segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Risotto de Framboesa e Camembert


Uma das minhas paixões em uma refeição é comer um bom queijo. Simmm, me digam se um queijo não deixam o seu dia mais alegre? Não?! Preferem chocolate? Ahhhh, para mim não...em dias de TPM, em dias felizes, em datas comemorativas...sim, sempre é dia de queijo para mim! Acho que como todo dia, se não como pelo menos tento...adoro muito!
Esse fim de semana por exemplo, compramos umas cervejas importadas (Outra paixão) e alguns queijinhos para acompanhar...era sábado a noite, fiz pão, aquele pãozinho do outback, fiz torradinhas, deixei os queijos na temperatura adequada, cervejas geladas (Red Ale, Weiss, Stout...), um bom azeite e uma boa geléia de pimenta (presente da fofa da Ana Cláudia no encontro das rainhas). Enfim, foi quase um queijo e vinhos...mas na verdade um queijo e cerveja, delicioso e regado a boa conversa! Só eu e o Amore, e uma noite deliciosa...como é bom fazer isso, não é?
Bom, daí sobraram alguns pedacinhos de queijos. Alguns não tem problema em ficar mais tempo na geladeira, mas o camembert não, esse precisa ser consumido em um prazo adequado, entre 30 a 45 dias de sua data de fabricação, onde ele vai adquirir sabor e aroma mais pronunciados, perfeitos para o meu paladar. E para não perder essa características do queijo, decidi colocá-lo no meu almoço hoje.
Ah, mas como a idéia é não jogar nada fora, aproveitei para usar umas framboesas que já estavam na geladeira e pedindo uma espécie de atenção especial...ahhh, quem não atende a um pedido de lindas e rosadas framboesas? Bom, eu atendo!
Enfim, e nada  melhor do que um risotto para colocar tudo isso em prática, não é? Eu sempre falo...tá em dúvida com o que fazer com o que tem na geladeira...Risotto ou Quiche...sempre dá certo e você nunca vai jogar nada fora! Bom demais, não é mesmo?

Enfim, o prato ficou delicioso, melhor do que poderia esperar! Acompanhou perfeitamente essa segunda-feira chuvosa de Brasília e me fez mais uma vez pensar: tem coisa melhor que queijo e frutas juntos? Ah sim, tem! Queijo, frutas, vinho...ou cerveja! Ahhh, e o Amore junto para fechar com chave de ouro!

Uma linda semana a todos!




Tempo de preparo: 25 Minutos
Rendimento: 2 porções

Ingredientes para o Risotto

1 xícara de arroz arbóreo ou carnarolli
1 1/2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de cebola picadinha
1/2 xícara de vinho branco seco
3 xícaras de caldo de legumes
1/2 xícara de framboesas frescas
Queijo grana padano a gosto (eu usei mais ou menos 1/4 xícara)
Queijo Camembert a gosto (eu usei aproximadamente 50g)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Salsinha para decorar

Modo de preparo

1. Leve o caldo de legumes ao fogo baixo e deixe ao lado sempre aquecido. 

2. Em uma panela, derreta  1 colher (sopa) de manteiga juntamente e junte a cebola e deixe refogar por alguns instantes até que fiquem translúcidas. Adicione o arroz e refogue por mais alguns minutos, acrescente o vinho branco e o açafrão e não pare de mexer até que o vinho evapore. Vá adicionando uma concha de caldo por vez, mexendo sempre, lembre-se que você só deverá adicionar a seguinte concha de caldo após a anterior ter secado. Tempere com sal e pimenta. Prove  o risotto. Quando os grãos estiverem "al dente", já é hora de desligar o fogo. Adicione o queijo grana padano ralado, a framboesa, o camembert e o restante da manteiga. Deixe descansar por 1 ou 2 minutos.

Sirva imediatamente.

