terça-feira, 2 de novembro de 2010

Canapés Folhados com Creme de Cogumelos e Crisp de Parma


Back to business...não exatamente, mas quase lá (minha lente da máquina chega quinta-feira). :)
Como comentei nos últimos dias, estou sem a minha lente. O que me impede de tirar fotos de todas as comidinhas que faço por aqui, como por exemplo o jantar de 2 semanas atrás. 
Lembram que comentei sobre o clube do vinho? Pois é, semana passada fiz o jantar para harmonizar com os vinhos que recebemos e que eram da região da Califórnia. Convidamos um casal de amigos e servimos um jantar inspirado em pratos tipicamente americanos. De entrada servi uma pera caramelizada com creme de blue cheese. O prato principal foi um roastbeef com legumes corados de acompanhamento e de sobremesa, cheesecake com calda de frutas vermelhas.
Bom, no fim de outubro recebemos mais 3 garrafas de vinho e dessa vez a região escolhida foi a França. Dessa vez mudamos o local e o jantar foi na casa do Rafael e da Carol, os mesmos amigos que convidamos para o último jantar aqui em casa. Nem preciso dizer que foi ótimo, né? A companhia, a comida, a conversa, o local...tudo! Foi muito bom! Até tive ajudantes, acredita? O Rafael e a Carol me ajudaram durante toda a tarde com a preparação dos pratos...regada a base de boa cerveja, boa música e claro, ótima conversa também!
Recebemos ao todo 8 pessoas. A Bel, que está linda de morrer! A Dani, linda também, e seu namorado, o Eduardo Gui, dono da máquina e responsável pelas fotos que vou postar do jantar, Eu e o Amor, Carol e Rafael. 
E os pratos? Bom, como uma rápida entradinha, servimos esses canapés feitos de massa folhada e creme de cogumelos com frango, que na verdade era uma tentativa de vol-au-vents (seguindo o tema francês, o cárdapio foi todo inspirado nesse país)...mas a massa folhada ficou um tempo maior do que o adequado fora da geladeira (enquanto eu estava em um tedioso congestionamento) e não cresceu como deveria, portanto improvisamos e servimos dessa forma, o que de forma alguma prejudicou o sabor. 
Além dos canapés e como entrada principal, servimos uma saladinha de folhas verdes com brie assado com maçãs e amêndoas. O prato principal foi um filet em crosta de ervas com batatas duchesse e de sobremesa, o delicioso crème brulée.
Enfim, o jantar foi um sucesso e já estou ansiosa por saber qual serão os vinhos desse mês para começar a pensar no jantar que vamos oferecer os nossos amigos...e se for como esse, não poderíamos ter companhia melhor!



Tempo de preparo: 30 Minutos
Rendimento: 8 Porções

Ingredientes

300g de massa folhada (eu usei a comprada pronta)
1 e 1/2 colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola pequena cortada em cubinhos
1 dente de alho grande

400g de cogumelos paris picados em pequenos pedaços
1 peito de frango de aproximadamente 100g picadinho
1/4 de xícara de vinho branco

1 caixinha de creme de leite
Sal e pimenta do reino a gosto
Salsinha picada a gosto
1 ovo batido para pincelar

Para o crisp de parma

1/2 xícara de azeite de oliva
1/4 xícara de óleo de canola
100g de presunto de parma
Ciboulette para decorar

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 200 graus. Forre o fundo de uma assadeira de abas baixas com papel manteiga e reserve. Para preparar os canapés (ou minha tentativa de vol-au-vents), use a massa folhada gelada, não congelada, mas ela precisa estar gelada para crescer adequadamente. Com a ajuda de um cortador, corte toda a massa em círculos do tamanho desejado (dependendo do tamanho que for cortar irá influenciar na quantidade de porções, no meu caso foram 20 canapés), coloque metade dos canapés sobre a assadeira. Com a outra metade, use um cortador menor e faça um furo no meio, formando anéis. Esse buraquinho é necessário para  rechear a massa quando estiver pronta. Passe uma camada de ovo batido, acomode os anéis de massa sobre o círculo de massa que estava na assadeira. Fure o fundo (apenas o fundo da massa, não as laterais) com um garfo e passe um pouco de ovo batido sobre as laterais. 
Leve ao forno pré-aquecido até que dourem e cresçam um pouco, aproximadamente 15 minutos. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grelha.

