quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Torta de Abacaxi com Coco


Tem coisas que acontecem em nossas vidas e que só percebemos o significado mais tarde, alguns anos depois. Isso aconteceu comigo em relação a culinária.
Desde criança que eu ajudava a minha mãe na cozinha e inventava as minhas receitinhas. Minha irmã sempre gostou de arrumar casa, deixar tudo no lugar, limpinho e bem organizado. Então eu ajudava na cozinha e ela na arrumação. E foi assim que crescemos.

O primeiro prato que fiz foi um assado de batatas, acho que tinha entre 7 e 8 anos, não lembro bem. Só lembro que eu fiz, comi e gostei muito. A partir daí sempre que minha mãe precisava eu estava lá, disposta a ajudar no que fosse necessário. E foi assim que um dia, lendo os livros de receitas dela (um hábito que mantenho até hoje, ler diversas vezes os livros de receitas) encontrei uma receita de pão-de-ló. Achei o nome tão fofo e pedi para a minha mãe para eu assar um desses em casa. Como a minha mãe tinha uma reunião para ir, e cada um levava um quitute, ela disse que sim e que eu poderia recheiá-lo também...acho que tinha em torno de 10 anos.
Bom, aí já tinha ficado mais difícil...rechear e cobrir um bolo..."hummm, será que consigo? Tenho que pelo menos tentar, não é?" Nesse dia a minha mãe deu a sugestão de um bolo com recheio de abacaxi em calda que ela já tinha feito outras vezes. Eu perguntei para ela se poderia mudar um pouco o recheio, ela disse que sim. Então corri para a cozinha e comecei a "bagunça" das panelas lá em casa.
Lembro bem que no dia do evento, todos adoraram o bolo e não sobrou nenhum pedacinho....a partir daí esse foi o bolo que eu mais fazia em casa, qualquer data comemorativa era data para fazer esse bolo...ou até mesmo uma simples visita de amigos dos meus pais, eu já pedia para minha mãe para fazer...

E foi assim que surgiu a primeira versão desse bolo, mas desde o início foi feito com recheio de coco e abacaxi. Hoje em dia já houveram algumas alterações na receita original (apresento abaixo a mais atual), como a cobertura por exemplo...mas a essência permanece a mesma...um delicioso bolo molhadinho com calda de abacaxi e recheio de coco.

Quando contei para o Amor o quanto fazia esse bolo, ele logo pediu para provar. E como eu não consigo dizer não para aqueles lindos olhos verdes, aproveitei o feriadão e fui para a cozinha prepará-lo. A receita é generosa, portanto fiz um pequeno bolo para presentear os meus sogros e também mandaria um belo pedaço para a minha prima que está grávida.

O resultado? Mesmo depois de 17 anos, o bolo continua fazendo sucesso...e hoje eu entendo que essa paixão pela culinária não apareceu por acaso.



Tempo de Preparo: 1 hora
Rendimento: 8 a 10 porções

Ingredientes para o pão-de-ló

2 ovos (claras e gemas separadas)
1 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de leite fervendo
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de essência de baunilha

Ingredientes para o doce e calda de abacaxi

1 abacaxi médio descascado e cortado em cubinhos
1/2 xícara de açúcar (se o abacaxi não estiver muito doce, use mais)
1 colher (sopa) de rum claro

Ingredientes para o recheio de coco

1 lata de leite condensado
200ml de leite de coco
1/2 xícara de leite
1/2 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 e 1/2 colher (sopa) de amido de milho
1/2 xícara de coco ralado seco

Ingredientes para o marshmallow

3 claras
2 colheres (sopa) de glucose de milho (Karo)
1/2 colher (sopa) de emulsificante
1 xícara de açúcar de confeiteiro
1/2 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo

1. Prepare a massa. Pré aqueça o forno a 190 graus. Unte uma forma redonda de aproximadamente 20 a 22cm de diâmetro. (Eu usei 2 menores) Peneire a farinha de trigo com o fermento. Reserve. Na batedeira, bata as claras até que fiquem firmes. Acrescente as gemas e deixe bater por mais 2 minutos, até que o creme esteja bem claro e fofo. Adicione o açúcar lentamente e bata por mais 1 a 2 minutos. Acrescente a farinha de trigo peneirada com o fermento e intercale a cada a adição o leite fervendo. Cuidado para não deixar a massa perder volume, incorpore delicadamente. Acrescente a baunilha e apenas misture. Despeje a massa na forma untada e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 25 a 30 minutos, ou até que um palito saia seco ao ser espetado no centro do bolo. Retire do forno e deixe esfriar (ainda enformado) sobre uma grade. REserve.

