domingo, 28 de novembro de 2010

O Fantástico Bolo de Chocolate...amargo...


Pensamentos...reflexões... sensações... Como diria uma amiga: "Tudo isso junto e misturado". Bom, isso sempre acontece quando estou cozinhando, esse conjunto de sensações e reflexões sempre trazem pensamentos e conclusões sobre cada preparação, sobre cada prato.
Portanto hoje não foi diferente, Mon Amour foi pedalar e eu fiquei em casa por que o sol estava muito forte. Entediada, bored...ahhh, um bolo de chocolate sempre dá uma animada, não é? E esse bolo evoca muitas sensações....inclusive pecado...simmm, pecado...estaria Eu pecando? Bom, a partir do momento que uso 220g de chocolate meio amargo em uma receita de bolo (pequeno, foi meia receita), logo penso...Oh Dear God, esse sim, é o pecado da gula....mas não, logo penso um pouco mais...seria esse um outro pecado? Ou seriam dois? Luxúria! Sim, poderia descrevê-lo como gula e luxúria! Mas não, não me sinto culpada. Me sinto bem, que sensação é essa que um bom chocolate traz? Embora não seja a minha primeira opção de doce, o chocolate é imbatível, não mesmo...90% da população gosta? 99%, né?!

Impressões positivas e impressões negativas, sempre! Pois tudo tem dois lados, não é mesmo?! Para mim um perfeito, o fantástico, cremoso, intenso...definitivo bolo de chocolate. Para o Amor, pedi até que não provasse. Sim, esse não é um bolo para aqueles que não apreciam um bom chocolate amargo, e o Amor definitivamente não aprecia...a primeira pergunta que ele faz quando faço sobremesa é: "É doce? É gelada? Sim?! Então eu gosto!", portanto não precisei hesitar em nenhum instante, esse seria apenas o meu presentinho...para mim mesma! Dessa forma, essa é a impressão negativa, não consigo fazê-lo para as duas almas que habitam o mesmo espaço neste apartamento....mas sim, consigo pelo menos satisfazer toda a expectativa que tenho em um bolo de chocolate.

E por fim, como não posso deixar o Amore sem presentinhos de fim de semana, hoje vai ter coxinha a tarde...a trash food preferida dele...



Tempo de Preparo: 20 Minutos
Tempo de Forno: 1 Hora
Rendimento: 6 Porções (estou publicando meia receita)

Ingredientes

3 colheres (sopa) de café expresso (eu usei um forte, intensidade 10 - Ristretto da Nespresso)
3 colheres (sopa) de cognac ou rum
1/2 colher (sopa) de extrato de baunilha
220g de chocolate meio amargo picado (eu usei 70% de cacau)
3 ovos
1/3 xícara de açúcar
1/2 xícara de creme de leite fresco gelado

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma alta e reserve. Em uma tigela de vidro, misture o café expresso, com o cognac (ou rum), com a baunilha e o chocolate. Leve ao banho-maria para derreter.

2. Enquanto isso, leve uma tigela grande ao banho-maria e bata os ovos com o açúcar por aproximadamente 10 minutos, ou até que triplique de volume e tenha a consistência de chantilly leve. Se tiver uma batedeira de mão, use-a. Esse processo cansa um pouco os braços pois você não pode parar de bater. Eu não tenho a batedeira de mão, então usei um fouet.

3. Bata o creme de leite fresco até atingir o ponto de chantilly. Incorpore metade da mistura de chocolate com os ovos. Incorpore metade do chantilly e depois o restante do chocolate. Termine de incorporar o chantilly. Tome muito cuidado nesse processo pois a massa não pode perder ar.

4. Disponha a massa na forma previamente preparada. Leve ao forno pré aquecido e deixe assar por 1 hora em banho maria ou até que o centro esteja bem firme. Após esse período, desligue o forno e abra a porta do forno entreaberta e deixe o bolo dentro por 15 minutos. Retire do forno e deixe ainda dentro da forma com a água do banho-maria por mais 30 minutos. 

5. Desenforme e sirva com chantilly.

Essa receita é da Julia Child, e retirei do livro Mastering Art of French Cooking. Francês, com chocolate, da Julia Child...como poderia não dar certo, não é mesmo?

