terça-feira, 30 de novembro de 2010

Filé Suíno ao Molho de Mostarda Dijon e Vinho Branco



Tem alguns tipo de carne que eu sei que existem, sei que é bom, mas simplesmente não faço. Por que? Ahhh, muito difícil saber...na verdade eu não sei! Só cheguei a conclusão que nunca fiz algumas carnes por que nunca comprei.
Em uma das minhas visitas ao açougue, ou supermercado...não lembro bem (acho que sou uma das poucas pessoas que eu conheço que gosta de ir a açougue, supermercado, peixaria...), comprei um peça de filé mignon suíno. Eu sabia que ia fazer algo com ela. O quê? Bom, a inspiração viria...eu sabia...é o tipo de coisa que não dá para forçar...a inspiração simplesmente aparece, sem pressa e sem lugar...ela vem!
Lendo minha literatura noturna, o livro de receitas da Laura Calder, a inspiração veio...na verdade não bem a inspiração...veio logo a receita, olha que prático, tudo ali na minha frente, a receita todinha! Que marravilha!!

Bom, tinha tudo em mãos e resolvi fazer para o meu almoço de ontem, simmmm, o meu almoço de segunda-feira. Vim para casa e preparei. So simple, so delicious...um prato perfeito para esses dias de semana. Servi acompanhado de uma saladinha verde e voilá, a melhor parte de dia cumpriu sua missão! Foi um almoço leve, saboroso e diferente, adorei!

A lição do dia foi aprendida, inovar sempre! 

Uma ótima terça-feira a todos!



Tempo de preparo: 15 Minutos
Tempo de Forno: 25 Minutos
Rendimento: 2 Porções

Ingredientes

1/2 colher sopa de azeite de oliva
1 lombo de porco ou 1 peça de filé mignon suíno com 250g
Sal e pimenta do reino moída na hora
1/4 de xícara + 1 colher (sopa) de mostarda Dijon (Pode ser a tradicional ou a L'ancienne)
1/2 echalote (se não encontrar, use 1/2 cebola roxa pequena)
1/2 xícara de vinho branco seco (eu usei um chardonnay)
1/2 xícara de creme de leite fresco (a receita pede crème fraîche - mas como não encontramos aqui no Brasil, eu seu o creme de leite fresco)
Alecrim picado a gosto

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Unte o fundo de uma assadeira com o azeite de oliva. Tempere a carne com o sal e a pimenta, cuidado com o sal pois a mostarda já é bem temperada. Passe a mostarda por toda a peça de carne. Acomode o filé na assadeira e acrescente 1/4 xícara de água no fundo. 
Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 25 minutos. Se a água evaporar, acrescente um pouco mais. (No meu caso não evaporou). A carne de porco não deve assar muito, senão fica seca. Também não pode ser servida mal passada. Para mim, esse tempo foi perfeito.

2. Quando a carne estiver assada, retire-a da assadeira e envolva em papel alumínio para manter aquecida enquanto você prepara o molho.

3.Coloque a assadeira sobre a chama do fogão e acrescente a echalote e deixe refogar por alguns instantes. Deglaceie com o vinho branco, raspando o fundo da forma, e deixe ferver até reduzir pela metade. Acrescente  creme de leite e o alecrim. Deixe reduzir até atingir a consistência desejada. 

4. Prove o tempero. Fatie a carne e sirva-a acompanhada com o molho.


18 comentários :

  1. Muito lindo e apetitoso, adoro carninha de porco! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Stefânia,
    filés suinos, também dificilmente entram na minha cozinha....para não dizer totalmente, as únicas coisas que faço é linguiça e bacon, fora isso, passo direto na parte de cortes suinos.
    Mas no meu caso, é porque sempre achei a carne de vaca, frango e peixe, mais prático para preparar, com uma variedade imensa de opções.
    Mas agora, levo essa sua receita, que está maravilhosa.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Stef!
    Lá em casa adoramos um "porquinho", essa receita parece ótima pq não fica aquela coisa seca né?
    Sobre a forminha, me interessei pela da cheesecake, é pequena e fundo falso né? Tenho uma média, mas queria assim mais individual, adorei!
    Essa semana vou fazer sua torta de chocolate e frutas vermelhas, finalmente consegui todas as frutas frescas! Depois te conto!
    Beijos,
    Pri.

    ResponderExcluir
  4. Esse prato está simplesmente divino!
    bjks

    ResponderExcluir
  5. Ai ai ai..
    Carne de porco e mostarda Dijon, isso tem tudo pra fazer sucesso la em casa..rs

    Lindo prato, linda foto!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Stefânia!!
    Que lindo ficou esse prato!!
    Adoro carne suina!!!

    Beijokas!!

    Ana Luz
    www.artedetemperar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu filé, parece maravilhoso!

    ResponderExcluir
  8. Oi Stefânia! Adoro carne de porco. Tem sempre na minha casa. Acho uma pena a discriminação com ela.. tao saborosa...

    Estte é a primeira vez que passo por aqui. Adorei tudo! Um layout "clean" como o seu faz toda a diferença. Parabéns! Claero que ja estou seguindo e participando da promoção. Abraços,

    Juju - http://quitutesdajuju.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Deve ficar delicioso, vou levar a receita.

    ResponderExcluir
  10. Oi Paula!

    Pois é, eu estou começando a me apaixonar por essa carne. É leve e muito saborosa!

    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  11. Oi Fabi!

    Eu acho que também tinha essa impressão, mas acabou viu?! Essa receita é super prática e deliciosa! Se você testar depois me conta, viu?

    Beijocas e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  12. OI Pri!

    Essa receita não fica nada seca não, ela deixa a carne bem suculenta!

    Olha, a forminha é de fundo falso sim. Eu também acho que dá um charme especial fazer assim, menorzinha.

    Sobre a torta, depois me conta como ficou, tá?

    Beijo grande e um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  13. Oi Dani!

    Obrigada pelo carinho Querida!

    Um beijo grande e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  14. OI Marcel,

    Obrigada! Pois é, a combinação realmente arrasa, ficou delicioso!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  15. Oi Ana,

    Obrigada Querida! A carne fica bem suculenta e o molho finaliza com chave de ouro! É reamente um prato que vou fazer outras vezes!

    Beijosss!

    ResponderExcluir
  16. Oi Gra!
    Obrigada pelo carinho!

    O filé ficou bem leve e delicioso, com certeza vale a tentativa.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  17. OI Juju!

    Obrigada Querida e seja muito bem-vinda!

    Eu também acho uma maldade o preconceito com carne de porco, além de deliciosa ela é super saudável!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi Ana,
    Obrigada pelo carinho!

    Se fizer depois me avisa, tá?

    Beijocas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...