2. Prepare os recheios. Coloque o abacaxi picado com o açúcar em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo ocasionalmente, até que o abacaxi esteja bem cozido e a calda tenha reduzido 2/3. Retire do fogo e escorra bem o abaxi da calda. Misture o rum a calda. Reserve os dois.

3. Enquanto o abacaxi está cozinhando, prepare o recheio de coco. Dissolva o amido de milho no leite e leve ao fogo médio juntamente com todos os ingredientes restante. Com a ajuda de uma colher de pau, e mexendo constantemente, deixe o doce cozinhar. Quando estiver mais espesso e soltando do fundo da panela, retire do fogo e deixe esfriar completamente. Quando estiver em temperatura ambiente, leve a geladeira por 30 minutos. Reserve

4. Para a cobertura, coloque todos os ingredientes no bowl da batedeira e bata em velocidade alta por 10 minutos.

5. Para a montagem. Divida o bolo em 3 camadas. Disponha a primeira no prato que for servir e cubra com um pouco da calda. Coloque medade do recheio de coco sobre a massa e espalhe bem. Sobre o recheio de coco, coloque metade do abacaxi (que deve estar sem calda - normalmente eu o deixo escorrendo sobre uma peneira para não ficar molhado). Cubra com outra camada do bolo e repita a operação. Finalize com a última camada do bolo e molhe com a calda mais uma vez. Cubra com o marshmallow e decore a gosto. Para dar esse visual, eu usei uma espátula dando pequenos "tapinhas" sobre a cobertura. Leve a geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir.

Posso garantir que todos irão gostar...pelo menos tem sido assim até hoje...rsrsrs


Receita do Bolo: As delícias da Vovó Belinha
Receita do Mashmallow: Isamara Amâncio

23 comentários :

  1. Oi Stefânia!!Obrigada por compartilhar sua receita de família conosco...esse marshmallow tem uma consistência excelente, eu já testei várias receitas,mas nenhuma ficou assim...me deu água na boca, só de pensar na combinação desses dois sabores que casam tão bem...rs ops.. mesmo sem querer não consegui mudar a expressão..rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. coisa lindaaaaaaaaaaaaa
    parabéns mais uma vez risossss
    beijos Ale

    ResponderExcluir
  3. ficou a beleza nacional esse branco todo, achei lindo!
    e eu tava aqui pensando de fazer bolinho de abacaxi; mas e a pregui? e o fato de ser uma negação com a batedeira e não fazer pão-de-ló? e a abstinência de açúcar?

    assim como com os morangos, tô comendo meu abacaxi às rodelas, purinhas ;)
    minha vida de doces com frutas non ecziste!

    beijo

    ResponderExcluir
  4. Oie!!!
    Stefania querida, se tem uma coisa que me emociona sao as receitas de familia. A cada garfada uma viagem no tempo, cheia de historias e lembrancas... Obrigada por compartilhar com a gente essa delicia!!!
    MAs mudando de assunto: me fala uma coisa, qdo a gente papeou no msn, vc comentou a respeito de um sistema de "estagio" ou algo do genero, onde o estudante de gastronomia viaja (pra Europa por ex!!!) e passa um curto periodo de tempo trabalhando la.
    Se vc tiver algum material a respeito disso, link ou algum contato, poderia me passar por favor??? Meu email eh carolromag@hotmail.com
    Ah! E sera que vc poderia fazer uma caridade e mandar uma fatia dessa bolo lindao pro meu email tb... ahahahah, brincadeirinha. Pena que isso nao eh possivel...
    Beijao, Carol

    ResponderExcluir
  5. com um óptimo aspecto! a combinação de abacaxi com côco é fenomenal...e essa cobertura arrepiada ficou linda! já o adicionei aqui às minhas receitas! um dia destes, com tempo (clarooo) experimento!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Ficou mesmo DIVINO...adorei a combinação de ingredientes e a cobertua está excelente!
    Parabéns!
    Bjinho

    ResponderExcluir
  7. Oi Cíntia!

