segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Bolacha de Manteiga




Oh Happy Day...Ohhh Happy Day!

Já falei aqui que gosto das segundas-feiras, não é? Então, é sempre uma boa oportunidade para começar tudo de novo, de fazer com que tudo dê certo. Hoje foi um dia feliz! Encontrei meus pais, meu cachorrinho e ao chegar em casa tive boas notícias vindas do Amor, ou seja...se segunda-feira foi assim, imaginem o resto!

Infelizmente o forno e o fogão não funcionaram muito por aqui no fim de semana. Na verdade só o fogão foi ligado sábado a noite para cozinhar algumas espigas de milho, nada mais. Mas felizmente foi um fim de semana excelente. Ficamos com a família, andamos de bike, compramos nossa passagem para os EUA e ainda comprei algumas plantinhas para casa. Adoro o ambiente com plantas e flores! E por aqui deu um visual lindo!

Então a receitinha que deixo hoje, é de uma das bolachinhas que fizemos no café colonial. A famosa bolachinha de manteiga da minha sogra. Deliciosa...derrete na boca...um deleite...hummmm! Não dá trabalho nenhum e de quebra ainda pode ser armazenada por dias em um pote hermeticamente fechado ou até mesmo congelado por 2 meses. Tudo de bom, não é? E se for acompanhada por um cafezinho...hummmmm....melhor ainda!

Uma linda semana para todos!



Tempo de preparo: 15 Minutos
Tempo de Forno: Aproximadamente 20 a 25 minutos
Rendimento: 80 bolachinhas

Ingredientes

300g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
4 ovos inteiros
500g de açúcar cristal
1 colher (sopa) de fermento em pó
900g de farinha de trigo, ou até dar o ponto

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 190 graus. Em uma tigela, misture bem os ovos com a manteiga e o açúcar. Misture até que esteja incorporado. Acrescente metade da farinha e o fermento. comece a amassar. Vá acrescentando mais farinha de trigo e amassando com as mãos. A massa estará pronta quando soltar dos dedos, mas ainda estará bem macia.

2. Com um modelador de bicoitos, faça as bolachinhas no formato desejado e disponha em uma assadeira de bordas baixas (se não tiver o modelador. amasse com as mãos e dê o formato desejado). Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 20 a 25 minutos, ou até que estejam começando a dourar nas bordas e embaixo das bolachinhas. Retire do forno e deixe esfriar (ainda na assadeira) sobre uma grade.

Essas bolachinhas podem ser armazenada por 7 dias em um recipiente hermeticamente fechado ou até 2 meses congeladas.

Ficam deliciosas com chá ou um café.

28 comentários :

  1. oieeeeeeeee, nossa acabei de pensar em você rs
    estava pensando que você esta sumidinha, se estava tudo bem.
    Pelo visto tudo muito bem rs
    Ótima semana pra você

    ResponderExcluir
  2. Stef, parecem compradas. Vai bastante manteiga, mas MUITA farinha também. E acho que rendem 80 senhoras bolachas, não?

    Tenho o costume de fazer bolachiquinhas pequenininhas, então acho que renderia bem mais com essa quantidade de ingredientes.

    Que delícia todas essas novidades. Eu também gosto de casa com plantas, flores e apesar de só ter feito uma vez, gosto de buscar flores pra deixar na bancada ou na mesa de trabalho. Fica tão bonito.

    Um beijão e uma semana cheia de alegrias (mais ainda, rs)

    ResponderExcluir
  3. Stefania, gostaria que mostrasse esse modelador de biscoito. Parece biscoito industrializado. A gente encontra fácil? Ou é um dos mil apetrechos de lojas de NY? Quero fazer, mas nesse formato. Aguardo a informação pois parecem deliciosos. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. tinha uma vizinha gaúcha que fazia dessas bolachinhas, nesse formato fofo e rendado. era uma delícia. e adorei que vc fala 'bolacha'. porque né, brasiliense tem um pouco de carioca, e carioca fala 'bixxxxxxcoito'. hihihih.

    como a Zezé, também tenho curiosidade de ver esse modelador... você tem?
    é muito fofo.
    a receita é fácil, acho que até eu faço. eu sou meio brigada com cookies e afins.

    beijo, querida.

    ResponderExcluir
  5. Vou anotar a sua receita, eu sempre preciso de bicoitinhos para a neta, bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil!

    Que fofa! Estava sumidinha mesmo...mas espero tirar o atraso essa semana.
    E com você, tudo certinho?

    Beijos e tudo de bom para você!

    ResponderExcluir
  7. Oi Talita!!!

    Nossa, eu sou apaixonada por plantas! Agora tô querendo comprar uma pitangueira (de vaso mesmo) para colocar na varanda do Apê...vai ficar parecendo uma florestinha...mas vou adorar! rsrsr

    Olha, as bolachinhas rendem mesmo. Essas eu fiz mais cumpridinhas e deu muita...quem sabe até mais de 80...eu contei meio que por alto, sabe?

    Beijo bem grande e uma linda semana para você também!

    ResponderExcluir
  8. Oi Zezé!

