quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Fillet em Crosta de Ervas ao Molho de Vinho Tinto



Oba!!! Prato principal...diria que foi a super estrela da nossa noite! Se algum dos presentes não gostou, esse soube interpretar muito bem...por que meus queridos leitores e leitoras, esse fillet ficou bom demais!

Como tinha comentado antes, a idéia era oferecer um cardápio inspirado na culinária francesa. Então lá fui eu buscar inspiração na fofa e amada Laura Calder, que foi uma das responsáveis por eu me apaixonar por essa culinária tão rica e deliciosa. Pois é, a Laura tinha feito um cordeiro em crosta de ervas, que inclusive eu também já testei e aprovei, e eu queria fazer alguma coisa usando esses sabores. Mas como oferecer um jantar para 8 pessoas com vinho não é uma tarefa das mais econômicas, nesse caso eu optei por usar ovo ao invés de mostarda Dijon para ajudar a fazer a crosta. Se você for fazer e quiser usar a mostarda, fica uma delícia....mas o ovo para empanar não fez feio não, muito pelo contrário, deixou uma camadinha bem separada e ficou delicioso!
Mas e a carne? Bom, a carne desmanchava, ficou muito macia. Oh Dear God, como ficou macia! E olha que eu não sou uma das pessoas mais carnívoras que vocês vão conhecer, sou fã, mas nada de mais...mas deixa eu contar um segredo...esse fillet, dá para comer toda semana e só ficar mudando as ervinhas da crosta. Como diria minha linda amiga de Minas Gerais: "É bão por demais!".

Bom, fillet pronto, convidados satisfeitos...a mocinha que vos fala super feliz! Vamos para a próxima etapa...crèrme brûlée...mas isso é um papo para amanhã...

Beijos e uma ótima sexta-feira a todos!



Tempo de Preparo Fillet: 15 Minutos
Tempo de Preparo do Molho: Aproximadamente 1 Hora e 45 Minutos
Tempo de Forno: 15 a 20 Minutos
Rendimento: 8 Porções

Ingredientes para o fillet

Aproximadamente 2kg de Filé Mignon (Peça Inteira - Peça para o seu açougueiro limpar e deixar o filé inteiro, sem rebarbas)
Sal e Pimenta-do-Reino a gosto
6 fatias de pão de forma sem casca levemente tostados (como se fosse uma torrada ainda clara - eu levei ao forno por uns 5 a 7 minutos)
Folhas de salsinha a gosto
Folhas de tomilho a gosto
Folhas de alecrim a gosto
2 ovos batidos
4 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite de oliva

Ingredientes para o molho

1kg de osso
3 cenouras grandes
3 cebolas grandes
1 garrafa de vinho tinto
1 ramo de alecrim
1 a 2 cubos de caldo de carne
Água
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

1. Prepare o molho. Corte as cebolas em 4 partes. Reserve. Corte as cenouras em 5 partes cada uma e reserve. Coloque uma panela grande no fogo. Acrescente os ossos, a cenoura e a cebola (não coloque nenhum tipo de gordura), deixe dourar um pouco. Vai começar a grudar no fundo da panela, esse processo será importante pois irá caramelizar e deixará passar o gosto para o molho. Acrescente o vinho tinto e raspe o fundo da panela para soltar o que ficou preso. Quando começar a ferver acrescente o caldo de carne, o alecrim e complete com água. Abaixe o fogo e deixe reduzir bem. Esse processo levará aproximadamente 1 hora e meia.
Quando já estiver bem reduzido, com aproximadamente 2 xícaras de líquido, desligue o fogo e passe tudo por uma peneira bem fina. Prove o sal e se necessário tempere. Esse molho pode ser feito com até 1 dia de antecedência. 
Pouco antes de servir, leve o molho ao fogo novamente para esquentar e sirva-o acompanhado com a carne.

2. Prepare o fillet. Pré aqueça o forno a 180 graus. No processador ou no liquidificador, triture as torradas de pão de forma com as ervas, passe por uma peneira caso queira uma crosta mais fina e delicada. Reserve.

3. Eu dividi o fillet em 4 grandes pedaços, como se fossem 4 peças inteiras para auxiliar o preparo. Tempere os fillets com sal e pimenta. Coloque o ovo batido em um prato e a mistura de ervas e pão em outro. Passe os fillets primeiro na mistura de ovo e depois na mistura de ervas, cubra bem os fillets, não deixe nenhum pedaço sem a crosta. Reserve.

4. Em uma frigideira grande, derreta a manteiga com o azeite. Quando começar a espumar, coloque o fillet. Essa etapa deve ser feita aos poucos, será apenas para dourar a crosta. Portanto deixe o tempo que você desejar. Eu deixei aproximadamente 2 a 3 minutos de cada lado e quando chegou a coloração que eu desejava eu tirei e continuei o processo. Depois que terminar de fazer esse processo com todos os pedaços de fillet, disponha-os em uma assadeira e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 15 minutos para o ponto médio (esse ponto a carne ainda fica vermelha), para um pouco mais bem passada deixe por mais alguns minutos, em torno de 20 (nesse caso a carne fica apenas rosada).

5. Retire o fillet do forno e deixe descansar por pelo menos 5 minutos antes de cortar. Esse tempo é necessário para a carne ficar mais suculenta, pois os seus sucos voltarão ao centro e ela ficará mais saborosa.

Sirva a carne acompanhada com o molho. Eu sugiro servir com batatas também, nesse caso eu servi com batatas duchesse (que tiverm um pequeno acidente no preparo...mas isso é uma história para outro post).

Mais uma vez as fotos são do Eduardo Gui.

12 comentários :

  1. Parabèns pela receita !!! Deu àgua na boca !!! Abraços !!!

    ResponderExcluir
  2. Linda foto, mostra como deve ser apetitoso esse prato...

    abraço
    Daniel Moura
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Minha cozinha é "com uma pitada de sal...", pois sou muito mais voltada para os doces, porém não tão doces, sabe?
    Que venha o brûlée! Fiz um de abóbora recentemente, com várias especiarias que ficou divino.
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  4. OI Junia!

    Obrigada Querida, realmente ficou deliciosa!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. OI Daniel,

    Obrigada pelo elogio! Esse prato realmente vale a pena fazer novamente.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. OI Dani!

    Obrigada pelo carinho!

    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  7. OI Gina!

    Pois sabe que eu também prefiro os doces não tão doces...tipo cítrico ou amargo, mais suave, né?

    E essa abóbora, tá no blog?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Hummm, deu agua na boca! Eu sou muuuuuuuito carnivora e esse filé eu realmente comeria todo dia.

    bjs.

    ResponderExcluir
  9. OI Pri! Então esse prato é para você Querida!

    Testa aí e me diz o que achou, você vai adorar!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  10. Salivei só de ver as fotos e lembrar do sabor PERFEITO. nham nham =)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...