37 comentários :

  1. Stefânia,
    eu faço parte desses 99%, pois eu amo chocolate!!!!
    e para mim, nem importa se é meio amargo, amargo ou doce...kkkkk
    Adorei a textura dele, e essa é a primeira receita da Julia Child que eu acho na blogosfera.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu tb faço parte desse grupo amiga,para mim vai mesmo de qualquer geito,ficou com um aspecto tentador,bjokinhas amiga

    ResponderExcluir
  3. Querida, esses seus textos são impagáveis...adoro! Aqui em casa é bem o contrário; eu não, mas o gatão AMA chocolate amargo...
    Valéria Lim-Apo

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro chocolate. E este bolo está com um aspecto fantástico,delicioso. Quando tiver tempo faço esta receita.

    ResponderExcluir
  5. Ai, isso é até maldade... Amo meio amargo! Se precisar de alguém para dividir o bolo, já que seu amor não come, pode me chamar! ;) Bjos

    ResponderExcluir
  6. PARECE MUITO BOM, A MASSA PARECE UMIDA, PENA QUE AQUI NÃO TEM CREME DE LEITE FRESCO!
    bOM DOMINGO!

    ResponderExcluir
  7. Stefânia, eu fico louca com suas sobremesas! Esse bolo deve ter ficado demais! Adoro chocolate amargo. Preciso providenciar uma forma alta para fazer esse bolo! bjs

    ResponderExcluir
  8. Estou nos 99%, resistindo bravamente a vontade de ir a cozinha, fazer tb.

    é impressão minha, ou não vai farinha???

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Quando li o título da receita pensei: "não entre, não entre"...mas aqui estou eu para minha sessão diária de penitência! Ô tortura!!!!
    Coisa linda!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Quase uma experiência Julie e Julia né!!kkkk Toda vez que vejo um filme ou escuto uma música em francês, eu lembro de vc!rsrs
    Luxo vc amiga! mto luxo!
    Bjs Fe.

    ResponderExcluir
  11. Nossa que deliciaaaaaa, parabens stef!!!

    Bjus Mila Gomes

    ResponderExcluir
  12. Oi Stef! Esse bolo ta com uma cara ótima! Mas o q foi essa cheesecake blulé do post anterior? Apaixonei, com certeza vou fazer! E me diz, q forminha foi essa q vc usou??

    A receita do suflê de goiabada é bem simples!

    Calda:
    200 ml de leite
    100g de catupiry

    Suflê:
    4 claras
    1 pitada de sal
    220g de goiabada pastosa*

    Para a calda: misture o leite com o catupiry e leve ao fogo em banho-maria. Bata bem com um batedor de arame até se tornar uma calda lisa. Deixe esfriar.

    Para o suflê: bata as claras em neve - quando começarem a ganhar volume, junte o sal e bata até formar picos duros. Aos poucos, adicione a goiabada e misture bem com um fouet.
    Divida a mistura em forminhas de louça próprias para suflê – não é necessário untá-las - leve ao forno pré-aquecido a 160ºC por aproximadamente 10 minutos ou até o suflê subir. Não abra o forno. Aumente a temperatura do forno no final da cocção para dourar o suflê. Retire o suflê do forno e sirva imediatamente com a calda fria.

    To numa fase goiabada, aproveitei o embalo e tb fiz um petit gateau!!! :)

    Boa semana!
    Beijos,
    Pri.

    ResponderExcluir
  13. Olá Stef!!!Ah a vida de casada está tranquila...ainda não engordamos porque cozinho mais nos fins de semana...rsrsrs E nesse foram mais duas receitinhas suas testadas: Fiz uma massa com aquele seu molho de gorgonzola e nozes(divino!),e uma panna cotta de sobremesa... muitos elogios, marido feliz, missão cumprida!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi!!! Que bom que gostou do meu blog.... Eu também ando meio sumida de lá, sem tempo de fazer mais receitinha gostosas!! hehehe Mas prometo dar um jeito e atualizar!! Quanto à receita... Eu recomendo fazer!!! Vale a pena mesmo!!! Sou amiga da Dani Carrara sim!!! Ela foi minha incentivadora de fazer o blog...
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oii... eu amo chocolate meio amargo... e este bolo está com uma cara ótimaaa...
    MAS NÃO VAI FARINHA MESMO???
    beijos

    ResponderExcluir
  16. OI Fabi!

    Pois é, eu sou da turma só do amargo...os outros acho muito doce. Mas aqui sempre tem por que o amor adora!

    Sobre a Julia Child, agora que você falou eu também percebi a mesma coisa, quase não vejo receitas dela por aí...uma pena, né?

