sábado, 19 de fevereiro de 2011

Manjar Branco com Calda de Vinho do Porto e Especiarias



Todos vocês sabem o quanto eu sou apaixonada pela gastronomia francesa, não é mesmo? E também já viram diversas vezes o exemplo de minha admiração pela Laura Calder. Pois é, hoje eu quero falar de outro chef que admiro muito e sempre sigo as notícias ao qual ele é citado. Quem é? É o Gordon Ramsay. Sim, aquele mesmo chef que sempre está gritando na TV, dando bronca e dando show de técnica e gerenciamento de restaurantes. Pois é, eu sempre vejo todos os programas produzidos a partir da idéia do Gordon e um dos que mais me impressiona é o Hell´s Kitchen. 
Como eu fiz ballet por mais ou menos 12 anos de minha vida, trabalhar sob pressão e ser disciplina nunca foi um grande problema a ser enfrentado. Pois bem, participar do Hell´s Kitchen também tem isso...é pressão, é disciplina, é comprometimento! E com a primeira semana de aula finalizada eu pude comprovar isso de perto. Não que os professores gritem conosco e façam aquelas caretas todas do Gordon, mas eu diria que é um regime militar...um regime de ballet...é ralação! Se eu vou aguentar? Tenho toda a certeza do mundo. Se eu vou ficar cansada? Inevitavelmente, sim! Se eu vou ter convicção do que quero? Já tenho! E a primeira semana me fez mais feliz do que eu podia imaginar, foi apenas um carimbo no meu objetivo. 

Não diria que vai ser como o Hell´s Kitchen e nem que os professores irão nos dirigir aqueles "elogios" à la Gordon, mas não vai ser moleza...ah não vai mesmo! A melhor parte? Fazer o que gosto e o melhor, tentar fazê-lo bem! 

Ahhh, acabei por não falar da receita...bom, essa dispensa muitas apresentações. Sabe daquela expressão "Manjar dos Deuses"? Já ouviram? Sim?! Então não preciso falar mais nada...

Beijos e um lindo fim de semana a todos!



Tempo de preparo: 25 Minutos
Rendimento: 6 Porções

Ingredientes

30g de amido de milho
300ml de leite de coco
300ml de leite
100g de açúcar
12g (1 envelope) de gelatina em pó sem sabor

Ingredientes para a calda

100g de açúcar
100ml de água
200ml de vinho do porto
80ml de suco de laranja
10g de canela em pau
2g de anis estrelado
6 grãos de coentro
2 cravos
6 grãos de pimenta preta
4 grãos de cardamomo

Para decorar

Favos de baunilha secas e os demais ingredientes da calda

Modo de preparo

1. Prepare o manjar. Dissolva o amido de milho no leite, coloque o leite de coco e o açúcar e misture bem. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Reserve. Hidrate a gelatina em um pouco e água fria e incorpore ao creme. Coloque em forminhas individuais e deixe esfriar. Quando estiver em temperatura ambiente leve ao refrigerador por pelo menos 4 horas.

2. Enquanto o manjar está na geladeira, prepare a calda. Dissolva o açúcar na ábua e leve ao fogo médio até obter um caramelo claro (a temperatura da calda estará entre 105 e 110 graus). Adicione o vinho do porto, o suco de laranja e as especiarias. Cozinhe em fogo baixo até obter o ponto de calda desejado.

Desenforme o manjar e acompanhe com a calda e os ingredientes da decoração.



Receita adaptada da Flávia Quaresma.

22 comentários :

  1. Ah que linda a apresentação desse prato...sem dúvidas deve ser um manjar dos deuses... tenho certeza que vc irá tirar de letra esse novo curso...bjinhos e bom fim de semana...

    ResponderExcluir
  2. Stefânia,
    Também vi o programa do Gordon Ramsay, e claro que dava um pouco de razão a ele, quando via o estado das cozinhas no restaurante.
    Agora, estou vendo outro programa dele que passa no domingo, mas acho que aí sim, ela exagera....coitada das meninas.
    Mas falando da sua sobremesa....ficou maravilhosa.
    Já conhecia o manjar, mas essa calda cheia de especiaria, deve ter ficado maravilhoso.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. que aspecto... muito boa apresentaçao. beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Stefania,
    tambem acompanho por vezes o Hell's Kitchen, e realmente a pressao e' enorme, mas tambem acho que e' um grande teste para ver ate quando e' que os aspirantes a cozinheiros estao dispostos a ir para levar a cozinha em frente! :) na verdade, eu nao quero acreditar que o Gordon seja sempre assim! Quanto a' sobremesa, ficou uma delicia :) Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi Stef!
    Como tu já falou, é pressão mesmo. Lembro quando trabalhava no restaurante. Apesar de ter ficado pouco tempo, a pressão era muito grande pois o tempo corre, nada pode passar do ponto, nem esfriar, nem esquentar, nem murchar, o cliente tá esperando enfim.... já tens ideia de como vai ser. Mas tenho certeza que vais adorar! Só quem gosta é que entende!
    Lindo manjar!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir
  6. Mas esse manjar deve estar muito bom mesmo!
    Bom final de semana pra vc!
    Bj
    Deborah

    www.delicias1001.com.br

    ResponderExcluir
  7. Rááá...eu tbm adoro o Gordon!!!kkkkk
    Adoro assistir Kitchen Nigthmares!!!kkkk
    E para variar adorei a receita com calda de vinho! Huuuummmm
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Hum! Que delícia. Deve ter ficado tudo de bom este manjar. Com vinho e especiarias! fiquei com vontade de experimentar.

    ResponderExcluir
  9. Stefânia,

    Ficou linda e com um aspecto delicioso esta sobremesa. A apresentacao esta uma maravilha.

    PS. Obrigada pelas mensagens de conforto e comentários.

    Beijinho e uma boa semana

    ResponderExcluir
  10. Queridex,

    Que delícia, hem! Ai ai, quero um desses djá! Acho que vou fazer para a sobremesa de hoje.
    Queridex, ontem deu tudo cerrrrto, depois te conto os detalhes, mas já te adianto que a sobremesa foi sorvetão da Kibom memso... kkkkkk

    beijocas
    Queridex Sato

    ResponderExcluir
  11. OI Cíntia!

    Ficou um manjar dos Deuses mesmo...tomara que você prove.

    Beijos e obrigada pela força!

    ResponderExcluir
  12. Oi Fabi...nem fala viu, eu acho que se fosse comigo ia ficar bem triste...rsrsrs

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Obrigada pela visita e pelo comentário!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Barida!

    Também acho que o chef não seja assim sempre...é como você disse, apenas uma prova de fogo para ver quem aguenta trabalhar sob pressão.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. OI Heidi...isso eu já estou me preparando...mas vamos esperar chegar para ver, né?

    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Oi Deborah!

    Ficou uma delícia...pena que comi só um...rsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi Mônica,

    Com certeza vale a tentativa...é uma sobremesa bem especial.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  18. Oi Catarina!
    Tudo bem?

    Que bom que está de volta! Espero que já esteja melhor.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Ai Queridex, nem preciso te falar novamente o quanto estou orgulhosa, né?

    Beijosssss!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...