domingo, 10 de julho de 2011

Labna...ou um delicioso iogurte grego?



Nas minhas manhãs em New York uma das opções que eu me deliciava em todos meus cafés da manhã era, além dos deliciosos bagels, um bom potinho de iogurte grego com alguma geléia de frutas...ahhhh, era tão bom....

A pior parte era saber que quando voltasse para o Brasil, não teria mais algumas dessas delícias para provar...isso foi até...ontem! Sim, isso foi até provar o resultado desse preparo sugerido pela Patrícia Scarpin. Sabe quando tudo volta na sua memória? Sabe quando depois de uma mordida você se transporta para um momento tão bom que você passou? Pois é, assim que provei me apaixonei!

Bom, a Pati sugere fazer o Labna salgado para ser servido com um aperitivo, mas eu fiz de dois jeitos. Um eu segui a receitinha dela e o outro eu fiz sem sal para comer com geléia...e olha, não perdeu em nada para o iogurte grego do Dean & Deluca, ficou tudo de bom!

O que faltou para completar tudo? Bom, acho que um daqueles Donut's que aqui eu realmente não consegui encontrar ou reproduzir...

Beijocas e bom domingo!



Tempo de preparo: 5 Minutos
Tempo de descanso: Aproximadamente 1 dia e meio
Rendimento: 4 porções

Ingredientes

2 xícaras de iogurte natural integral
1 colher (chá) de sal marinho (se não tiver use 1/2 colher (chá) de sal fino)
Azeite de oliva extra-virgem para cobrir
Ramos de Tomilho
Ramos de Alecrim
½ colher (chá) de pimenta rosa em grãos

Modo de preparo

1. Em uma tigela, misture o iogurte e o sal. Forre uma peneira com um pano para queijo (ou um pano de prato fininho, daqueles feitos de “saco”,  reserve esse pano apenas para esse uso, ok?) e coloque-a sobre uma tigela funda (a parte inferior da tigela não deve entrar em contato com o soro que vai se desprender do iogurte).
Despeje o iogurte sobre o pano, cubra, e coloque na geladeira por 1 dia e meio (a Patrícia sugere 5 dias...mas depois de 30 horas o meu já estava bom), removendo o soro quando este se formar. 

2. Faça bolinhas usando duas colheres (chá) de queijo cremoso e coloque num pote hermético. Repita com o restante do queijo, junte o orégano e a pimenta. Cubra com o azeite e guarde na geladeira por até 1 semana.

Dica da Pati: O azeite pode se solidificar na geladeira – antes de servir, deixe o labna chegar à temperatura ambiente.

Receita adaptada do Technicolor Kitchen




5 comentários :

  1. Oi Stefânia!! Parece ser delicioso!Receitinha anotada!! Um abraço e uma excelente semana!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Stef,
    Adorei a receitinha! Vou testa-la.
    Bjim

    ResponderExcluir
  3. Quanto capricho. Amei a última foto!

    Obrigada pela partilha...
    E convido você a participar na promoção Tirolez no meu blog. Se vc puder também divulgar, agradeceria demais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Adoro, minha mãe faz em casa mas a partir da "muda" de iogurte caseiro mesmo, fica muito saboroso. Esse método de usar o iogurte já pronto é muito mais prático!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Stef.. nunca experimentei fazer em casa, mas aqui no Chipre, tambem existe esses iogurtes gregos, pois O chipre tem ligacao com grecia (por isso que nos 2 paises se fala o grego).

    Hoje vou no supermecado comprar e um dia vou testar em casa.. Meu marido adora! Normalmente compramos ate simples e misturamos com mel e cereais.. mt bom! :))

    http://www.deandeluca.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...