32 comentários :

  1. Stafania, gosto muito de risotos, ja tentei com pera, com framboesa nunca. Parece espetacular!

    Bjo gde, Dani :)

    ResponderExcluir
  2. eu tenho curiosidade de colocar frutas no risotto, mas eu ainda sou muito pequena nessa vida das frutas com a comida.
    em compensação, fiz um risotto de camembert semana passada que ARRASOU o primeiro colocado do ranking - o risotto de limão, meu ex-predileto do ano.
    mas eu ainda crio coragem de fazer um com morangos, que acho inclusive que já vi uma receita aqui. :)
    fora que fica um luxo essa comida cor de rosa, né? super fashion.

    beijo, bonita. aproveita a chuvinha! ;)

    ResponderExcluir
  3. Encontrei alguém que me entende! Queijos são perfeitos para a TPM, pra mim chocolate não resolve.
    Nunca coloquei frutas no risotto, e fica uma cor linda mesmo!
    beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  4. Linda receita stefânia!! mas ainda não tenho essa versatilidade de frutas e queijos..bem que gostaria de tentar! quem sabe eu não me animo! bjos

    ResponderExcluir
  5. Eu não conheço no mundo ninguém, de chef à goumet, que faça risottos mais lindos do que os seus!!!
    Perfeição!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Stef., eu tbém amo queijos..de todos os tipos, texturas.. Amei seu risotto, muito chique!

    Bjao querida, Glau

    ResponderExcluir
  7. Stef, que combinação incrível essa que vc fez!! Deve ter ficado muuuito bom messsmo!!!
    Estou bem! correria de fim-de-ano, e preparando para ir ver a família! (mega ansiosa!!rs)
    Boa semana querida
    Bjs Fe

    ResponderExcluir
  8. Queridex, só tem uma palavra para este post super, hiper, mega bem escrito: ESCÂNDALO!!!

    Da receita eu nem digo nada pq já imagino que deve ter ficado com algo parecido com a comida dos Deuses.... adorei tudo, o texto e foto.

    Boa semana para vc, minha queridex.

    Pati Sato

    ResponderExcluir
  9. Arrasou, hein? Deve ficar tudo essa receita! vou pegar emprestado! rs Bjos

    ResponderExcluir
  10. Querida,
    Que coisa mais lindaa!

    bj

    ResponderExcluir
  11. Stef,
    Eu já te disse que quando crescer quero ser igual a você???? Ai que arraso...bjos, Ana Cláudia

    ResponderExcluir
  12. os risostos com frutas e queijos são perfeitos. este é mais um maravilhoso do seu repertório. bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Stef, bom dia!
    Que lindo seu risotto! E q noite deliciosa!
    Não sabia q vc era fã de cervejas! Meu irmão é mestre cervejeiro, acredita? Essa semana estará num evento em Blumenau e semana q vem tem num bar aqui o lançamento da Double Viena q ele fez! Esse ano foi até campeão nacional com uma vermelha q levou baunilha!
    Mas voltando às comidinhas... na panela nova fiz risotto de mignon com funghi e nos ramequins teve o suflê mesmo! Não peguei a receita do Claude pq achei mto doce (vi no q marravilha esse episódio, ia goiababa + caramelo), mas fiz a receita daquela chef Carla Pernambuca, sabe? Ficou ótimo!
    Qdo vier pra cá já sabe q terá várias cervejas pra provar :)
    Beijos,
    Pri.

    ResponderExcluir
  14. OI Dani!

    Pois é, essa foi minha primeira tentativa com framboesas e eu adorei! Já tinha provado com morangos e também tinha ficado muito bom! Dá uma quebradinha ótima!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  15. Ahhh, e nem te contei. Fiz esse com camembert por que você me inspirou, né baby? Juntei o util ao agradável...tinha camembert e tinha sua dica, ótimo, né?

    Ahh, a cor nem precisa falar, super up! Vou fazer para um jantar com amigas, vai arrasar!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  16. OI Tati!

    Ah, nem fala...chocolate não resolve mesmo! Agora um queijinho...hummm, é pá pum, tudo de bom!

    Obrigada pela visita Querida!

    Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  17. OI Angela!

