sábado, 5 de fevereiro de 2011

Risotto de Filet, Chianti e Funghi Porcini


Sim, por que eu mereço! Eu mereço fazer um almoço delícia só para mim...eu mereço ter um tempo de descanso para apreciar um bom prato acompanhado de um bom vinho...eu mereço descansar a minha cabeça e só curtir o momento...

E você? Tenho certeza que também merece!

Um lindo fim de semana a todos!



Tempo de preparo: 30 Minutos
Rendimento: 2 Porções

Ingredientes


1 xícara de arroz arbóreo ou carnarolli
100g de filet mignon cortado em cubinhos
20g de funghi porcini
1 1/2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de cebola picadinha
1 xícara de vinho tinto seco (eu usei um Chianti)
3 xícaras de caldo de legumes
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Salsinha picadinha a gosto (opcional)
Queijo Parmigiano Reggiano a gosto

Modo de preparo

1. Em uma tigela hidrate o cogumelo com 1/2 xícara de vinho tinto, que deve estar morno. Deixe descansar por 30 minutos. Após esse período, escorra o cogumelo espremendo todo o caldo. Reserve o líquido e pique os cogumelos.

2. Leve o caldo de legumes ao fogo baixo e deixe ao lado sempre aquecido. Em uma frigideira, refogue a carne e tempere com sal e pimenta. Reserve. 

3. Em uma panela, derreta 1 colher (sopa) de manteiga, junte a cebola e deixe refogar por alguns instantes até que fiquem translúcidas. Acrescente o cogumelo e deixe refogar por mais alguns instantes. Adicione o arroz e refogue por mais alguns minutos, acrescente o vinho tinto e não pare de mexer até que o vinho evapore. Acrescente o caldo que ficou dos cogumelos e mexa até que o líquido seque. Vá adicionando uma concha de caldo por vez, mexendo sempre, lembre-se que você só deverá adicionar a seguinte concha de caldo após a anterior ter secado. Acrescente o filet que estava reservado. Tempere com sal e pimenta. Prove o risotto. Quando os grãos estiverem "al dente", já é hora de desligar o fogo. Adicione o restante da manteiga e o queijo. Deixe descansar por 1 ou 2 minutos.

Sirva imediatamente decorado com a salsinha picadinha.



9 comentários :

  1. Esse foi prato principal ne'!? rs Tao caprichado!!! :)
    Bjs querida

    ResponderExcluir
  2. Hummm... lindo.
    Para mim esse risotto não pediria mais nada. É para gomer devagar, curtindo, traquilo :)

    ResponderExcluir
  3. Delícia! Funghi é td d bom...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. OI Fe!

    Pois é, foi sim...mas só para mim, né? rsrs

    Agora olha a novidade, o Ale viu e pediu para eu fazer para ele...kkkkk

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. Pois é Sioux...foi exatamente o que fiz...delícia demais!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  6. OI Dri!

    Concordo com você! Funghi é tudo de bom!

    Beijoss!

    ResponderExcluir
  7. Olá Stefânia! Parabéns pelo blog, suas receitas são maravilhosas! Tenho uma dúvida: não encontrei o funghi, somente o seco no la palma. Serveria? Obrigada! Bjos, Rosane

    ResponderExcluir
  8. OI Rosane,

    Obrigada pelo carinho! Então sobre o funghi, é o seco mesmo...no La Palma ele é vendido em saquinhos. Tem o funghi Chileno que é bem mais forte...mas nessa receita eu usei o Porcini, que é um pouco mais leve e que eu acredito combinar melhor no risotto.

    Espero ter ajudado!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Ajudou muito! Foi esse mesmo q eu comprei! Obrigada! Bom final de semana, bjos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...