terça-feira, 29 de junho de 2010

Coxinha de Frango

A boa e velha coxinha! A rainha dos salgadinhos de festa, quem não gosta? É difícil resistir, não é? Pois é, eu também acho!
Tá, eu sei o que você deve estar pensando...mais um quitute daqueles que engordam...sim, eu sei...mas as coxinhas são um capítulo a parte, sempre dá para abrir essa exceção...nada que algumas horinhas de caminhadas, corrida ou bike não possam resolver; afinal de contas uma coxinha com casquinha crocante, macia por dentro e com recheio cremoso...hummmm, não dá para resistir mesmo!
Essa receita é, acima de tudo, especial. Por que? É uma receita da Mamãe! Os créditos são todos dela. E sabe como é receita de Mãe, né? Não tem muita medida, é tudo feito no "olho", e foi assim que ela me ensinou, mas aqui, junto com a ajuda dela, conseguimos transferir para medidas mais exatas para ajudar a coompreender.
Mais uma receita simples, só que essa também é legal pois pode ser congelada. Após as coxinhas serem empanadas, você pode levar ao congelador/freezer e congelar por até 4 meses. Ou seja, dá para fazer uma receita completa e quando der vontade é só descongelar a quantidade desejada e fritar. Nem preciso falar que o Amor adorou...na verdade as palavras dele quando ele provou a primeira coxinha foram: "Essa é a melhor coxinha que eu já comi!". Precisa de mais algum elogio? Depois disso, sempre que ele pedir vai ter coxinha aqui em casa...



Tempo de Preparo: Aproximadamente 50 minutos
Quantidade: 100 Coxinhas (Pequenas)

Ingredientes para o Recheio
1kg de peito de frango (Pode usar outras partes se desejar
2 colheres (sopa) azeite
1 cubo de caldo de galinha
1 cebola média picada
2 dentes de alho
Sal e pimenta a gosto
600ml de água
3 colheres (sopa) requeijão cremoso
Salsinha picada a gosto

Ingredientes para a massa
2 xícaras de caldo (Caldo onde o frango foi cozido)
1 xícara leite
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal a gosto
3 xícaras de farinha de trigo

Ingredientes para montagem
Água gelada
Farinha de rosca para empanar
Óleo de girassol para fritar

Modo de preparo
1. Corte o frango em pedaços. Em uma panela de pressão refogue a cebola e o alho no azeite até que fiquem transparentes. Junte o frango e refogue por alguns instantes. Adicione a água, o caldo de galinha e tempere a gosto (lembre-se que o caldo de galinha já tem um pouco de sal, portanto tome cuidado para não salgar em demasia). Deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos ou até que o frango esteja bem cozido. Retire o frango da panela e reserve o caldo. Deixe o frango esfriar. Desfie o frango e acrescente o requeijão e a salsinha picada, misture bem. Teste o sal e caso necessário acrescente um pouco mais de pimenta e sal. Reserve

2. Prepare a massa. Leve ao fogo em uma panela de fundo grosso o caldo de frango, o leite e a manteiga. Junte o sal a gosto. Após levantar fervura acrescente de uma única vez a farinha de trigo e mexa rapidamente para misturar a massa. Deixe cozinhar por alguns instantes (aproximadamente 3 minutos) e retire do fogo. Disponha sobre a mesa de trabalho e sove a massa até que a mesma esteja lisa e homogênea.

3. Montagem. Com as mãos, modele uma bolinha com a massa. Aperte-a com os dedos formando uma circunferência de no máximo 2mm de espessura. Coloque o recheio de frango bem no centro da circunferência. Junte as bordas e aperte dando formato de gota. Repita o procedimento com toda a massa.

4. Coloque a água fria em um recipiente e a farinha de rosca em outro recipiente. Passe as coxinhas na água e em seguida na farinha de rosca. Coloque o óleo numa panela grande e leve ao fogo alto para esquentar. Frite em óleo quente por 2 minutos ou até que fiquem douradas e crocantes. Verifique sempre a temperatura do óleo. Se estiver muito quente, abaixe o fogo, para não queimá-las. Retire as coxinhas com uma escumadeira e coloque sobre papel absorvente. Sirva quente.

