segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Gnocchi ao Sugo com Fondue de Queijo


Feliz! Acho que nenhuma outra palavra poderia descrever melhor o meu estado de espírito. Sim, feliz por ter conhecido lindas meninas, feliz por ter me divertido muito ontem, feliz por fazer parte de um grupo super "up" e feliz por ter como me comunicar com vocês, sim! Feliz por ter o blog! 
Ontem eu participei do aniversário de 5 anos do site Rainhas do Lar. A festinha foi na casa da Glau. Gente, a festa foi linda! O fim de semana foi lindo! Bom...mas vou deixar isso para um post exclusivo. Sim! Por que esse super evento merece, foi perfeito!

Bom, aqui em casa hoje foi super tranquilo. Acordei cedinho, fiz minha rotina de sábado...opa! Mas hoje é segunda-feira...ah, ok! Sem problemas...vamos em frente! Então, hoje fiz minha visitinha de rotina ao La Palma e preparei um almoço para o Amor e para mim. Mas acordei meio que na dúvida do que fazer...e daí lembrei de uma conversa que tive ontem com a fofa da Fe, em que ela comentou sobre o fato de adorar gnocchi...bom, o Amor também adora, então seria gnocchi para o almoço mesmo. Aproveitando é claro o fato de já ter gnocchi congelado e só precisaria fazer o molho...que maravilha, não é? Ahhh, perfeito!

Então com o prato definido, que tal dar uma inovada de vez em quando? Bom, não é todo italiano que eu conheço que gosta de mudar os pratos tradicionais...e o Amor, como um quase Italiano (Sim, quase...ele tem o passaporte e a descendência...mas não é nascido na Itália) gosta desse pratos assim, tradicionais. Bom, mas como ele adora queijo achei que não seria nada demais dar uma incrementada apenas na quantidade do queijo usado...ahhh, e dar um charme no prato também, né?! Enfim, consegui! Adorei o prato, ficou super bom! O Amor achou o fondue um pouco forte, então da próxima vez eu vou dar uma aliviada na quantidade de queijo...mas para meu paladar ficou perfeito! Achei que foi uma excelente combinação e quero repetir em breve e tentar agradar mais o Amore....

....mas mesmo assim, ele comeu e repetiu...imagina se tivesse no perfeito paladar?rsrsrs...imaginem...ao invés do pão passar o gnocchi no fondue...chic, né?!....como ele não gostaria...rsrsrs



Tempo de preparo: 1 hora (eu tinha gnocchi congelado...ou seja, levei menos de 20 minutos)
Rendimento: 4 Porções


Ingredientes para o Gnocchi

1 Kg de batata
Noz moscada ralada na hora
Aproximadamente 300g de farinha de trigo (Pode ser que use um pouco mais para polvilhar)
2 gemas
2 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta-do-reino

Ingredientes para o molho

2 latas de tomates pelados
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho grande picadinho
Sal e Pimenta do Reino a gosto

Ingredientes para o fondue

1 caixa de fondue (400g)

Modo de preparo

1. Prepare o gnocchi. Coloque as batatas com casca em uma panela com água fria e tampe. Quando ferver, diminua o fogo e deixe por mais 20 minutos, até que estejam bem cozidas. Retire do fogo e escorra. Descasque as batatas enquanto ainda estiverem mornas e passe-as no espremedor, para fazer uma massa leve e macia. Coloque o purê em uma tigela grande e junta e noz-moscada e tempere. Acrescente metade da farinha de trigo, a gema, a manteiga e o queijo parmesão e misture delicadamente o mais rápido possível (Se necessário acrescente mais farinha), com os dedos até adquirir uma consistência grumosa.

2. Retire da tigela e amasse cuidadosamente em uma superfície limpa até que forme uma massa suave e maleável. Acrescente mais farinha se a mistura estiver muito úmida, mas cuidado para não trabalhar demais a massa, pois o gnocchi pode perder a leveza.
3. Divida a massa em 3 pedaços e faça rolos da largura de um dedo. Corte em pedaços pequenos (Aprox. 2,5cm) com uma faca afiada. Passe para uma assadeira forrada com farinha e deixe descansar por 10 a 20 minutos.

4. Prepare o molho. Abra a lata de tomates e retire as sementes. Reserve o suco do tomate e pique os tomates em pedaços irregulares. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola com o alho. Adicione os tomates cortados e o suco dos tomates, tempere com sal e pimenta  e deixe apurar por aproximadamente 20 minutos. Reserve.

5. Prepare o fondue de acordo com as instruções da caixa. Reserve.

6. Disponha água em uma panela, coloque 1 colher (chá) de sal, e leve a ferver cozinhe os gnocchis até que eles subam a superfície. Com a ajuda de uma escumadeira, retire os gnocchis da água e coloque na panela com o molho. Misture bem.

Sirva o gnocchi com uma porção do fondue no meio. Decore com folhas de manjericão.

20 comentários :

  1. Hum adorei, muito inusitada essa combinação, não tem como ficar ruim...rsrsrsbjinhos!!!!

    ResponderExcluir
  2. OI Cíntia!

    Obrigada Querida! Ficou bem boa mesmo...e super diferente, não é mesmo? Eu adorei!

    Beijossss.

