terça-feira, 9 de novembro de 2010

Cocotte de Aspargos com Presunto de Parma


Ahhh, depois que descobri o sabor do aspargo não consigo ficar muito tempo sem comer. 

Lá na minha cidade, lá no interior...eu nunca tinha visto, ou seja, nunca tinha provado. Vim conhecer aspargos depois que mudei para a cidade grande e desde então eu estou comendo sempre. Mas como nem tudo é perfeito, nem sempre encontro um bom maço, e quando encontro é só no La Palma...a boa notícia é que é perto da minha casa então sempre que tem eu vejo e já levo um pouco para casa.

Inspirada pela noite anterior, onde o Amor me pediu para fritar ovos para ele provar o sal de trufas que ganhamos, resolvi testar essa receita da Rita Lobo. E vou dizer, com certeza será uma receita frenquente por aqui. Primeiro por que é super fácil, rápida e muito gostosa. E em segundo lugar, por que quando não tiver aspargos, posso usar tentar outras variações com o que tiver na geladeiras (cogumelos, tomates, ervilhas..). E por último, é super saudável! Se for acompanhada com uma saladinha vira uma refeição completa. Super versátil, não é? Tudo de bom!

Bom, e só para lembrá-los, por favor acessem agora o www.comumapitadadeacucar.com.br, nos próximos dias o .blogspot continuará normalmente, com os posts atualizados, depois teremos um link de direcionamento, ok? Então, já podem ir acessando direto o www.comumapitadadeacucar.com.br que já está no ar. Conto com vocês!



Tempo de preparo: 5 Minutos
Tempo de forno: 20 Minutos (se for fazer no microondas, 3 minutos)
Rendimento: 2 Porções

Ingredientes

6 talos de aspargos
2 folhas de presunto de parma
4 ovos
4 colheres (sopa) de creme de leite (Eu usei de latinha, da próxima vez vou usar fresco)
Manteiga para untar
Pimenta-do-Reino a gosto
Flor de Sal (se não tiver, use sal normal)

Torradas para acompanhar

Modo de preparo

1. Se for fazer no forno convencional, pré aqueça o forno a 180 graus. Lave os aspargos e descarte a parte dura (mais ou menos 1 dedo do fim), corte em rodelas e reserve as pontas para decorar. Pique as fatias de presunto de parma. Reserve.

2. Unte os ramekins ou as cocottes com a manteiga, distribua o aspargo no fundo do recipiente e sobre o aspargo, distribua o presunto de parma. Como o presunto é salgado, aqui eu não usei sal, apenas temperei com pimenta do reino. Quebre 2 ovos em cada recipiente e cubra com 2 colheres (sopa) do creme de leite, agora sim eu temperei com a flor de sal (se não tiver use sal) e com pimenta do reino. Distribua as pontas de aspargos.

3. Leve ao forno pré-aquecido em banho-maria por aproximadamente 20 minutos, se quiser uma gema mole. Para gema mais durinha, deixe por mais 5 minutos. Retire do forno e sirva acompanhado com torradas ou uma saladinha verde.

Obs.: Para fazer no microondas o processo de montagem é o mesmo, apenas lembre de furar a gema para que ela não estoure no microondas. Nesse caso o tempo de cozimento é 3 minutos (não é necessário banho-maria). Eu fiz no forno convencional, por que enquanto preparava a cocotte eu arrumei a mesa e fiz suco...foi o tempo certinho :).

13 comentários :

  1. Stef minha querida, que lindinhos e chics de viver estes cocotes. Também adoro aspargos verdes e até o em conservas (a sopa fica ótima) mas quase não os uso. Você me inspirou. Aliás, suas últimas 10 receitas arrasaram e me fizeram aguar e com vontade de fazê-los. Bj grande e até sexta.

    ResponderExcluir
  2. ai, suas cocottes são muito charmosas.
    eu gosto de aspargos também, eles são chiques. :)
    é tudo muito chique. ;)

    beijo

    ResponderExcluir
  3. Humm adoro cocotte!fazia uma versão light que peguei a receita na Boa Forma...rsrsrs mas esse parece divino!!!Ah achei a baunilha em fava, agora estou doida para fazer aquele Crème Brûlée tradicional!!

    ResponderExcluir
  4. Ah, essas cocottes são, tudo, não são? Comprei 2 essa semana e ainda não tive uma boa idéia para estreá-las. Seu prato ta lindo demais! Hoje à noite está super de pé! Devo chegar lá 20h. bjos, Dani

    ResponderExcluir
  5. Stefânia,
    Adorei por ser prático, poucos ingredientes, e deliciosos.
    Já estava namorando essa receita há algum tempo, acho que agora, depois de ver as suas fotos e o seu post, ela sai do caderno.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Nunca comi aspargos frescos, sua foto esta tão linda que quero experimentar!

    Tem sorteio Mococa la no blog, passa la! www.cozinhadagertrudes.blosgspot.com

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Téia!

    Você é nota 1000! Tô super ansiosa para encontrar com você hoje a noite!

    Beijo bem grande e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  8. Ai que menina chic! Chic foi aquela sua comida de domingo...lembro até hoje! Chic de gostosa!

    Beijo grande e bom feriadão!

    ResponderExcluir
  9. Oi Cíntia!

    Eu também adorei fazer esses ovos na cocotte, vou fazer sempre. Olha só, sobre a fava, eu conheço um fornecedor que entrega para todo o Brasil, ele manda por correio. Se quiser depois eu te passo o contato, o preço dele é ótimo!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  10. OI Dani!

    Então menina, quando chegar as suas cocottes dá uma olhadinha aqui no blog, acho que já tirei várias fotos com dicas para usá-las.

    Olha, adorei a nossa conversa de quarta, foi super legal! Vamos marcar mais vezes!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  11. Oi Fabi!

    Que legal, estavámos de olho na mesma receita! Se você fizer vem aqui e conta como ficou, tá?

    Beijo grande e bom feriadão!

    ResponderExcluir
  12. Oi Beta!

    Pois é menina, eu também vim conhecer aspargos a pouco tempo...agora como sempre para colocar em dia o tempo perdido. rsrss

    Beijos!

    ah, já tô participando da promoção!

    ResponderExcluir
  13. muito legal tenho um site de receitas também www.crisdeliciadereceitas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...