terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Cheesecake de Morango

Hoje é um dia especial, fiz meu primeiro cheesecake! Confesso que estava um tanto apreensiva, já que é uma das sobremesas preferidas do Amor...e se não der certo? E se não ficar com boa textura? Afinal de contas aqui não é uma filial da Cheescake Factory (e ele conhece, para piorar minha situação). Mas vamos lá, nunca tive medo de cozinhar e não seria hoje que esse dia chegaria...uma terça-feira chuvosa (aliás, está chovendo muito aqui em Brasília), justamente no período em que estou de folga e resolvi não viajar...mas o lado bom é que estamos curtindo nossa casinha. Bom, fiz várias pesquisas na internet e nos meu livros aqui; quis ligar para minha mãe pedindo socorro, mas lembrei que nem ela havia feito uma Cheesecake. Por sorte e para a felicidade das lombrigas que moram aqui em casa, encontrei uma receita super simples (Da Talita - Chocorango), fiz algumas adaptações (A receita aqui já está com minhas adaptações) e voi-là ficou bem gostoso e agora posso dizer, Eu já fiz um Cheesecake...e ficou super bom! A foto não ficou tão boa, quando apertamos o botão da máquina para tirar aquela foto especial...a bateria acabou...ela estava tão bonita que não quisemos esperar, tiramos a foto do celular e comemos logo!


Tempo de Preparo: 20 Minutos
Tempo de cozimento: 45 Minutos + 1 Hora p/ esfriar dentro do forno
Rendimento: 1 Cheesecake de aproximadamente 24cm

Ingredientes:

200g de biscoito triturado (Eu usei aquele de leite e mel para sair um pouco do biscoito Maria)
4 Colheres (sopa) de manteiga s/ sal derretida
1 Colher (sopa) de água fria

Ingredientes para recheio:
300g de cream cheese em temperatura ambiente
150g de açúcar
3 Colheres (Chá) de açúcar de baunilha
2 ovos inteiros
200ml de creme de leite (Usei de caixinha)
Raspas de limão siciliano a gosto

Ingredientes para cobertura:
Geléia de morango a gosto
Morangos para decorar

1. Modo de preparo massa: Préaqueça o forno a 180 graus. Triture os biscoitos doce no processador de alimentos ou liquidifador e passe por uma peneira até obter uma farinha fina. Acrescente a manteiga derretida e misture até obter uma farofa úmida, adicione a água fria e misture bem. Forre o fundo de uma forma de fundo falso e leve ao forno por 10 minutos. Reserve.

2. Modo de preparo do recheio: Bata na batedeira em velocidade média o cream cheese com o açúcar e o açúcar de baunilha até obter um creme fofo. Adicione os ovos, um a um tomando cuidado para adicionar o seguinte somente após o anterior estar totalmente agregado. Junte o creme de leite e bata por mais alguns instantes. Despeje o creme sob a massa que foi pré assada e leve ao forno a 180 graus por aproximadamente 15 minutos, após esse prazo abaixe a temperatura para 150 graus e asse por mais 30 minutos. Quando o centro da torta não estiver mole, porém sem que esteja totalmente consistente desligue o forno e deixe seu cheesecake esfriar dentro do forno por mais 1 hora. Esse tempo é necessário para que o Cheesecake não rache.

3. Decoração: Após esfriar, despeje geléia de morango sobre o cheesescake, se necessário aqueça um pouco a geléia para que seu trabalho seja facilitado. Decore a gosto com os morangos. Simples, fácil e muito, mas muito saborosa!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...