    Para tudo tem uma primeira vez, não é? E cozinha é assim mesmo, tem que experimentar...se não nunca saberemos...rsrs

    Beijo grande e obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Tati, meu anjo!

    Quase chorei, chamei o Amor, contei para o pessoal do trabalho...amei o seu comentário! Muito obrigada mesmo! Você fez o meu diz muito melhor!

    Beijossssss!

    ResponderExcluir
  19. Oi Glau!
    Tudo bem Linda?

    Ahhh, nem fala...minha mãe diz que eu gosto tanto de queijo que como até mofadinho..srsrsrs.

    Ah, e esse ficou super feminino, né? Dá para fazer em uma girls night, não é?

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  20. Ai Fe! Que delícia! Viagem de fim de ano é tudo de bom, não é mesmo?

    Beijocas e boa semana!

    ResponderExcluir
  21. Não é a toa que você é minha Queridex mesmo! Te adoro muito!

    E você, gosta de risotto?

    Beijosss e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  22. Oi Dani!

    Fique a vontade, ok? Esse é um risotto que com certeza vale a pena repetir!

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  23. Oi Dé!

    Super feminina, não é? Que bom que gostou!

    Beijos e saudades!

    ResponderExcluir
  24. Ai Ana! Você não existe, hein!

    Obrigada por tudo!

    Beijossss

    ResponderExcluir
  25. Oi Junia!

    Para você é um ótimo risotto, já que por aí é mais fácil encontrar boas framboesas. Aqui até encontro...mas tenho que pagar R$ 10,00 por 100g, acredita?

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  26. Oi Angela!

    Concordo com você, é uma ótima combinação, não é mesmo?

    Beijo grande e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  27. Oi Pri!

    No creo! Mestre Cervejeiro?! Amoooo! Adoroooo cerjeva! Quando fui para Bélgica com o Amore, nós provamos tantos tipos...as vezes até de manhã, acredita? Era tão barato...rsrs...tipo 1 Euro por uma cerveja que aqui custa R$ 35,00...aproveitamos bem, foi uma delícia!

    Mas me conta da panela, gostou de usar? Eu amo a minha! Adoro fazer risotto nela! E os sufflês, cresceram bem? Nunca fiz um acredita? Depois manda a receitinha...

    Agora tenho mais um motivo para ir a Curitiba! rsrsrs

    Beijo grande e boa semana!

    ResponderExcluir
  28. Simplesmente adorei seu blog!! Ótimas receitas, fotos espetaculares e ótimo conteúdo!!
    Já estou seguindo!!!
    Beijos
    Nath
    http://sabordapaixao10.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Oi stefania..
    hoje vim de proposito ao seu blog ver a receita de Risotto.. porque eu fui na Marks and Spencer, não sei se existe no brasil, mas e das lojas que eu mais ADORO.. tem varios andares e num dos andares tem comida,chas, vinhos, biscoitos, chocolates suiços e tudo pra cozinhar, organico de alta qualidade.. Entao fui la hoje fazer as minhas comprinhas, e vi la arroz italiano pra fazer risotto. Comprei pra fazer no jantar com o meu amor, mas como nunca fiz, vim voltar a espreitar a sua receita.

    Devo confessar que quando estava la (na marks and spencer) vi muitas coisinhas que achei que voce iria adorar receber, mas tenho receio pelo envio daqui pra ai é muito longe. mas quem sabe um dia eu arrisco e te envio algumas coisas..

    Te deixo o site se vc quiser ver:
    http://www.marksandspencer.com/Food-Wine/b/199646031

    Beijinhos, bom fim de semana*

    ResponderExcluir
  30. Oi Nath!

    Obrigada Querida! E seja muito bem-vinda!

    Um beijo grande e ótima semana para você!

    ResponderExcluir
  31. Oi Cátia!

    E então, fez o risotto? Aiii que curiosa que eu sou, né? Depois vem aqui e me conta, tá?

    Adorei essa loja! Acho que aqui não tem não, pelo menos não encontrei nenhuma referência...aí fiquei só babando...

    Beijosss!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...