quarta-feira, 16 de junho de 2010

Kibe Assado e Aromatizado com Azeite de Hortelã

E o jogo do Brasil, o que acharam? Decepcionados? Satisfeitos? Bom, eu ainda não me convenci, principalmente com o que vi ontem. Masss, pelo menos estamos no início da Copa. O jeito é torcer!
Ontem, como na maior parte do Brasil, tivemos expediente somente até as 13:00h. Nós havíamos combinado de ver o jogo na casa de um amigo, o Rafael. Em dias comuns, levamos em torno de 25 minutos para chegar até a casa dele. Mas e ontem? Ahhh, ontem foi quase uma viagem daqui a Goiânia. Levamos quase 2 horas para chegar! Acreditem ou não! 2 Horas para andar 20km, absurdo!
Prevenidos, saímos direto do trabalho para nosso destino...o almoço seria assim que chegassemos por lá. Pois bem, com 2 horas de trânsito, não encontraríamos nenhum lugar aberto. Ligar para uma pizzaria? Sim! Ligamos para o Rafael e pedimos que ele ligasse na pizzaria perto da casa dele, mas até a pizzaria estava fechada. Bom, como já estavámos perto, ele resolveu colocar um kibe no forno (que ele comprou de uma moça que não lembro o nome) para que eu e o Amor pudessemos almoçar. E olha, que delícia! Um dos melhores kibes que já comi! Molhadinho, temperadinho...recheado...hummmmm, melhor impossível!
Torcemos, sofremos, comemoramos....e fim de jogo, hora de voltar para casa. O Amor logo depois que entramos no carro comentou como tinha gostado do Kibe. O interessante é que eu estava pensando na mesma coisa. Agora não tinha jeito, eu tinha que tentar reproduzir.
Bom, a receita eu não tinha...mas a internet deveria ter várias opções, correto? Encontrei essa receita, a versão da chef Vaneska Berçani, foi a que me pareceu mais atrativa...adaptei algumas coisas e voilá! Ficou perfeito! Delicioso! Molhadinho, temperadinho...hummmmm! Ainda bem que fiz muito...daqui a pouco eu repito a porção!



Tempo de Preparo: 25 Minutos
Tempo de descanso: 1 Hora
Tempo de forno: 40 a 50 Minutos
Rendimento: 10 Porções

Ingredientes para o Kibe

1 Kg de carne moída (Use carne de primeira - eu usei patinho)
300g de trigo para Kibe (2 1/4 xícara)
2 dentes de alho amassados
1 cebola grande cortada em cubinhos
1 xícara de hortelã picadinho
Pimenta síria a gosto
Noz moscada a gosto
Cominho a gosto
Sal e Pimenta do Reino a gosto
Azeite de Oliva

Ingredientes para o recheio

350g de mussarela de búfala ralada
2 tomates cortados em fatias
Amendôas Fileteadas

Ingredientes do azeite de hortelã

300ml de azeite de oliva
1 xícara de folhas de hortelã picadinhas e branqueadas (Passe por água fervente por 10 segundos e mergulhe imediatamente em uma tigela com água gelada - com gelo - retire as folhas, seque e pique)

Modo de Preparo

1. Em uma tigela grande, coloque o trigo para quibe e adicione 500ml de água fervente. Deixe descansar por 1 hora.
2. Enquanto o trigo descansa, prepare o azeite de hortelã. Em uma panela, leve ao fogo o azeite e o hortelã por alguns instantes (2 a 3 Minutos). Retire do fogo, bata a mistura no liquidificador e coe com uma pano fininho. Reserve.
3. Pré aqueça o forno a 180 graus. Após 1 hora de descanso do trigo, acrescente a carne, o alho, a cebola e os temperos. Misture muito bem para que os sabores de distribuam. Em um refratário de bordas altas coloque metade da massa, comprima bem com o fundo de uma colher, regue com um pouco do azeite. Distribua o recheio e cubra com o restante da massa. Regue novamente com um pouco do azeite e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos. Retire do forno e sirva com o restante do azeite de hortelã.

Dica: Não deixe muito tempo no forno para que o kibe não fique seco. Se o seu refratário ficar cheio, coloque o mesmo sobre uma outra assadeira para que não escorra no forno.
Eu usei 2 formas redondas de 8cm e fiz mais um refratário de aproximadamente 20x18cm.

12 comentários :

  1. Minha amiga que coisa boa mesmo,linda a foto,jinhosss

    ResponderExcluir
  2. OI Belinha!

    Concordo com você! É uma coisa boa demaissss!

    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Isso deve ter ficado muito bom! Amo quibe!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Stef! Esse quibe tá com uma cara ótima! Já em casa fazemos recheado com rebola frita ou com requeijão! Agora vou testar sua esse aqui!!!
    A receita da sobremesa de maracujá vou te mandar por email, ela é simplesmente divina! E fica linda pra colocar numa taça transparente!
    Acabei indo jantar com a irmã terça no Outback pra conhecer o novo cunhado, mas amanhã acho que saí o nosso jantar viu! rsrsrs
    Ah coloquei 2x0 no bolão, quase levei, q raiva! hahaha Qual o palpite pra domingo? :)
    Bom fds, beijocas!

    ResponderExcluir
  5. Stef, lá em casa quibe faz o maior sucesso!!! O seu está com uma cara divina!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani!

    Ficou uma delícia mesmo...eu até congelei um sem assar, acho que hoje vai ser o dia de atacá-lo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Pri!
    Tudo bem?

    Então, eu até vi uma receita com cebola frita e pensei em testar o recheio, mas como tinha um pedaço de mussarela de búfala que precisa ser usado, fiz dessa forma!
    Ah, mas a receita mesmo. Eu com certeza vou testar!
    Agora que você falou de outback eu fiquei com vontade da cebola de lá...hummm...e olha que nem almocei...
    Sobre o jogo, eu fiquei tão decepcionada que ainda não arrisquei um palpite...mas não estou muito esperançosa não. Vou estudar melhor e depois te falo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Re!

    Brigadinha! E o nosso jantar, você confirmou?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Lindo quibe redondo e com recheio aparecendo!!!
    Super receita com apresentação criativa!
    Estou de olho...

    Beijinhos,

    Eliane

    receitaserecipestop.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Eliane!

    Que bom que gostou! Se fizer me avisa, tá?

    beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  11. Pode deixar, aviso sim!!!
    Ótima semana pra você...
    Bjos,

    Eliane

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...