    Então, eu também testei várias receitas, mas quando consegui essa não fiz mais nenhuma, ele é ótima! Dá para usar o bico de confeitar e também deixa o bolo com um visual 10, não é?

    Ahh, todo casamento é bom, né? rsrsrs

    E por falar nisso, tô louca para saber o cardápio detalhado do seu.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ale!

    Obrigada Querida! Essa torta realmente tem um lugar especial no meu coração e na minha barriga também...rsrsrs

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  9. Mas Quéroul, como assim negação com a batedeira? Esse pão de ló é fácil, fácil...e a cobertura? É só colocar tudo lá e deixar bater.

    Mas por outro lado, te dou o maior apoio. Dieta Já! Apesar de ter feito o bolo, eu comi uma fatia muito fininha...estou na luta para entrar em um vestido de festa...espero chegar lá!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol!

    Então, eu acho que tenho essas informações em um arquivo no computador de casa. Hoje a noite eu vou dar uma olhadinha. Ah, se der tudo certo, eu vou me encontrar com um chef famoso aqui de Brasília, também posso pedir algumas dicas para ele.

    Quanto ao bolo, quando eu for na Austrália eu prometo que faço um para você, tá?

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  11. Oi Catarina!
    Tudo bem?

    Essa combinação é realmente muito boa! Acho um excelente bolo para qualquer época do ano...ele é leve, mas ao mesmo tempo tem personalidade...uma delícia!

    Quando fizer vem aqui e conta como ficou, tá?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Patricia!
    Tudo bem?

    Obrigada pelas palavras! Esse bolo além de gostoso tem valor sentimental também...rsrs

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  13. Oi Stef!!!
    Tem tanta coisa boa aqui q ainda nao consegui ler tudo... mas confesso q o nhoc com linguiça deu uma fomeee :)
    Depois vou me atualizar com calma, mas queria dar um oizinho e desejar bom resto de semana!
    Beijos,
    Pri.

    ResponderExcluir
  14. Oi Pri!

    Voltou! Como foi o feriado? E a viagem? Aproveitou muito? Espero que sim!

    Ahhh, fiquei em casa né?! Então já viu...a cozinha mais uma vez foi minha distraçào.

    Beijocas e seja bem vinda novamente!

    ResponderExcluir
  15. Ola Stefania, tudo bem? Simplesmente adoro seu blog!!! Amo esse bolo!!! Ja fiz duas vezes!!! Ate postei uma fotinha no facebook!!! Obrigada pelas receitas maravilhosassssss!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, tudo bem? Que legal Querida, sabe que eu estava aqui mostrando para a minha mãe a receita e ela comentou a mesma coisa que adora essa torta! Beijo para você e obrigada por vir contar.

      Excluir
  16. Ola Stefania! Amo essa receita, ja fiz esse bolo duas vezes! E postei ate uma fotinha no facebook, do aniversario da minha sobrinha!! Todos amam esse bolo!!! Parabens e muito obrigada pelas receitas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Paula!

      Que notícia boa! Ele realmente é uma delícia, não é mesmo?

      Obrigada por vir aqui contar.

      Beijos!

      Excluir
  17. Oi Stefania, eu fiz essa receita ontem, pro aniversário da minha irmã. Ficou ótima, deliciosa, fácil de fazer e tudo mais de bom. A cobertura ficou perfeita e não dá trabalho nenhum!!! Obrigada por compartilhar a receita, vou fazer muitas vezes mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia!

      Ahhh, que fofa vir aqui contar! Esse bolo é uma delícia, não é mesmo? A cobertura realmente é ótima e dá para usar com um monte de outras coisas.

      Beijos para você!

      Excluir
  18. mangia que fa bene!! io qui amo s.paulo!! tem de tudo em sampa!!!! terra generosa que á emprego pra tutti quanti...

    ResponderExcluir
  19. Amei sua receita de bolo. Eu faço também a muito tempo o mesmo bolo. Mas este seu está divino.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...