terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Pudim de Maple



Desde criança sempre fui curiosa. Logo cedo me interessei por idiomas e quis aprender um...então, comecei a fazer inglês. Adorava dança...comecei as aulas de ballet. Queria aprender a datilografar...comecei um curso de datilografia. Queria crescer mais...comecei com aula de natação. Enfim, era ter um interesse que corria atrás para descobrir o que eu podia aprender com aquilo e como isso poderia ser aplicado na minha vida. Não foi diferente com a comida...sempre, sempre tive muita curiosidade em provar novos sabores. 

Eis que surge o Maple Syrup em uma receita...hummmm, pensei cá com meus botões: "O que será isso? Que gosto tem? Que cheiro tem? Onde compro? É caro?" Ahhh, eu me conheço, quando tem tanta pergunta assim na minha cabecinha é sinal que não vou descansar enquanto não provar tal ingrediente. E não descansei mesmo...minha saga atrás de Maple Syrup teve início. Mas o interessante é que as coisas acontecem da forma que você menos espera...pois um amigo viajou para o Canadá e ele volta logo com uma garrafinha dessa belezura para mim. Feliz! Muito feliz por não pagar quase R$ 50,00 por 200ml desse produto no supermercado aqui perto de casa. Gostar de alguma coisa é bom...agora ganhar essa coisa de presente é melhor ainda, não acham?


Enfim, minhas perguntas tiveram suas respostas: O que é isso? Bom, é um tipo de xarope extraído da seiva das árvores do tipo...Que gosto tem? Um gosto muito bom, amadeirado...marcante. Que cheiro tem? Ahh, complicado..mas sei que é bom! Por sorte todas as respostas foram positivas e eu pude conhecer um novo ingrediente...

...o melhor de tudo? Ter receitinhas como essa para usá-lo! So good!



Tempo de preparo: 15 Minutos
Tempo de forno: 50 Minutos
Rendimento: 6 porções (eu fiz meia receita)

Ingredientes

7 colheres (sopa) de maple syrup
1 e 3/4 xícara de leite
2 ovos inteiros
2 gemas
1/3 xícara de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 170 graus. Coloque uma panela com água para ferver. Distribua 1 colher (sopa) de maple syrup em 6 ramekins com capacidade de 3/4 xícara aproximadamente. Espalhe bem pelas laterais e reserve.

2. Em uma panela, leve o leite a fogo médio. Quando começar a formar bolhas na lateral desligue o fogo. Não deixe ferver, apenas deixe começar esse processo.

3. Em uma tigela bata os ovos com o açucar, a baunilha, a 1 colher (sopa) restante de maple syrup e o sal até ficar homogêneo. Despeje o leite em fio, batendo constantemente para não cozinhar os ovos. Misture bem e distribua o composto nos 6 ramekins que já estão preparados.

4. Coloque os ramekins em uma forma de bordas altas e despeje a água que estava fervendo fazendo dessa forma um banho-maria (igual aquele que fazemos para o pudim normal). Leve ao forno pré aquecido por 50 minutos, ou até que estejam cozido. O centro deve estar parecendo uma gelatinha já firme...tipo o crème brulée, sabe?
Retire do forno e deixe esfriar ainda dentro da forma. Quando estiverem em temperatura ambiente, cubra-os e leve ao refrigerador por pelo menos 4 horas para gelar.

Para servir, desenforme os pudim e guarneça com mais maple syrup. Eu decorei com nozes e eu uma textura excelente.


23 comentários :

  1. nossa que pudim mais lindo! Arrasou. Já tive a oportunidade de provar o xarope de Maple quando morava na Venezuela. Digamos...é bem diferente.