    ResponderExcluir
  3. Stef,
    Adorei essa receita, vou copiar no fim de semana!! Estou tao empolgada... beijos cheia de saudade,

    Pati Sato

    ResponderExcluir
  4. Stef querida! isso aqui é sacanagem né!! provocaçào??? kkkkk
    Babei aqui!!!
    Bjao flor

    ResponderExcluir
  5. Oiii Stef, voltei :)
    A viagem foi td de bom, já tem fotinhos no orkut!
    Trouxe na minha mala minha primeira Le Creuset, vermelha, linda!! Tb trouxe 8 ramequinhs vermelhos da mesma marca, agora só falta decidir como estreá-los... pensei num suflê de goiabada, q tal???
    Amei a e. dehillerein, tb fui na La Bovida e na Laffayete maison... só nao trouxe mais coisas pq nao cabia mesmo! Minha mãe esta la essa semana, ja me disse q ta fazendo a festa!
    Ah, fiz um estoque nespresso e tb comprei um moedor da Peugeot!!! :)
    Por aqui td bem? To me atualizando nas receitas, esse nhoc está de babar!!! E o q foram as peras com gorgonzola?? morri! hihi
    Q delicia encontro do Rainhas, adoro o blog tb!
    Beijao querida!
    Pri.

    ResponderExcluir
  6. Eu estou apaixonada pelo seu blog, parabens, eu sou de brasilia e louca por gastronomia meu maior sonho é uma batedeira kitchen aid mas até eu ir nos EUA vai demorar um pouco haha e fora que nem sei uma loja boa para comprar la... tem como vc me mandar um email? queria conversar mais com vc, fazer amizade, é tão bom ter pessoas que gostam de gastronomia como eu, eu sou louca por gastronomia, queria fazer um blog, mas são planos para o ano que vem meu namoradinho lindo ja me prometeu me ajudar haha, mas em, prazer meu nome é Kamyla meu email é gcamilagomes@gmail.com
    fica com Deus e parabens mas uma vez por esse blog perfeito...

    ResponderExcluir
  7. HAHAHAHA

    Que chique! Passar gnocchi na fondue ao invés do pão! Amei a idéia! Muito bem executada.

    Minha querida Stefânia, acabei de ler sua resposta ao meu comentário no outro post e não recebi nenhum email. Aí fiquei pensando será que já não aconteceu isso antes??

    Um beijão

    ResponderExcluir
  8. Que delícia adoro nhoque, até aqueles ruins que ficam duros e pesados rsrs!
    Maura

    ResponderExcluir
  9. Que idéia genial o fondue com o gnocchi! Adorei! Bjinhos

    ResponderExcluir
  10. Oi Pati!

    Também tô cheia de saudades! Se você animar podia fazer a receitinha para o aniversário do Laércio, hein?! Ou me contrata de personal chef que eu vou aí e faço...rsrsr!

    Beijo Queridex!

    ResponderExcluir
  11. Ai Fe!

    Você viu quem serviu de inspiração? Você baby! Adorei nossa conversa, viu?!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  12. Ah, peraí! Panelas Le Creuset, moedor Peugeout, viaem para Paris...ela tá mais que chic! Adorei!
    Você vai amar sua panela Pri, vai mesmo. Os ramekins também são tudo de bom, super úteis! A idéia do suflê de goiabada é super brasileira, não é mesmo? Acho que o Claude Troisgos tem uma receita boa, dá uma olhadinha no site da GNT para você pegar a receita. Sobre o moedor eu nem posso falar, é muito chic para mim...não tenho um...é coisa de gente rica, sabe....

    Já dei uma espiadinha nas fotos, babei! Que saudades que deu de Paris, aquilo sim que é lugar para morar, não acha? A e.dehillerein foi indicação da Laura Calder, é tudo de bom, não é? Ahhh, Paris é Paris...não tem como comparar!

    Tô feliz que você tá de volta e vou ficar esperando as receitinhas com os novos brinquedinhos,tá?

    Beijo bem grande e seja bem-vinda novamente!

    ResponderExcluir
  13. Oi Kamyla!

    Obrigada pelo carinho! Muito fofo o seu comentário, adorei!

    Já mandei um e-mail para você, viu?

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  14. Oi Ta!

    Tá vendo, que chic que foi nosso almoço?! kkkkk, até parece, né? Tudo muito rápido e fácil de fazer...foi só dar uma inovada no jeito de servir.

    Olha só, o e-mail foi naquele dia mesmo. Até olhei a caixa de mensagens e mandei novamente, você realmente não recebeu?

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  15. Oi Ale!

    Ficou bem bom! E viu como foi simples de fazer? É só pedir gnocchi congelado para a Alice...daí fica bem mais rápido ainda...rsrsrs.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  16. Oi Maura!

    Também sou super fã de gnocchi. Tô louca para testar uma receita com batata baroa, a Pati, uma amiga querida, comeu um sábado que me deixou com água na boca...quero testar logo.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  17. Oi Dani!

    Obrigada! Ficou super diferente, não é? Ótima opção para aqueles dias mais frios...

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  18. Que festa maravilhosa na casa da Glau!

    O gnocchi ficou maravilhoso e as fotos ficarm perfeitas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Obrigada Querida!

    A festa foi realmente uma delícia! O gnocchi também...rsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...