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  17. OI Belinha!

    Obrigada Querida! Já que você está no grupo dos 99%, vai amar...esse bolo é chocolate puro!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  18. OI Valéria!

    Obrigada, viu? Super fofa que você é! Olha, já que ele gosta de chocolate amargo, esse bolo é para ele...é quase uma barra única de chocolate...rsrs

    Beijossss!

    ResponderExcluir
  19. OI Querida,

    Além do aspecto, o bolo tem uma textura e sabor maravilhosos! Se fizer depois me conta, tá?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Ahhh Dani, acabou! Vamos fazer um juntas, daí comemos sozinhas, o que acha? rsrss

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  21. OI Elizabete!

    Que pena mesmo, pois esse ingrediente não tem como substituir. Quando aparecer você faz.

    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  22. OI Beta!

    Nossa, querida! Então você vai amar esse bolo! A forma precisa ser de bordas altas mesmo, pois ele sobe bem, depois volta um pouco, mas é indispensável que seja alta.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  23. Oi Sandra!
    Tudo bem?

    Então, é isso mesmo. Não vai farinha não. Ele fica com uma textura de bolo por conta dos ovos que foram batidos no banho maria e do chantilly.

    Beijoss e boa terça-feira!

    ResponderExcluir
  24. Ai Tati!

    Não fala que ainda tá de regime?! Mas olha, a minha nutricionista falou que chocolate amargo faz bem para saúde...dá para abrir essa exceção, não acha? rsrsrs

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  25. Pois não é Fe?! A Julia Child é tudo de bom! Amo as receitas dela, sempre dão certo!

    Saudades de você!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  26. OI Mila!

    Obrigada Querida, ficou bem bom mesmo!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  27. Obrigada pelo carinho Noêmia!

    Um beijo e ótima terça-feira para você!

    ResponderExcluir
  28. OI Pri!

    Você ficou com dúvida na forminha da cheesecake ou do bolo? Elas são diferentes...uma é de fundo falso e tem mais ou menos uns 10cm de diâmetro, a outra é normal, mas de bordas bem altas, com uns 12 a 13cm de diâmetro.

    Amei a receita do suflê, já anotei!

    Beijocas e obrigada!

    ResponderExcluir
  29. Oi Cíntia!

    Ai que coisa boa! O Alê disse que vai entrar de regime, acredita? E agora? rsrsrs

    Que bom que gostou do molho de gorgonzola, eu também adoro ele! A última panna cotta que fiz é a minha preferida, foi essa que você fez?

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  30. OI Nath!
    Tudo bem?

    Que legal! Eu conheci a Dani há algumas semanas atrás, super gente boa e com ótimo astral!

    Olha, eu vou fazer aquela receita sim, adorei! Depois vou lá e te conto como ficou.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  31. Oi Renata!

    Então, não vai farinha mesmo. Os ovos e o creme de leite fresco batido que fazem o bolo ter a textura apresentada.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  32. PRECISO fazer esse bolo.
    O meu marido sempre pede um bolo de chocolate sem farinha que fiz uma vez, mas eu perdi a receita.
    E o seu parece divino!
    Bjos

    ResponderExcluir
  33. Primeira vez q visito o blog e pretendo fazer esse bolo...To até com medinho de errar...rsrsrsrs
    Dúvidas:
    1 - o café é preparado ou é o pó?
    2 - Ovos inteiros batidos com açúcar, ou só as claras?
    3 - Qual o tamanho de forma q vc utilizou para essa receita?

    bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline! Tudo bem?

      Vamos lá:

      1 - Café preparado, eu usei um café expresso já pronto;
      2 - Você vai bater os ovos inteiros com o açúcar, mas tem que ser em banho-maria até dar o ponto descrito na receita;
      3 - Para dar essa altura eu usei uma forma de mais ou menos 16cm de diâmetro.

      Espero ter ajudado!

      Abraços!

      Excluir
    2. Obrigada! Depois volto pra contar como ficou!

      bjus

      Excluir
  34. Olá, Stefânia Barreto, seu bolo está divino de ver, minha dúvida é se preciso deixar esfriar os ovos batidos com açúcar antes de por o chantilly e creme de chocolate para continuar a receita. o chantilly não vai desandar no creme de ovos meio quente? ou é assim mesmo? obrigada. bj Neide
    meu e-mail neideboaski@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...