sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Crème Brûlée


Enfim, crème brûlée...

Para aqueles que apreciam o "Happy end" essa é uma excelente opção para qualquer jantar, ou almoço...ou até mesmo para roubar na geladeira e comer no meio do dia. 

Mas não dá para esperar nada diferente de um creme saboroso, aveludado e uma casquinha de açúcar caramelada por cima, não é? 

O que só me deixa mais uma vez pensando...essa é mais uma das comidas que os anjos devem comer...



Tempo de Preparo: 30 Minutos
Tempo de refrigeração: Pelo menos 4 horas
Rendimento: 6 Porções (Eu fiz 1 receita e meia)

Ingredientes

2 xícaras de creme de leite fresco
1 fava de baunilha
1 e 1/2 colher (chá) de contreau (Opcional)
1/4 xícara de açúcar
6 gemas

Para caramelizar

6 colheres (chá) de açúcar cristal

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 165 graus. Em uma panela coloque o creme de leite e o contreau. Abra a fava de baunilha e coloque as sementes e a fava na panela junto com o creme. Leve ao fogo médio até começar a levantar fervura.

2. Em uma tigela de vidro, bata ligeiramente as gemas com o açúcar. Quando o creme de leite levantar fervura, já adicionando lentamente as gemas, mexendo sempre (com um fouet). Essa etapa é bem importante, você deve acrescente o creme de leite bem lentamente e mexer constantemente para as gemas não cozinharem. Passe a mistura por uma peneira e divida-a entre os recipientes que for levar ao forno. Aqui eu usei ramekins, mas você também pode fazer em uma forma maior.

3. Leve ao forno pré aquecido em banho maria. Deixe por aproximadamente 20 a 25 minutos. Você saberá o ponto correto, quando o centro não estiver totalmente firme, quase como uma gelatina. 
Retire do forno e deixe esfriar completamente. Leve a geladeira por pelo menos 4 horas. Essa é uma boa sobremesa para fazer com 1 dia de antecedência, pois ela fica com uma consistência perfeita.

4. Poucos instantes antes de servir, salpique cada ramekin com 1 colher (chá) de açúcar e caramelize com a ajuda de um maçarico. Deixe esfriar por 1 minuto, sirva imediatamente.

E esse é o fim das fotos do Eduardo Gui. Minha lente nova chegou..yupiiiii!

21 comentários :

  1. Stefânia,
    Essa maravilha, eu fiz uma vez e amei!
    Só que deu um pouco mais de trabalho, porque não tenho maçarico.
    assim, que eu comprar, vou fazer mais vezes, porque realmente, é uma delicia.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Stef minha querida, eu amo crème brulé, acho que sou um anjo, kkk... Ficou lindo, parabéns. Bj grande.

    ResponderExcluir
  3. Onde você compra fava em bsb, no La Palma?
    bjos,
    Ana Cláudia

    ResponderExcluir
  4. Adoroooo, alèm de ser uma sobremesa charmosa e fàcil !!! Bjim

    ResponderExcluir
  5. comi uma vez só, no bar da Amélie.
    amei pra toda vida.

    :)

    ResponderExcluir
  6. Deliciso! O maçarico esta na minha listinha de compras faz um tempinho ja. Preciso agilizar para poder fazer crème brûlée.

    beijos,

    Pri.

    ResponderExcluir
  7. Olá Estefânia!!!Ai morria de vontade de fazer ( e experimentar)Crème Brûleé, há duas semanas atrás peguei uma receita da Patrícia Scarpin, do "Technicolor Kitchen" de Crème Brûleè de chocolate branco com canela, mas em vez de canela coloquei uma dose de amaretto e ficou muito bom!!Pretendo fazer outras vezes!!é de comer rezando!!!

    ResponderExcluir
  8. OI Fabi!

    Pois é Querida, eu demorei muito para fazer por conta desse motivo. Até que comprei um maçarico...que não é lá essas coisas...mas resolveu bem.

    É realmente uma sobremesa divina, não é?

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  9. OI Bela,

    Obrigada, viu?

    Uma linda semana para você!

    ResponderExcluir
  10. Oi São,

    Concordo com você, é realmente uma maravilha!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  11. Ahhh, Téia...você é uma anja mesmo! Super, hiper, mega fofa!

    Beijo grande! Fiquei tão feliz que você vai no encontro das Rainhas!

    ResponderExcluir
  12. OI Ana,

    Olha, eu já comprei no La Palma sim. Mas agora eu compro via internet, tem um ótimo fornecedor (lá de SP) que entrega pelo correio e tem um ótimo preço. Se quiser eu te passo o contato dele e todas as infos (me manda um e-mail), pois realmente vale a pena.

    Beijosss!

    ResponderExcluir
  13. Oi Junia!

    Concordo em número, gênero e grau com você! O melhor de tudo é que dá para fazer com um dia de antecedência e não ter muito trabalho no dia do jantar, né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Ai que linda! Nem fui no bar da Amelie...pausa para choro...mas como Paris vai ficar lá, eu ainda vou! rsrsrs

    Beijos grandes!

    ResponderExcluir
  15. OI Pri!

    Pois é, eu demorei para fazer por conta disso. Algumas pessoas colocam no grill do forno (Colocar a grade bem perto da resistência) na temperatura máxima por uns 30 segundos. Eu nunca fiz, mas quem sabe dá certo, né? Se você tentar, me fala se deu certo, ok?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Nossa Cíntia! Adorei sua dica! Vou dar uma olhadinha lá no blog...adoro Amaretto, com certeza deve ter ficado ótimo!

    Beijossss!

    ResponderExcluir
  17. Ganhei o maçarico de presente da minha filha, junto com um lindo conjunto de ramekins.
    Confesso que a pirotecnia do maçarico me assustava, mas agora dei fim a essa cisma e saboreio o brûlée com muito gosto!
    Te falei do brûlée de abóbora, não foi? Se interessar, dê uma olhada lá que já publiquei.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Oi Gina!

    Já anotei a receita Querida,o Amore adora abóbora!

    Beijocas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...