quinta-feira, 22 de julho de 2010

Arroz Doce ao Perfume de Coco com Geléia Caseira de Morangos

Não pensem que eu saí da dieta. Eu fiz essa receita 1 dia antes de começar a fazer regime, até por que tem sempre aquele dia de despedida antes de entrar nas saladinhas e afins, não é? Esse foi o meu e do Amor.

Bom, desde criança eu me lembro da minha mãe fazendo arroz doce. Em casa, a forma tradicional de comer era com canela e o arroz era cozido apenas com leite. O que já ficava muito bom! Mas como eu sou curiosa, eu queria variar um pouco essa receita tão tradicional. Dessa forma, fui atrás de algumas fontes e tive uma surpresa muito boa. Vocês sabiam que o arroz doce é uma sobremesa mundialmente consumida? Eu não sabia. Que legal, né? Pois é, em alguns países, principalmente os escandinavos e a Islândia o arroz doce é consumido diariamente no café da manhã e tradicionalmente no natal, onde eles acreditam trazer sorte aos que encontram a amêndoa colocada do preparo.
As formas mais conhecidas e usadas para preparar o arroz, é cozinhá-lo com leite e algumas especiarias. Mas em alguns países, como a Alemanha, por exemplo, e comum misturar ao doce frutas frescas ou secas. No caso das frutas frescas, essas também podem ser apresentadas como calda, ou até mesmo um coulis.

Bom, a minha receita mistura um pouco de tudo o que eu vi nos livros e na internet. E posso dizer com muita certeza que foi o melhor arroz doce que já provei. Tá que o da Mamãe também é tudo de bom e tem gostinho de família. Mas essa versão ficou extremamente cremosa e com a geléia, hummmmmm....ficou melhor ainda!

A receita da geléia eu peguei no livro do Jamie Oliver, Jamie em Casa e o arroz doce é uma mistura de tudo o que eu vi de referência (Jamie Oliver, La Tartine Gourmande, Culinária Itália).

Enfim, uma excelente despedida para começar uma dieta.

Ah, desculpem pelas fotos...não ficaram muito boas....



Tempo de preparo: 10 Minutos
Tempo de cozimento: 25 a 30 Minutos
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes para a geléia

400g de morangos frescos
½ xícara de açúcar

Ingredientes para o arroz doce

100g de arroz arbóreo (ou algum outro próprio para risotto)
1 ½ xícara de leite de coco
1 xícara de leite
3 a 4 colheres (sopa) de açúcar (se gostar mais docinho use 4)
1 fava de baunilha (se não tiver, use ½ colher (chá) de essência)

Modo de preparo

1. Prepare a geléia. Lave e limpe os morangos e corte ao meio os maiores, mas deixe os menores inteiros. Coloque-os em uma panela junto com o açúcar. Com as mãos, amasse os morangos até que o açúcar esteja dissolvido, mas deixe alguns pedaços do morango para dar textura. Não leve a mistura ao fogo até o açúcar esteja dissolvido. Após esse processo, leve a panela ao fogo baixo e deixe cozinhar por aproximadamente 20 a 30 minutos, ou até obter a consistência desejada. Mexa ocasionalmente, mas não deixe a geléia grudar no fundo da panela. Se formar muita espuma por cima, retire-a com a ajuda de uma escumadeira. Reserve.

2. Prepare o arroz. Abra a fava de baunilha no sentido do comprimento e, com as costas de uma faca pequena, retire as sementinhas. Misture-as aos demais ingredientes em uma panela média e leve ao fogo baixo por 25 minutos mexendo sempre até que o arroz esteja cozido. Se necessário, acrescente um pouco mais de leite, mas não demasiadamente. A textura deve ser cremosa e não líquida nem seca demais. Após o arroz estar cozido, retire a panela do fogo. Descarte a fava de baunilha (Mas não jogue fora. Lave e seque-a e depois coloque-a no pote de açúcar...pronto, você terá açúcar de baunilha). Coloque me potinhos individuais e sirva com a geléia por cima.

15 comentários :

  1. quero muito experimentar arroz arbóreo doce. nunca comi, mas li que ele fica beeeem cremoso - bem, como ele deve ficar mesmo.

    e também nunca comi arroz doce com geléias ou frutas. sempre o clássico leite + canela, que eu acho muito bom.

    vou aproveitar o friozinho daqui pra me entupir de arroz doce (assim, que nem sua despedida. porque né, tou demorando demais de começar as dietas por aqui).

    =***

    ResponderExcluir
  2. Quando era criança não comia arroz doce porque cismava que era salgado. Já tinha pensado em fazer com arroz arbóreo, e colocar a geléia junto deve ficar divino!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Ah imagina se suas fotos ficassem boas...Eu que não como arroz doce de jeito nenhum fiquei com vontade...rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Oi Quéroul!

    Então, fica bem cremoso mesmo, acho que por conta do amido que tem nesse tipo de arroz. Quanto a geléia, eu achei uma ótima idéia por que dá uma "quebrada" sabe? Uma textura diferente. Fica muito bom!
    Ah, e a despedida tem que ser assim mesmo! O importante é começar a dieta feliz!

    Beijocas e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  5. Oi Tatiane!

    Pois é menina, eu também tinha uma cisma, mas era com canjica...depois que comi passou...

    Essa versão eu recomendo, viu? Ficou uma delícia!

    Beijo grande e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  6. Ai Cíntia, obrigada! Fiquei lisonjeada agora...quem sabe você não começa a comer a partir de agora, hein?

    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  7. As fotos ficaram ótimas :) Super delicadas!
    E a receita então, adorei essa combinação!
    Está tudo tão fofo..Bem com cara de sexta-feira!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Ahhh, Déia! Que fofa! Muito obrigada, viu?
    Sabe que o Ale (O Amor), disse que viu a foto hoje e ficou com vontade de comer denovo...tô morrendo de vontade de fazer....

    Beijocas e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  9. Oi Isah!

    Pode deixar que vou fazer uma visitinha sim!

    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  10. Stef, que arroz lindo! E geleinha caseira, nada melhor!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Oi Re!

    Brigadinha Querida! Ficou bem gostoso também!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  12. Fiz a geléia de morangos para comer com waffle, ficou F A N T Á S T C A !!! Seu blog é uma delícia, só preciso aprender fotografar como vc, pra enviar fotos :))
    Beijo no coração.

    ResponderExcluir
  13. Oi Lara!

    Que notícia ótima! Fiquei super feliz!
    A geléia é realmente muito boa, né? Eu confesso que até comi uma colherada pura...rsrs..

    E quanto as fotos, não precisa ser tão crítica não...manda sim que eu quero ver como ficou, tá?

    Beijos e muito obrigada pelo carinho!

    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  14. Ai, Stefânia! Me desculpe, querida! Fiquei de ver uma receita de arroz doce pra você, mas na correria do aniversário não consegui.

    Ficou lindo o seu com essa geléia por cima! Uma cor tão chamativa! Hummmm....

    ResponderExcluir
  15. Nossa Ta! Não precisa de desculpar de maneira alguma. Eu que pedi em uma hora errada...você tava a mil por conta do aniversário do Chocorango.

    Mas mesmo assim, obrigada viu? Embora eu não tenha ganhado nenhum presentinho, adorei participar da sua festinha e comemorar com você esses 2 anos de blog.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...