    Então, esse é um modelador bem antigo, é feito de ferro...aqueles de manivela, sabe? É da minha sogra e nós usamos dois formatos, esse que tirei a foto é o que mais gosto pois parece uma rendinha, não é?

    Vou tirar uma foto e posto aqui para você ver o modelo, ok?

    Mas se não encontrar o modelador, a Tia do Ale usa aqueles que são parecidos com uma grande seringa, sabe qual é? Esse não dá o mesmo formato, mas resolve bem.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eSTAS BOLACHAS SÃO FEITAS NO MOEDOR DE CARNE. Tem uma peça que acopla na ponta onde passa a massa.

      Excluir
  9. Oi Quéroul!

    Pois é...aqui falamos bolacha, bolachinha...rsrs. Mas sou do interior né? Então era para puxar mais o rrrrrrrr aos invés do xxxxxxx...rsrsrs!

    Quanto ao modelador, ele é bem antigo. Como falei para a Zezé, ele é feito de ferro e tem uma manivela. Tem umas chapinhas com vários formatos (Coração, estrela, rendinha...), inclusive esse.

    Beijos enviados de uma Brasília que está há mais de 120 dias sem chuva!

    ResponderExcluir
  10. Oi Maura!

    Ela vai adorar! O Felipe, o membro mais novinho da família (Quase 2 aninhos), adora essa bolachinha ele come uma atrás da outra.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  11. hum deve ser muito boa mesmo, ficaram lindas! bjs

    ResponderExcluir
  12. Stefânia,
    Também adoro plantas, mas eles não duram muito aqui no apartamento.

    Ah, quanto as bolachinhas, eu adorei a receita, e pela foto parece muito com umas que a minha mãe fazia.
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Ficaram perfeitos! Já me imagino comendo uns biscoitinhos desses com um cafezinho, hummm...


    Bjs e aguardo vc lá no Eu Mulher para o nosso alquimia de ingredientes e o sorteio de 2 anos do blog.

    ResponderExcluir
  14. OI Angela!

    Ficou boa sim!

    OBrigada pelo carinho!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  15. OI Fabi!

    Que pena...uma casa com plantas dá um visual tão legal, né?

    As bolachinhas tem cara de comida de mãe mesmo...rsrsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Hummm Ana, agora deu vontade!

    Beijos e já tô correndo lá!

    ResponderExcluir
  17. Oi Estefânia, adorei o seu blog, tem ótimas dícas.
    Sou um fã de biscoitos para acompanhar café e adoro descobrir novidades. fiz a sua receita e os biscoitinhos ficaram ótimos.
    Não tenho uma receita à altura mas darei uma dica pra vc. Existe uma confeitaria virtual em São Paulo que faz uns doces bem exóticos um deles é uma bolachinha holandesa chamada stroopwafel. Tradicionalmente ela acompanha o chá, dei o famoso jeitinho e degustei junto com um capuccino. Ficou uma delícia!
    a confeitaria é a Sobremesas do Mundo ( www.sobremesasdomundo.com.br ). Fica aí a dica. Espero que goste.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  18. Oi Alcerito,
    Tudo bem?

    Que bom que gostou! Eu também adoro esses biscoitinhos!
    Ahhh, eu adoro o stroopwafel, conheci quando fui a Holanda em 2008, fiquei apaixonada...trouxe vários pacotes. Aquilo é bom demais! Com capuccino eu nunca provei, mas agora com essa sua dica fiquei super curiosa...deve ficar delicioso!

    Vou dar uma olhadinha na confeitaria. Muito obrigada pelas dicas e pela visita no blog!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  19. Oi Stefania, adorei seu blog, e já recomendei para varias amigas. Estava vendo a receita da bolacha de manteiga, é essa que voce usa para fazer o Cheesecake desconstruida? abraços

    ResponderExcluir
  20. Oi Stefânia!
    Fiz essas bolachas e apaixonei-me!
    Obrigada por ter compartilhado:)
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  21. celia rezende barra do bugres mt30 de julho de 2013 às 23:47

    Essa bolacha e uma delicia faco todos os dias e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  22. Oi Stefãnia.
    A minha mãe ja fez algumas vezes essa bolachinha, ela é deliciosa.
    Eu gostaria de saber se existe algum site que venda o modelador , essa pecinha que usamos para dar o formato a bolachinha, o da minha mãe quebrou e não consigo encontrar outro para comprar. Se souber me fale
    Beijosss
    Me chamo Tatiana

    ResponderExcluir
  23. Oi gostaria de saber se elas ficam sequinhas

    ResponderExcluir
  24. Oi flor, tudo bem?
    Sou nova aqui na sua página, gostei muito dessa receita. Adoro esse tipo de bolacha, me faz lembrar da minha infância.. bolachas com "gosto" de vó... Tenho um forninho de barro em casa e estou iniciando a comercialização de pães com fermentação natural, quero fazer bolachas tbm. Com certeza essa será uma das receitas que testarei.. Tenho uma dúvida quanto ao congelamento que falastes.. Posso congelar as futuras bolachas já no formato desejado com a massa crua? Não tem problema com o fermento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taiany,
      Obrigada pela visita! Você pode congelar depois de assado mesmo.
      Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...