sexta-feira, 20 de maio de 2011

Raviolini de Burrata com Manteiga de Sálvia



Olá, bom dia!

Bom dia para você que acordou as 06:30h para trabalhar! Bom dia para você que acordou as 06:30h para estudar! E um ótimo dia para você que acordou as 06:30h para pedalar! Opa, peraí...essa aí sou eu! Imaginem o orgulho em escrever isso? Já é a segunda semana seguida que acordo cedo para andar de bike com o Amore no autódromo. E quando falo em orgulho, é orgulho mesmo. Ah sim, por que para mim acordar cedo é sempre um martírio e com a quantidade de horas que não acumulei de sono nos últimos meses, acordar antes das 08:00h é um martírio maior ainda.
A melhor parte é quando já estou a caminho e vejo o lindo dia que vou aproveitar. Ahh, mencionei o fato de Brasília ter o céu mais lindo que já vi? Pois é, com esse incentivo tudo fica mais fácil e fico super feliz em ter acordado cedo e fazer atividade física logo pela manhã.

A melhor parte de tudo isso é voltar para casa respirando melhor, mais disposta e....sem culpa para comer um delicioso prato de massa recheada...isso não tem preço mesmo! Claro que sem exagerar, mas a melhor sensação é aproveitar cada sabor e saber que amanhã vou poder pedalar e nem lembrarei da quantidade de carboidratos que poderia (mas não estará) armazenada sobre a minha linha abdominal...impagável!

Apesar de ser uma massa recheada, esse raviolini é muito leve e saboroso. Eu tinha feito para um almoço com os pais do Amore e acabei congelando alguns para comer depois. Para não carregar muito no molho, derreti um pouquinho de manteiga, aromatizei com umas folhas de sálvia e voilá, ficou perfeito!

Mas cá para nós, além de fazer exercício e comer quer coisa melhor que preparar o seu almoço em 10 minutos? Não tem, né?! Viva o congelador!

Beijocas para vocês!




Tempo de preparo: 50 Minutos
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes para a massa

4 ovos grandes
2 gemas grandes
1 colher (chá) de azeite de oliva
2 e 1/4 xícaras de fatinha de trigo própria para massas
1/4 xícara de água
Semolina ou farinha de trigo adicional para abrir a massa

Ingredientes para o recheio

150g de burrata (ou mussarela de búfala)
Sal e Pimenta do reino a gosto

Para a manteiga de sálvia

3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
Folhas de sálvia a gosto
Lascas de Grana Padano

Modo de preparo

1. Prepare a massa. Em uma tigela grande ou em uma bancada de trabalho, coloque a farinha e abra um buraco no centro. Em outra tigela misture os ovos com as gemas, o azeite de oliva e a água. Adicione a mistura no buraco que você fez no centro da farinha, gradualmente, com a ajuda de um garfo, traga a farinha para o centro. Quando estiver bem misturado, trabalhe a massa com as mãos, adicione mais farinha se necessário. A massa estará no ponto adequado quando não grudar mais nas mãos.

2. Retire a massa da tigela e em uma superfície de trabalho enfarinhada (Com semolina ou farinha) trabalhe bem a massa, sovando vigorosamente com as mãos. Se a massa começar a grudar, adicione mais farinha. Cuidado para não colocar muita farinha senão a massa não ficará com boa consistência para abrir. Cubra a massa com um pano úmido e deixe descansar por 15 minutos.

3. Se tiver um cilindro de massas, passe farinha de trigo sobre ele e sobre a superfície onde a massa estará. Vá passando a massa pelo cilindro, começando com uma abertura maior e diminuindo a medida que a massa for esticando mais. Não faça com um pedaço muito grande, senão terá dificuldade de pegar a massa do outro lado. Se for usar um rolo de abrir massa, o processo é o mesmo, passe farinha no rolo e na superfície de trabalho e abra a massa até obter a espessura desejada.

4. Se for usar as forminhas de ravioli, passe farinha sobre a massa que ficará em contato com a forminha e na forminha também, deite a massa sobre a forma e coloque um pedaço de burrata em cada uma das cavidades, tempere com sal e pimenta. Feche com mais uma camada de massa e pressione bem com um rolinho para fechar os raviolis. Retire-os da forminha e disponha em uma assadeira enfarinhada.
Se não tiver forminhas, quando a massa estiver na espessura desejada, coloque o recheio em pequenas porções deixando um espaço entre elas para que o ravioli seja fechado, passe um pouco de clara de ovo ou água entre o espaço de um recheio e outro e coloque a outra camada de massa. Pressione bem com a ponta dos dedos para que a massa grude e corte no formato desejado. Disponha na assadeira enfarinhada e reserve.

5. Derreta a manteiga em uma frigideira grande e dê uma leve salteada na sálvia. Coloque uma panela grande com água e sal e leve ao fogo para ferver. Quando estiver fervendo, coloque os raviolis e cozinhe por aproximadamente 4 minutos ou até que esteja al dente. Se estiver congelado, serão aproximadamente 8 minutos. Retire da água, escorra bem e coloque-os diretamente na frigideira com a manteiga de sálvia.

Sirva imediatamente com lascas de grana padano ou parmesão.


4 comentários :

  1. Amiga, amei...ai que delícia, e gostei de ver a disposição para pedalar, agora temos que achar tempo para encontrar..bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu amo esta massa, é divina! Ficou linda! E olha, quanto ao martírio de acordar cedo somos duas na mesma situação, e fazer esporte é algo que venho tentando há alguns anos (sou preguiçosa master) e há pouco mais de 1 mês comecei a correr no condomínio 3 vezes por semana porque o blog me fez ganhar alguns quilos extras e está bem difícil me livrar deles...aff
    Bom, boa sorte pra nós! hahaha
    Beijos,
    Fabi

    ResponderExcluir
  3. É muito bom quando conseguimos acordar cedo p nos exercitar, eu quando a preguiça deixa, faço isso, caminho na praia. Mas ultimamente não tem deixado não, rs... depois que estou lá é maravilhoso, mas para acordar é realmente um martírio. Amei sua massa e já anotei, fiquei com água na boca, confesso, que começou até a me dar uma fominha, rs... Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amiga, que dil! saudadeeee e a Cau tem razão!Precisamos de uma brunch djá!
    bjocas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...