Bom, como falei não foi complicado, viu? O legal dessa massa é que ela serve para risolis, enrroladinho de salsicha, bolinhas de queijo...e por aí vai...sua imaginação que manda.

Receita publicada em 12/01/2010 - Refeita hoje!

19 comentários :

  1. Nossa...
    Uma das melhores receitas da Mamãe!
    Lembro do tempo que a nossa mãe fazia essas coxinhas, comíamos até nos empanturrar. Lembra Stef? Tempo bom!!
    De vez em quando ela ainda faz, mas não é a mesma coisa. Depois q vc se casou a Mamãe fez mais algumas vezes, mas sentimos a sua falta pra comermos juntos.
    Meus parabéns pelo blog! Tá perfeito!
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  2. Oi querida!
    Obrigada pelas mensagens carinhosas de parabéns, viu?
    E essas coxinhas.... que lindinhas, formatinho perfeito, adorei!!!!
    Acho que preciso de um freezer maior pra ter essas gostosuras sempre!
    Beijão,
    Pri.

    ResponderExcluir
  3. nham nham nham nham
    tenho que parar de vir aqui no meio da tarde pq eu tô com fome e fico sofrendo horrores! eheheheh
    beijo grande!

    ResponderExcluir
  4. A receita deve ser deliciosa, mas um pouco calória, presumo.

    ResponderExcluir
  5. Adoro coxinha. Aliás, adoro besteiras...rs
    Gostaria de ter visto uma foto da coxinha partida, pra ver o recheio :(
    Fiquei com água na boca.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Pri!

    Como foi o aniversário? Espero que tenha ganhado muitos presentinhos...rs
    E nem precisa agradecer o e-mail, você é mais que querida, viu?

    Beijos e vamos torcer, amanhã tem jogo!

    ResponderExcluir
  7. Oi Bel!

    Ahhh, não para não! É só você fazer em casa que daí não fica com vontade...ou então passa lá em casa para fazer uma visitinha...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Jorge!

    Realmente é calórica...mas uma vez ou outra podemos comer, não é?

    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  9. OI Ná!

    Pois é, fiquei devendo...mas quando eu fritar denovo, eu tiro a foto, ok?

    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  10. Taí uma coisa que eu realmente sou louca: coxinha de frango. Com catupiry então... nossa!!!!

    Já vou guardar a receita dentre as minhas favoritas!!!


    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Stefânia, passei aqui bem cedinho para dizer que ontem a noite fiz o risoto de funghi porcini para umas amigas. Que delícia!!! Claro, o meu passou um pouco do ponto, ficou meio seco, mas mesmo assim...Mais uma vez obrigada pelo blog maravilhoso!!!Vc é muito fofa. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Perfeitas as coxinhas, eu não conseguiria modelar assim e a receita é ótima!!bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  13. Oi Tamy!
    Tudo bem?

    Então menina, aqui em casa também faz um sucesso danado...com catupiry nunca fiz, mas tenho certeza que só vai melhorar...

    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  14. OI Fabi!

    Oba!!! Que bom que gostou! Tirou foto? Se sim, manda para eu ver como ficou...

    Beijos e muito obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  15. Oi Maura!

    Obrigada pelo carinho! E que bom que gostou da receita!

    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  16. Amoooo coxinhas, estão perfeitas... Parabéns!

    bjs,

    Eliane

    receitaserecipestop.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Eliane!

    A coxinha realmente faz sucesso em todo lugar, não é? Não importa a região, clima...nadinha muda o fato dela ser adorada por todos!

    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  18. Lembrei da minha infância, quando sua mãe fazia lanches para vender... e eu ia chamá-la naquela casa em frente ao poste com portão preto querendo alguma coisa para comer...hihihiih
    Bom, sucesso!! seu blog tá perfeito!!!
    Vou fazer essa com certeza!!
    BjS

    ResponderExcluir
  19. Meu marido é doido com coxinha, essa é outra coisa que fica pedindo pra eu aprender...
    Vou ter que testar essa tb...
    Noooooossa, acho que vou fazer uma apostila das suas receitas que quero provar... ;)
    Bjim

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...