sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Medalhão Suíno ao Molho de Romã e Vinho Tinto

Não sei se já comentei aqui, mas moro em apartamento. Foi a primeira vez que morei em apartamento nos meus 28 anos de vida. Devo confessar que é muito cômodo, é mais seguro, não tem tanto trabalho...masssss....infelizmente também não tenho espaço para ter meu pomar e nem um cachorrinho feliz e saltitante. A horta eu dou uma driblada e planto minhas ervinhas em vaso, mas ter um pé de romã na varanda não seria a opção mais indicada para ter belas frutas em casa.

Bom, mas a sorte é que tanto os meus pais, quanto os pais do Amore moram em casa e temos um bom terreno a nossa disposição para plantar e colher frutos. Como usual, em uma das minhas visitas a casa dos meus sogros, nós sempre vamos ao pé de ameixa para ver se encontramos micos para dar comidinha na boca deles, as vezes eles aparecem, as vezes não...dessa ultima vez eles não apareceram, mas encontrei 2 belas romãs que logo em seguida recebi de presente da minha sogrinha. Como não é uma fruta que usamos muito, apenas no fim de ano, decidi que faria algo diferente com ela...resolvi fazer um molho para acompanhar o medalhão que estava dando sopa no congelador. Afinal de contas carne de porco e um molhinho agridoce foram feitos um para o outro, concordam?
E posso dizer sem dúvida alguma que a combinação rendeu bons frutos mais uma vez, a doçura do molho combinou divinamente com a carne, diria que foi melhor até do que eu esperava, uma surpresa por assim dizer. Ficou tão bom, mas tão bom que eu ainda peguei um pedacinho de pão para não deixar nada ir embora desse molhinho tão delicado e ao mesmo tempo tão marcante. Acho que o melhor de tudo é que é um molho bem versátil...vai com carne de porco, de frango, cordeiro...hummm, só de pensar as lombrigas já ficam animadas...

...mas infelizmente tenho que cortar o barato delas, estou tentando ficar firme na dieta...embora o prato pareça substancioso, ele foi bem leve e uma opção perfeita para esse almoço de quinta-feira. Uma delícia!



Tempo de preparo: 15 Minutos
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes

4 medalhões de porco com aproximadamente 160g cada um
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite para dourar

Para o molho

1/4 xícara de vinho tinto seco (Eu usei malbec)
2 colheres (sopa) de echalotes picadinhas (se não tiver use cebola roxa)
1/2 xícara de caldo de frango (com pouco sal)
1/4 xícara de xarope de romã
1 e 1/2 colher (chá) de sementes de romã
Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Aqueça uma frigideira com azeite e doure os medalhões em ambos os lados. Depois de dourado, leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 10 minutos para terminar o cozimento da carne.

2. Enquanto o medalhão está no forno, prepare o molho. Em uma panela pequena, coloque o vinho e as echalotes. Deixe reduzir bem o vinho, para menos da metade, aproximadamente 2 minutos. Acrescente os demais ingredientes e deixe reduzir por aproximadamente 5 minutos, até obter uma consistência mais grossinha.

3. Retire os medalhões do forno e cubra com o molho. Sirva acompanhado de legumes assados ou uma saladinha verde.


9 comentários :

  1. realmente nao tenho outra palavra: maravilhoso!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Stef!!Na casa dos meus pais tem um pé de romã, nessa época a alegria do meu pai é oferecer romã para todo mundo, ele já chama para ir visitá-los para buscar romãs... e eu nunca nem provei ...rsrs ficou lindo esse molho... que cor linda !! Ah nesse fim de semana semana fiz seus pãezinhos de oliva e erbes de provence(que nesse momento estão assando)e amanhã é aniversário do meu marido ele me pediu para fazer aquela torta de nozes do café colonial que vc postou...bjinhos bom fim de semana!!

    ResponderExcluir
  3. OLHANDO PARA AS FOTOS FICO SEM PALAVRAS,AMEI.
    BJS

    ResponderExcluir
  4. AS PALAVRAS CERTAS SERIAM..PERFEITO...MAGNIFICO.
    BJS

    ResponderExcluir
  5. Oi Tamy,

    Obrigada! É realmente um prato que quero repetir.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  6. OI Ci!

    Nossa, que delícia! E como ficaram? Depois vem aqui e me conta, tá bom?

    Ah, recebi a receitinha do apfelstrudel, quando puder eu vou testar.

    Beijo grande querida!

    ResponderExcluir
  7. OI São,

    Obrigada pelo carinho...esse prato realmente ficou bem gostoso!

    Beijocas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...