sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Mini Tortinhas de Pecan com Whisky e Chocolate

Se tem uma coisa que gosto de fazer é descobrir novos sabores, receitas diferentes e testar tudo em casa.
A noz pecan era um desses "novos sabores", nunca havia provado e muito menos encontrado aqui em Brasília. Foi então que mais uma vez o La Palma me salvou! Em uma das minhas inúmeras visitas ao mercadinho nas férias, eu encontrei a tão famosa pecan, na hora não hesitei e comprei algumas gramas...sim, apenas algumas gramas, pois o preço não era tão atrativo quanto a aparência dessas delicinhas.
Como de costume, não tinha muita idéia do que fazer com as nozes...mas isso não me impediria de comprá-las...não mesmo! Bom, cheguei em casa e comecei a pensar no que fazer...alguns instantes, nem um minuto depois, decidi que faria uma torta. Sim, nada mais clássico do que uma torta de noz pecan para provar...claro que eu já tinha comido algumas purinhas, sem nada, para saber o gosto. Deliciosa, devo comentar.
No entanto, como alguns já devem ter percebido, eu gosto de misturar sabores...fazer combinações. Foi então que vi essa receita com a sugestão de usar chocolate. Para não ficar muito doce eu queria colocar alguma bebida alcoolica...rum talvez...mas como sempre estou usando rum em minhas preparações, decidi inovar um pouquinho e fui lá nas bebidinhas do Amor, peguei um pouquinho de whisky (Já que não tinha bourbon) e coloquei no recheio. E que bela decisão...ficou delicioso e com um sabor muito "adulto", sabe? Doce no ponto e com aquele gostinho do whisky bem suave no final...enfim, uma sobremesa que com certeza aparecerá novamente por aqui.

Mudando um pouco de assunto...não cozinhei muito essa semana. Amanhã é dia de festa, um casamento de um colega do trabalho. Ou seja, desde ontem só salada e frutinhas...afinal de contas eu preciso entrar em um vestido...será que consigo? Pelo menos meditando aquele corpinho que cabe lá eu estou fazendo...vamos ver se tenho sorte.

Um excelente fim de semana a todos!

Ah, a foto é da Querida Whitney.

Tempo de Preparo: 1 hora
Rendimento: 10 mini tortinhas (eu fiz meia receita e consegui 6)

Ingredientes para a massa

1 e 1/4 xícara de farinha de trigo
100g de manteiga sem sal gelada
1/4 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de açúcar
3 a 5 colheres (sopa) de água gelada

Ingredientes para o recheio
90g de chocolate meio amargo
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
2 ovos ligeiramente batidos
1/2 xícara de açúcar cristal
2 colheres (sopa) de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de bourbon ou whisky
3/4 xícara de glucose de milho (Karo)
2 xícaras de pecans picadas grosseiramente
Noz pecan para decorar

Modo de preparo

1. Prepare a massa. Em uma tigela, misture a farinha de trigo com o sal e o açúcar. Acrescente a manteiga sem sal gelada e, com a ponta dos dedos, agregue a manteiga a massa até virar uma farofa. Tente ser rápido para não passar muito calor para a mistura. Acrescente 3 colheres de água gelada e misture bem com um garfo. Amasse com as mãos. A massa tem que ficar bem incorporada. Se necessário, acrescente mais água e, 1/2 colher por adição, misture com as mãos até atingir o ponto desejado. Divida a massa na quantidade de porções que for servir. Envolva as porções da massa em papel filme, pressione para formar um disco e leve a geladeira  por pelo menos 1 hora.

2. Enquanto a massa descansa, prepare o recheio. Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria. Reserve. Bata os ovos com o açúcar em uma tigela e acrescente os demais ingredientes, misture bem para incorporar.
3. Pré aqueça o forno a 180 graus. Depois que a massa estiver descansado tempo suficiente, abra em uma superfície e forre o fundo e as laterais das forminhas. Coloque o recheio sobre a massa até que fique com 3/4 da sua capacidade preenchida. Sob cada tortinha, coloque pecans para decorar.

4. Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 30 minutos até que o recheio esteja com bolhinhas e a massa estiver dourada. Retire do forno e deixe esfriar completamente sob uma grade antes de desenformar.

Sirva em temperatura ambiente acompanhada de sorvete de baunilha ou chantilly.

6 comentários :

  1. Amei essa receita! Usei algumas das pecãs que tinha aqui dando sopa numa bruschetta!
    Ta anotada!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Humm Aninha, na bruschetta deve ficar ótima mesmo!

    Beijocas e uma excelente semana para você!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a combinação de sabores!!muito boa... bjinhos!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ei Cíntia! Tudo bem?

    A combinação é realmente deliciosa...os sabores ficaram super harmônicos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Hummm q delícia de receita!!
    Usei Whisky Passport... ficou muito bom!!
    Adorei... beijos

    ResponderExcluir
  6. OI Karina!

    Você fez a receita? Que coisa boa!

    Fica muito gostoso mesmo, né?

    Beijo grande e obrigada!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...