sábado, 20 de novembro de 2010

Torta de Ricota, Iogurte e Mel


Bom, a idéia inicial não era fazer uma torta, mas assim a chamei quando provei a primeira fatia. A receita, da linda Anna Olson, dizia que era um cheesecake de iogurte e mel eu fiquei super curiosa, até porque imaginei que seria uma sobremesa super leve. Quando a vi preparar, tive certeza que ia fazer...por que é muito simples! 

Mas vamos lá, o grande problema. Moramos no Brasil e infelizmente os ingredientes não são os mesmo ou muitas vezes não os encontramos aqui. Foi o que ocorreu com a ricota, na transmissão do programa da Anna, Fresh, eu bem que percebi que aquela ricota dela estava muito cremosa para o nosso padrão. Enfim, não me importei tanto (vivendo e aprendendo, não é?) e fui preparar a receita. Comprovei que era muito simples mesmo, mas também comprovei a minha dúvida que a ricota daqui é bem diferente o que proporcionou a torta uma textura diferente...bom, daí a mudança do nome, virou uma torta de ricota e não uma cheesecake. Mas enfim, ficou boa, eu gostei! Mas da próxima vez farei algumas alterações para agradar mais o Amore e deixar a textura mais leve.



Mudando completamente de assunto, não vou me demorar por aqui...na última semana dediquei o fim de semana as amigas....esse será dedicado a paparicar o Amor, por que ele mais que merece, não é?

Beijos e um lindo fim de semana a todos!



Tempo de Preparo: 20 Minutos
Tempo de descanso: 12 Horas
Rendimento: 6 a 8 porções

Ingredientes para a base

2 xícaras de biscoito de leite e mel triturado e passado pela peneira
1/2 xícara de manteiga derretida
1/4 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de raspas de limão siciliano (se for usar o tahiti diminua para 1/2 colher)

Ingredientes para o recheio

2 xícaras de iogurte natural
2 xícaras de ricota fresca (Da próxima vez eu vou diminuir para 1 e 1/2 xícara)
1 ovo
1/3 xícara de mel (Da próxima vez vou aumentar para 1/2 xícara)
1 colher (chá) de raspas de limão siciliano (Se for usar tahiti diminua)
1 colher (chá) de essência de baunilha

Para a cobertura

1 xícara de manga cortada em cubinhos
Framboesas

Modo de preparo

1. Misture o iogurte com a ricota. Cubra uma peneira com filtros de papel (tipo filtros de café), coloque a mistura sobre a peneira com os filtros, coloque sobre uma tigela funda e cubra com papel filme. Leve a geladeira e deixe descansar para que todo o soro escorra.

2. Prepare a base. Pré aqueça o forno a 160 graus. Misture todos os ingredientes da base, cubra o fundo e as laterais de uma forma de fundo falso. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Não desligue o forno

3. Prepare o recheio. Misture bem todos os ingredientes com a mistura de ricota e iogurte. Eu passei pelo processador pois a ricota tinha ficado em pedacinhos. A mistura deve ficar bem homogênea, então você pode fazer como eu e passar pelo processador ou então amassar bem com um garfo. 

4. Cubra a base (que já deve estar fria), com o recheio e leve ao forno por aproximadamente 25 minutos. Retire do forno e deixe esfriar até atingir a temperatura ambiente. Leve a geladeira por pelo menos 4 horas. Decore com a manga picadinha e com as framboesas. Sirva com um pouco de mel.


22 comentários :

  1. Não acredito que ainda não conhecia o teu blogue! É fantástico! As fotos são lindas, as receitas apelativas... Vou voltar!

    ResponderExcluir
  2. No Brasil temos a ricota cremosa também, mas gosto das duas.
    Gosto de tudo menos doce. Pra mim penso que estaria bom assim.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Ficou lindo.. Parabens! Bom fim de semana!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Nossa que delícia...
    Suas fotos são lindas!

    ResponderExcluir
  5. O creme de ricota deve fazer o efeito semelhante, não é? Ficou linda, Stefânia! Adorei! bjos

    ResponderExcluir
  6. Stefânia,
    Que delicia de torta!
    Eu sou fã de cheesecake, e já vi, que a sua receita é um sucesso.
    Agora, essa de ricota, deve estar divino.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Adorei o pratinho decorado! Mas a torta ficou linda, me apeteceu aqui!
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Stef, amei, adorei, delirei, realmente está linda demais e deve ser mesmo deliciosa. Cuida do amor mesmo porque estamos abusando deles, não é verdade? Eu também estou correndo atrás, rsss.Bj grande queridona, adorei te ver. Bj grande.

    ResponderExcluir
  9. olha, tem uma ricota da marca Vitalate, mais macia e o sabor lembra mais creme de leite. Quem sabe não é essa que você deva usar? :)

    Carola Rodrigues

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro torta de ricota, já anotei sua receita! bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  11. OI Catarina,

    Seja bem vinda! Muito obrigada pela visita e pelo comentário!

    Espero encontrá-la aqui mais vezes!

    Beijos e uma linda semana para você!

    ResponderExcluir
  12. Oi Gina,

    Pois é, me falaram do creme de ricota...mas acho que ele não daria a consistência, não sei bem...acho que tenho que testar, né?
    E realmente, não é uma torta muito doce, se você prefere a sobremesa mais suave, vai estar bom para o seu paladar.

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  13. Oi Cátia!

    Obrigada Querida!

    Tenha uma linda semana também!

    Beijosss

    ResponderExcluir
  14. OI Lídia!
    Tudo bem Querida?!

    Obrigada pelas visitas, viu? E então, já fez alguma receitinha do seu livrinho das Rainhas?

    Beijosss!

    ResponderExcluir
  15. Oi Maura,
    Tudo bem?

    Pois é, eu achei isso ótimo! Ela é super leve! Dá para usar iogurte desnatado e ricota light...e aí deixar mais leve ainda, bom né?

    Beijo e boa semana para você!

    ResponderExcluir
  16. OI Dani!

    Pois é, eu quero testar com o creme de ricota. Não sei se daria a textura que eu vi no programa por que ele parece ser mais cremoso...mas acho que pelo menos deixaria menos o gosto da ricotta.

    Beijos e obrigada! Uma linda semana para você!

    ResponderExcluir
  17. Oi Fabi!

    Pois é menina, a cheesecake fez sucesso lá no encontro das meninas rainhas, foi uma delícia!
    Agora essa torta de ricota é boa também, mas eu acho que se fizer as alterações que eu sugeri ficaria melhor...vamos ver, né? Tem que testar para saber...

    Beijosss e uma linda semana para você!

    ResponderExcluir
  18. Oi Tati!

    Lindo esse pratinho, né? Comprei no Pão de Açúcar, acredita? Sempre encontro umas coisinhas bacanas por lá.
    A torta ficou bem bonita também, só que uma pena que não fez muito sucesso com o Amor...
    E então, já testou alguma receitinha do livro?

    Beijoss e boa semana para você!

    ResponderExcluir
  19. Oi Téia!

    Quando eu digo que você é nota 10 eu estou economizando, viu? Você é nota 20! Tudo de bom!
    Também adorei ver você e as outras meninas, foi muito legal!
    Olha, eu cuidei direitinho dele...tava em débito...rsrs...

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  20. Oi Carola!

    Obrigada pela dica Querida! Vou dar uma olhadinha nessa opção e testar. Será que é parecida com o creme de ricota que as meninas sugeriram?

    Beijos e obrigada mais uma vez!

    ResponderExcluir
  21. OI Beta!

    Que bom que gostou! Se testar depois vem aqui e conta como ficou, tá?

    Beijocas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...