sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Como fazer: Caldo de Legumes



Essa semana eu tive aula prática de fundos. Ou seja, algumas preparações que são base para várias receitas: caldo claro e escuro (de frango ou carne) e molhos. Foi uma aula super importante, uma vez que um bom caldo é o pelo menos um grande passo para ter uma receita bem feita.

Eu  já era acostumada a fazer meus próprios caldos, mas tinha dia que a preguiça falava mais alto, quer dizer...quase gritava, e eu optava por um belo cubinho daquela marca, sabe? Pois é, depois dessa aula fiquei praticamente proibida de usar esse artifício novamente. O que é muito bom na verdade! Uma vez que esses caldos industrializados não são aquilo que chamamos de mais saudável...
Enfim, eu sei que vocês devem estar pensando o trabalho todo que deve ser para fazer o seu próprio caldo, né? Mas vai por mim, vale todo o esforço e tempo despendido! Suas preparações vão ter outro sabor e com certeza ficarão mais saudáveis...isso eu garanto!

Também quero abrir um parênteses para um ingrediente que a maioria de vocês deve saber o que é: o bouquet garni. O que é esse negócio de nome bonito? Bom, o bouquet garni é um conjunto de ervas aromáticas que é usada para dar sabor a vários pratos e molhos. Não existem uma fórmula definida de que ervas usar. Aqui eu sugiro o que usamos na aula de cozinha básica: Folhas de aipo (Aquela parte verde), Salsinha, Louro, Tomilho e Folhas do Aipo (É para não jogar nada fora, viu?).
O nome bouquet se deve ao fato que fazemos um amarradinho de tais ervas para facilitar o manuseio nos preparos.
Vocês podem usar o conjunto de ervas que desejarem, sempre respeitando como elas irão harmonizar com sua preparação. Esse conjunto que usei acima é muito prático e combina com quase tudo...um coringa, sabe?


Bom, hoje vamos começar pelo caldo de legumes. Esse não foi feito em aula, mas eu segui os mesmos princípios que o meu professor orientou. A maior dica que posso dar na verdade é fazer em grande quantidade e congelar...assim você sempre terá um bom caldo a sua disposição e não terá tanto trabalho...

Então vamos lá?!

Tempo de Preparo: 2 Horas
Rendimento: 3 litros de caldo de legumes

Ingredientes

300g de cenoura
300g de cebola
300g de alho poró
100g de aipo
2 a 3 dentes de alho grande
1 Bouquet Garni
5 litros de água

Modo de preparo

1. Pique todos os vegetais em cubos. Coloque-os em uma panela bem grande, a maior que vocês tiverem em casa, ok? Cubra tudo com água fria e adicione o bouquet garni. Ligue o fogo e deixe-o alto até que levante fervura. Quando começar a ferver, abaixe o fogo para o mínimo e deixe cozinhar por aproximadamente 1 hora e meia. 
Se começar a formar uma espuma por cima, vá retirando-a com a ajuda de um concha. O caldo irá reduzir bem após esse período.
Quando já estiver passado esse tempo, prove e se necessário deixe um pouco mais. Descarte o bouquet garni e passe tudo por uma peneira.

Viu como é simples? Não é nenhum bicho de sete cabeças e no fim você terá um lindo caldo feito por vocês.

Esse caldo se conserva bem na geladeira por até 3 dias, ou congelado por até 1 a 2 meses. Para congelar, eu aconselho fazer esse processo em recipientes menores para facilitar o uso posterior. Aqui por exemplo eu uso forminhas de gelo. Depois que estão congelados, eu retiro da forma e coloco em sacos plásticos. Economizo espaço no congelador e fica mais fácil o manuseio.

Bom, é isso! Espero que gostem e aproveitem essa dica.

Foto do bouquet garni: http://thefoodillusion.wordpress.com

11 comentários :

  1. Posso falar?! Que coisa chic essa menina, futura chef de cozinha! Tem dias que eu também morro de preguiça de fazer caldo.. Mas o coração - literalmente - fala mais alto né.. Muito sal nos industrializados! Amei a explicação, super didática!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Stef querida, eu confesso que tbm não é sempre que faço os caldo...rs...Geralmente quando faço eu faco isso mesmo; congelo. (gosto de usar forminhas de gelo - comprei várias coloridas só pra isso...rs)
    Adorei o nome chique do bouquet! :)
    Bjs Fe

    ResponderExcluir
  3. Ok eu confesso que nunca fiz caldo de legumes mas de frango ou peixe e marisco faço....
    Obrigada pela lição!!!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderExcluir
  4. Aluna exemplar! Anotou tudinho!! Muito bem!! :)
    Faço assim o caldo tb... às vezes não coloco as ervas, pq não tive sucesso com minha horta de apartamento, mas o resto faço igualzinho!
    Fica realmente uma delícia e faz toda a diferença!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir
  5. Olá Stefânia,
    Essa semana preparei um risoto de camarão e usei sua receita de caldo como base para a minha. Também dei uma verificada em suas receitas de risoto para me inspirar. Ficou definitivamente delicioso. Impressionante como o aipo faz diferença! Bjocas

    ResponderExcluir
  6. Oi Stef! Eu aprendi isso com a Tammy no curso de risotto e depois no meu livrinho básico. É realmente MUITO melhor! E como disse a Fe ali em cima: usar forminha de gelo pra congelar (essa dica, aliás, peguei do livro da Le Cordon Bleu). Assim temos o "trabalhão" uma vez a cada tantas vezes, rs.
    Parabéns pelos estudos!
    Bjs!
    Cath
    http://utensilios.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. e q q se faz depois c/ o buque carni q foi cozinhado? joga fora? se naõ joca fora, faz o q com ele? ensina por favor pq não sei como utilizar. Quero fazer o caldo de lecumes pro meu filho Giovanni
    bju Edileida

    ResponderExcluir
  8. desulpa esqueci de falar q não tenho bloc entao se puder responde por aqui memo q volto pra ve a resposta
    obrigado bju Edileida

    ResponderExcluir
  9. Oi Meninas,

    Muito obrigada pelo carinho de cada uma e pela visita!

    Beijo bem grande a todas!

    ResponderExcluir
  10. Oi Edileida,

    Então, sobre o bouquet garni. Após usar você pode descartá-lo, ok?

    Espero ter ajudado!

    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  11. Li en uma revista española que esse caldo é muito bom para ajudar no emagrecimento com saúde!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...