2. Enquanto a base assa, prepare o recheio. Aqueça o azeite e refogue a cebola até que fique translúcida. Acrescente o alho e refogue por 30 segundos, acrescente o frango e deixe dourar, mexendo sempre. Acrescente os cogumelos e deixe refogar até que o cogumelo perca toda a água. Acrescente o vinho branco e, com a ajuda de uma colher de pau, raspe o fundo da panela para soltar todo os pedaços do frango e do cogumelo que ficaram presos. Quando o vinho secar, acrescente o creme de leite, tempere com sal e pimenta. Acrescente a salsinha e desligue o fogo.

3. Para o crisp de parma, aqueça o azeite com o óleo de canola. Doure o presunto de parma. Escorra o excesso de óleo em papel toalha.

4. Para a montagem. Sobre a base de massa folhada, coloque uma pequena parte do recheio e decore com pedaços do crisp de parma e com a ciboulette.

Bom, as próximas postagens com as receitas do jantar de sábado terão fotos do Gui.

Beijos e espero que gostem.

12 comentários :

  1. Hum...Adorei a receita. Parece muito gostoso.

    ResponderExcluir
  2. Ficou lindo, com camarão deve ficar muito bom mesmo!

    Gra
    www.entrecoposepratos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa Stef!! Que luxo!! Ficou uma graça a apresentação e certamente ficou delicioso!!
    bjao querida

    ResponderExcluir
  4. Humm, esses canapés de cogumelo parecem uma delicia Stefânia!
    Eu tenho uma receita parecida, que uma amiga costumava fazer, no lugar do frango ela acrescentava outros dois tipos de cogumelo: shimeji e shitake. E um pouquinho de estragão. Ficava divino.

    ResponderExcluir
  5. Oi Leili!

    Ficou bem boa mesmo! Pena que a massa folhada não cresceu do jeito que eu queria. Mas o sabor não foi comprometido, ficou bem bom!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  6. OI Gra!

    Nossa, com camarão deve ser tudo de bom mesmo! Anotadíssimo!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  7. Oi Fe!

    Saudades! Obrigada Querida! Ficou bom mesmo...acredita que mesmo depois de tanto trabalho já estou pensando no jantar desse mês?

    Beijo bem grande!

    ResponderExcluir
  8. Ai Pri, fiquei com água na boca! Adoro estragão e nunca provei junto com cogumelos...deve ser ótimo! Quando eu ver no supermercado vou testar!

    Beijo Querida!

    ResponderExcluir
  9. Stefânia, eu amei o jantar, amei a companhia, amei tudo! É sempre muito agradável estar com vocês e por isso sei que precisamos promover esses encontros (nem sempre precisa ser com você na cozinha, ora!) mais vezes!
    Gente, eu posso dar meu depoimento: até agora nao sei o que estava mais gostoso: o canapé, a salada, o filet ou o creme. Estava tudo perfeito. E até hoje, quando lembro, fico salivando! ahahahahah
    ps - obrigada pelo elogio!

    ResponderExcluir
  10. Gentem, mas você não tava bonita, tava lindona!

    Vamos marcar sim...e olha eu não abro mão de dar os meus pitacos na cozinha não, viu?! Sabe como é, né?! Peguei mania...rsrsrs!

    Obrigada por ter ido e pelos comentários! Foi uma noite mais perfumada que a dos hamburgueres, né? rsrsr

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  11. Oiii Stefânia!!
    Descobri seu blog há poucos dias e estou amando!!!
    Ja até testei a receita de Sopra Creme de Abóbora Assada, com bacon e sour cream... Que ficou espetacular!!! Hehehehe
    Eu sempre quis fazer um rosbife, e nunca tive coragem... Então vi q vc escreveu ali em cima, mas não encontrei na lista de receitas... Tem essa receita no blog?!
    E geralmente a gente ve também um molho de cogumelos para acompanha-lo, né?! Que molho é esse?!

    Um beijo,
    Parabéns pelo sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna,

      Essa é a receita que tenho:

      http://comumapitadadeacucar.blogspot.com.br/2011/07/roast-beef-de-filet-mignon-com-manteiga.html

      Nunca servi com molhos de cogumelos não...mas também não conheço nenhuma receita tradicional para esse preparo. O que sei é que tem um preparo, que parece um rosbife, que chama Beef Wellington e usa cogumelos no seu preparo.

      Abraços,
      Stefânia

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...