bolo normal...nem parece que não levou farinha de trigo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. OI São,

    Realmente, depois que coloquei a geléia ficou outro bolo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Stef,
    vim aqui correndo para fazer sua receitinha e qdo me deparei com farinha de quinua e eu tenho quinua em flocos entao deixarei a receitinha para fazer depois pq to com medo de estragar tudo e nao dar certo :-(.....
    to precisando de receitinhas de bolos mais suadadaveis.... se nao vou virar um balao.
    Foi otimo ter te achado no face....:-)
    Um super beijo
    Fabi

    ResponderExcluir
  9. Muito bom! melhor bolob de chocolate que fiz e comi, depois que descobri minha intolerância ao glutem e a lactose!
    Parabens e obrigada pela receita.

    ResponderExcluir
  10. Fiz com a farinha de quinoa ficou muito bom, mas minha filha não gosta de quinoa, posso substituir por farinha de arroz integral?

    Obriga bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oi Stefânia, obrigada e parabéns pelo site. Há muito tempo procuro receitas com farinha de quinoa e finalmente encontrei. Vou fazer com certeza, meus filhos adoram bolos e priorizo uma alimentação mais saudável. Abraços. Fran

    ResponderExcluir
  12. Parabéns. Vou fazer e substituir o chocolate por cacau ou alfarroba em pó.

    ResponderExcluir
  13. Aprovadíssimo.Fiz como capcakes pra minha filha e ela adorou; a massa fica muito fofinha.Parabéns.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...