    ResponderExcluir
  2. Devo te confessar que deu vontade de experimentar essa delícia!
    Tudibão!
    Bj
    Deborah

    www.delicias1001.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Stef, sabe que também sempre quis experimentar esse Maple? Nunca tive coragem de comprar porque na nossa terrinha é caro por demais!!! Aí, qual foi a idéia que tive? Passei lá na Sorbê, pois fiquei sabendo que lá tem o sorvete sabor Maple. Mas não adiantou de nada porque como vou saber se o sorvete tinha o gosto de Maple??? ahahahahahahaha
    Obs: Achei que o sorvete de Maple da Sorbê tem um leve sabor de capuccino.

    Beijos,
    Ana Carol Crocks

    ResponderExcluir
  4. Amiga, eu tenho a maior vontade de provar maple syrup!! Super curiosidade! Que que bom que vc deu um estímulo positivo! ;)
    Mais um item para lista da próxima viajem!!rs
    Bjocas

    ResponderExcluir
  5. Que tudo, Stef! Eu tenho uma curiosidade pra contar. Uma vez, meu pai mandou da América um frasco de maple syrup e como na época eu não estava envolvida no mundo culinário (devia ter uns 17, 18 anos) nem liguei. E mais, a minha mãe sequer gostou! A preciosa caldinha ficou abandonada num canto, coitada... Que arrependimento!!

    Beijos, me guarda um pedaço desse pudinzinho, por favor. =)

    ResponderExcluir
  6. Que delícia, que lindo, que tudo!
    Bjos,
    Fabi

    ResponderExcluir
  7. Tenho um vidrinho aqui em casa.. fiquei tentada! Preciso provar! Bjao pra vc

    ResponderExcluir
  8. Que delicia de Pudim!
    Vou levar a receita comigo!
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  9. Muito Prazer! :)
    Seu blog é lindo, receitas arttísticas e muito apetitosas!
    Tb sou de Brasília e a partir de agora sua seguidora e mega-fã!
    Beijo Grande, Luz e Amplitude!
    Rashmi

    ResponderExcluir
  10. hummmmm.. Que aparencia delicioooosa!!! Gostei muito..

    http://produtostopdegama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá, nós somos Menina do Cupcake! Estamos passando por aqui pra divulgar nosso novo Blog de nosso mais novo negócio na venda de cupcakes. Somos de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro e estamos nos preparado para isso. Adoramos isso aqui e esperamos que também nos curtam. Obrigada. Beijos e muitas delícias! :]

    ResponderExcluir
  12. Oi Ale!
    Tudo bem?

    Seja bem vinda e obrigada pela visita! Pode deixar que eu vou lá no seu cantinho dar uma espiada.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  13. OI Mônica!

    Pois é, ele é bem diferente mesmo...mas eu adorei! Tem um sabor bem marcante.

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  14. Oi Deborah!

    É bom mesmo! Acho que realmente vale o esforço.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  15. OI Ana!

    Pois é, eu adoro a Sorbe e toda semana dou uma passadinha lá. Eu provei o sorvete de maple, na verdade achei ele um pouco suave...esse pudim tem um gostinho mais pronunciado, sabe?

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  16. Oi Fe!

    É tão bom provar novos sabores, né? Com certeza vale trazer essa gostosura.

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  17. Ai Ta! Que pecado esse, hein?! Esse xarope aqui custa horrores e é tão bom...agora que você já está mais envolvida com gastronomia, corre atrás de um frasquinho, tá?

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  18. OI Fabi!

    Obrigada, viu? Agora deu até vontade de comer mais um pedacinho...pena que acabou!

    Beijossss!

    ResponderExcluir
  19. Ai Glau!

    Tenta baby...vai ser uma honra você reproduzir uma receitinha daqui.

    Beijo, beijo!

    ResponderExcluir
  20. Oi Cinha!

    Que bom que gostou! Realmente vale a tentativa!

    Beijos e uma linda semana para você!

    ResponderExcluir
  21. Oi Rashimi!

    Obrigada pelo carinho! Será sempre muito bem vinda aqui!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  22. Oi Cátia!

    Adoro esse tipo de comida em que a aparência é boa e o sabor melhor ainda...rsrsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...